Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ALCÂNTARA-MA: Coronel Monteiro (SPU-MA) visita projeto Nova Alcântara

 Projeto Nova Alcântara recebe visita do Superintendente da SPU-MA

Coronel Monteiro é recebido pelo pastor Edilson Lins. Os dois falam de políticas públicas e sociais para as comunidades rurais de Alcântara.

 

Da Redação
(De São Luís – MA)

 

Foto: Battista Soarez | Coronel Monteiro (esquerda) e o pastor Edilson Lins (direita).

 Na última sexta-feira, 20, o superintendente da SPU-MA, José Ribamar Monteiro (conhecido como Coronel Monteiro), visitou o projeto social Nova Alcântara, a oito quilômetros do porto do Cujupe, no município de Alcântara, no estado do Maranhão. Na ocasião, Coronel Monteiro foi recebido pelo pastor Edilson Lins, pela sua esposa Lídia Lins, por Rogério Soares, pela missionária Isabel e seu esposo Michael.

Foto: Battista Soarez | Cel. Monteiro em visita a Itamatatiua.

Acompanhado da sua esposa Izabel Monteiro, da psicóloga Valdirene Chagas e do escritor, jornalista e pastor Battista Soarez, que, inclusive, é participante do Projeto Nova Alcântara, o superintendente disse que a Superintendência do Patrimônio da União vem trabalhando para resolver a questão da regularização de títulos no Estado, inclusive na região da baixada maranhense. E Alcântara, na visão do Coronel Monteiro, é um município com muitas potencialidades, como tantos outros municípios no estado. “Aliás, é inconcebível a ideia de que o Maranhão, com tanta riqueza que temos, ser considerado o estado mais pobre da federação”, pondera ele.

Foto: Battista Soarez | Cel. Monteiro, Pr. Edilson e Profa. Izabel.

No início deste ano (2021), Monteiro entregou títulos de regularização de terras para as comunidades quilombolas do município de Alcântara, beneficiando várias famílias e comunidades alcantarenses. “O meu interesse é que as pessoas trabalhem legalmente no que concerne à ocupação de terras. E naquilo que estiver dentro da minha alçada e competência eu quero resolver para o bem das pessoas”, disse Monteiro.

Foto: Battista Soarez | Cel. Monteiro apreciando artesanato sustentável.

Por sua vez, o pastor Edilson Lins apresentou sua história e a história do Projeto Nova Alcântara que, entre si, se confundem e se complementam. “Há 20 anos estamos aqui fazendo a obra de Deus, trabalhando com a comunidade e para a comunidade”, diz o pastor Edilson. Ele conta que já passou por muitas dificuldades, mas reconhece que vale a pena trabalhar para o desenvolvimento humano, sem importar o preço que se tenha de pagar.

Foto: Battista Soarez | Pr. Edilson fala sobre o PNA.

Na oportunidade, o pastor Edilson convidou o Coronel Monteiro para fazer parte do projeto social Nova Alcântara e se juntar aos vários parceiros sociais. “Não só aceito fazer parte, como quero contribuir naquilo em que eu puder ajudar. Hoje estou com 73 anos de idade, sou aposentado e agora é hora de eu retribuir a Deus por tudo o que ele deu a mim. E a forma de eu retribuir a ele é servindo o ser humano”, destacou Monteiro.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

SÃO LUÍS-MA: Projeto terapêutico para pastores e líderes já está em atividade

 

Projeto “Curados para Curar” pronto para ajudar pastores e líderes

Equipe de psicoterapeutas discute forma de trabalho para atendimento multiprofissional.

 

Por Battista Soarez
(De São Luís – MA)

 

Foto: Divulgação | O sexólogo pastor Lisboa é o coordenador do "Curados para Curar".

O CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL, emocional, psicológica e espiritual do pastor é uma ação fundamentalmente necessária para pastores e líderes no âmbito da igreja evangélica. Tudo parte da perspectiva de que o pastor evangélico é a pessoa-chave em sua comunidade, dentro e fora da igreja. Na verdade, o pastor que se presa não se enclausura entre quatro paredes. Não limita seu atendimento somente a crentes membros e congregados. Mas, para ser breve, desenvolve ajuda pastoral tanto do lado de dentro da igreja como do lado de fora dela. De casa em casa, o pastor segue atendendo pessoa por pessoa. Enfim, a quem precisar.

O pastor, no pleno exercício do seu chamado, sempre é solicitado para orar por pessoas doentes, desempregadas, em crise existencial, com casamento arruinado, atormentadas por espíritos malignos, para aconselhar e muitas outras coisas. O pastor, finalmente, é uma figura importante num ambiente comunitário para consolar, apoiar, celebrar, ensinar e orientar espiritualmente.

Para dar conta de tudo isso, o pastor ainda tem de fazer outras tarefas e ainda estudar muito, buscando conhecimento e sabedoria para conduzir corretamente as ovelhas do Senhor, tão humanas quanto ele mesmo. Então o pastor vive o seu cotidiano o tempo todo sob tensão emocional, numa contínua lida entre temporalidade e espiritualidade. Numa comunidade com muitos conflitos, o pastor cuida de tudo e de todos. Mas quem cuida da saúde mental do pastor?

Pensando nesta e noutras questões, a Associação de Ministros e Obreiros Evangélicos do Brasil (AMOEB), sob a liderança do pastor José Benedito de Oliveira (Pr. Zezinho), inaugurou o projeto psicoterapêutico “Curados para Curar”. Uma equipe de psicoterapeutas de diversas especialidades está pronta para atender qualquer pastor ou líder evangélico que esteja passando por situação de esgotamento espiritual.

Os profissionais vão desde psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos clínicos e até fonoaudiólogo. Segundo o pastor Zezinho Oliveira, que foi o idealizador do projeto, esta iniciativa vai ajudar muitos pastores em situação de crises espirituais, tanto pelo valor acessível — pois os beneficiários do projeto contribuirão apenas com uma taxa de contribuição social simbólica de apenas R$ 100,00, quando o valor normal de uma sessão terapêutica varia entre 250 a 350 reais a hora — quanto pela segurança e sigilo profissional.

“O que um pastor mais teme em buscar ajuda psicoterapêutica é ter sua vida exposta e, consequentemente, suas informações pessoais vazadas e sua imagem manchada publicamente. Aqui no projeto “Curados para Curar” o sigilo é totalmente garantido porque se trata de profissionais formados e preparados. Todos eles assinaram um código de ética e prestaram juramento no exercício da prática profissional”, garante Pr. Zezinho.

Por isso, o pastor que buscar ajuda junto ao projeto “Curados para Curar” pode estar tranquilo que sua conversa jamais será lembrada em qualquer outro lugar que não seja apenas entre o paciente e o terapeuta. Seja qual for a situação. “Às vezes, o pastor cometeu algum pecado e teme por sua imagem, ao revelar para outro colega. Então, ele prefere ficar no anonimato e conviver com o sentimento de culpa até vir as consequências, que podem ser uma depressão, uma doença física, emocional ou psicológica... Além disso, a doença espiritual também é uma problemática grave que afeta diretamente a vida da família e da igreja”, diz o pastor Lisboa, coordenador do projeto, garantindo absoluto sigilo profissional e cuidado na relação terapeuta-paciente.

Se você deseja ajuda terapêutico-espiritual, entre em contato no whatsapp (98) 9 8291-6045.

domingo, 8 de agosto de 2021

COMADEMA/CADB - São Luís - MA

 COMADEMA/CADB realiza assembleia ordinária em São Luís

Com o tema "Gratidão", a organização reuniu pastores da capital e do interior.

Por Battista Soarez
(De São Luís - MA)

Fotos: Battista Soarez


A Convenção da Assembleia de Deus no Estado do Maranhão (COMADEMA), presidida pelo pastor André Souza, reuniu, neste dia 7 de agosto, liderança de vários municípios maranhenses para discutir as atividades da instituição no estado. Hoje, pela manhã, a reunião teve a presença dos pastores Jadiel Gomes, de Belém-PA, Ivan Bastos, de Vitória-ES e Fábio Leite, da CEADEMA/CGADB.

Pr. Jadiel Gomes, da AD de Belém - PA

O pastor Jadiel Gomes, que também é gerente editorial do Programa de Educação Cristã Continuada (PECC), falou sobre as ações da Editora, inclusive sobre as revistas da Escola Bíblica Dominical (EBD). "Estamos estudando sobre os livros da Bíblia através de nossas revistas e estamos trabalhando para que nossos projetos sejam desenvolvidos com unidades e parceria entre a CADB e as convenções estaduais", disse Jadiel.

Pr. Ivan Bastos, de Vitória - ES.

O pastor Ivan Bastos, por sua vez, chamou a atenção para a importância da anuidade. "A partir de hoje, corra para a tesouraria e mantenha em dia sua anuidade, tanto da CADB como da COMADEMA", disse o pastor Ivan.

Ministério de Louvor Ekiballo.

Na oportunidade, o pastor Jadiel falou de lançamento de livros de autores da CADB como Rute & Ester: a fé e a coragem das mulheres, de Luzelucia Ribeiro e Berenice Araújo, Curso de Noivos: vivendo um para o outro e ambos para a glória de Deus, a Bíblia Centenário da Assembleia de Deus e o livro Construindo Redes de Amizade: a metodologia do evangelismo envolvente, do pastor Battista Soarez. Todas as obras lançadas com o selo da Editora PECC. 

À tarde, a programação continuou com palestras dos pastores Jadiel Gomes e Ivan Bastos, que continuaram falando sobre gratidão.

No período da noite, o evento contou com a participação da banda Ekiballo e a mensagem ficou por conta do pastor Alex Martins, coordenador de comunicação da COMADEMA.

O evento encerrou com a consagração de novos obreiros aos menistérios pastoral, evangelístico e missionário.