Translate

sábado, 7 de outubro de 2017

ALCÂNTARA – MARANHÃO

Secretaria de Assistência Social faz campanha de prevenção ao suicídio
BATTISTA SOAREZ
Do Jornal Itaqui-Bacanga

Fotos: José Lindoso


Campanha sobre o "Setembro Amarelo" alerta sobre o suicídio.

Com participação da Secretaria Municipal de Educação, escolas, igrejas e outras instituições públicas e privadas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial (SEMDES) de Alcântara realizou hoje, dia 29 de setembro de 2017, campanha contra o suicídio, denominada “Setembro Amarelo”. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o SCFV (Sentro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) participaram efetivamente da campanha.

A secretária Menca Nascimento falou à reportagem sobre a campanha.

Segundo a secretária de Assistência Social do município, Menca Nascimento, a campanha é uma mobilização que acontece em momento oportuno porque, diante de uma sociedade deprimida e desesperançada, as pessoas vivem em absoluta situação de desamparo e desespero. Por isso tem aumentado o número de suicídio no Brasil. E Alcântara, para ela, não está longe dessa realidade. Embora não se tenha registros tão efetivos, a prevenção é sempre uma boa ação. “Diante de uma situação deprimente, qualquer que seja ela, viver é a melhor opção”, destacou a secretária.

Menca Nascimento, Secretária de Desenv. Social de Alcântara.

A secretária aproveitou a oportunidade para protestar contra a política do presidente Michel Temer que quer cortar 98% do orçamento da política de assistência social no país. “Fica aqui o nosso repúdio contra essa atitude do governo federal, que está fazendo um verdadeiro desmonte na política de assistência social em nosso país”, ponderou ela.

Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a pedagoga Rosilene, ressaltou a importância de respeitar a vida em tempos de indecisão, dificuldades e tormentas nos vários setores da sociedade contemporânea. “Prevenir o suicídio é uma questão de respeito à vida. O prazer de viver é a maior demonstração de felicidade e respeito à própria vida”, disse ela.

A assistente social e assessora técnica da SEMDES, Flor de Maria, também chamou a atenção para a importância da vida. “Vamos valorizar a vida. Viver é importante. Não há problema maior do que a importância da vida. Por isso, ama-se e ame a sua vida”, enfatizou.
A caminhada aconteceu da Praça do Galo até à Praça da Matriz

O vereador Claudielson Guterres falou em nome da Câmara Municipal de Alcântara e ressaltou a importância do papel da escola junto à família na prevenção do suicídio. “O papel da educação é fundamental nesse sentido. A escola sempre está mais próxima das famílias e pode orientar aos pais como observar e como orientar a seus filhos”, disse o vereador.

O assistente social do CREAS, João Batista Pestana Soares, também chamou a atenção para o amor à vida, o papel da família na orientação dos filhos e do abuso no uso de drogas. “Além de outras formas de suicídio, há o uso de drogas que, geralmente, as pessoas começam na juventude, vão se matando lentamente e morrem na fase adulta de uma forma cruel. O uso de drogas é o pior tipo de suicídio, porque vai matando a pessoa usuária lentamente, da forma mais cruel que se pode imaginar, como numa cena de absoluta tortura”, pontuou ele, chamando a atenção para a importância de se perceber os sintomas do suicídio e intervir na situação antes que tudo seja consumado.

O jornalista e escritor Battista Soarez também discursou no evento

Normalmente, os principais sintomas e causas do suicídio são comportamento retraído, dificuldade de relacionamento, alcoolismo, mudança de humor, irritabilidade, pessimismo, apatia, depressão, ansiedade, sentimento de culpa, solidão, impotência, desesperança, perda de sono, doenças graves e outras situações de crises existenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.