Projeto Nova Alcântara recebe visita do Superintendente da SPU-MA
Coronel Monteiro é recebido pelo pastor Edilson Lins. Os dois falam de políticas públicas e sociais para as comunidades rurais de Alcântara.
Da Redação
(De São Luís – MA)
Foto: Battista Soarez | Coronel Monteiro (esquerda) e o pastor Edilson Lins (direita). |
Na última sexta-feira, 20, o superintendente da SPU-MA, José Ribamar Monteiro (conhecido como Coronel Monteiro), visitou o projeto social Nova Alcântara, a oito quilômetros do porto do Cujupe, no município de Alcântara, no estado do Maranhão. Na ocasião, Coronel Monteiro foi recebido pelo pastor Edilson Lins, pela sua esposa Lídia Lins, por Rogério Soares, pela missionária Isabel e seu esposo Michael.
Foto: Battista Soarez | Cel. Monteiro em visita a Itamatatiua. |
Acompanhado da sua esposa Izabel Monteiro, da psicóloga Valdirene Chagas e do escritor, jornalista e pastor Battista Soarez, que, inclusive, é participante do Projeto Nova Alcântara, o superintendente disse que a Superintendência do Patrimônio da União vem trabalhando para resolver a questão da regularização de títulos no Estado, inclusive na região da baixada maranhense. E Alcântara, na visão do Coronel Monteiro, é um município com muitas potencialidades, como tantos outros municípios no estado. “Aliás, é inconcebível a ideia de que o Maranhão, com tanta riqueza que temos, ser considerado o estado mais pobre da federação”, pondera ele.
Foto: Battista Soarez | Cel. Monteiro, Pr. Edilson e Profa. Izabel. |
No início deste ano (2021), Monteiro entregou títulos de regularização de terras para as comunidades quilombolas do município de Alcântara, beneficiando várias famílias e comunidades alcantarenses. “O meu interesse é que as pessoas trabalhem legalmente no que concerne à ocupação de terras. E naquilo que estiver dentro da minha alçada e competência eu quero resolver para o bem das pessoas”, disse Monteiro.
Foto: Battista Soarez | Cel. Monteiro apreciando artesanato sustentável. |
Por sua vez, o pastor Edilson Lins apresentou sua história e a história do Projeto Nova Alcântara que, entre si, se confundem e se complementam. “Há 20 anos estamos aqui fazendo a obra de Deus, trabalhando com a comunidade e para a comunidade”, diz o pastor Edilson. Ele conta que já passou por muitas dificuldades, mas reconhece que vale a pena trabalhar para o desenvolvimento humano, sem importar o preço que se tenha de pagar.
Foto: Battista Soarez | Pr. Edilson fala sobre o PNA. |
Na oportunidade, o pastor Edilson convidou o Coronel Monteiro para fazer parte do projeto social Nova Alcântara e se juntar aos vários parceiros sociais. “Não só aceito fazer parte, como quero contribuir naquilo em que eu puder ajudar. Hoje estou com 73 anos de idade, sou aposentado e agora é hora de eu retribuir a Deus por tudo o que ele deu a mim. E a forma de eu retribuir a ele é servindo o ser humano”, destacou Monteiro.