Translate

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ECONOMIA

BC define hoje nova taxa de juros; mercado aposta em alta, para 9%

Do UOL, em São Paulo
 
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define nesta quarta-feira (28) um possível aumento da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,5% ao ano.
As reuniões do Copom ocorrem a cada 45 dias em Brasília. Participam o presidente do Banco Central e diretores de política monetária e econômica da instituição.
Nas últimas três reuniões, os membros do Copom decidiram subir a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, em linha com as expectativas de de analistas financeiros consultados pelo BC.
De acordo com as expectativas da maioria dos analistas, nesta reunião o Copom deve manter a dosagem, elevando a Selic para 9%, com possibilidade de mais aumentos também nos encontros agendados para outubro e novembro.
Caso o Banco Central decida subir a Selic, a poupança poderá voltar a render mais (0,5% ao mês mais TR, ou 6,17% ao ano mais TR). Atualmente, com os juros em 8,5%, o rendimento da poupança é de 5,95% ao ano.
Alguns analistas chegaram a defender a necessidade de elevações mais fortes da taxa, em uma tentativa de combate mais efetivo à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.