Páginas

domingo, 12 de março de 2023

O MARANHÃO DO AGORA E DO AMANHÃ | Por Battista Soarez | Jornal Itaqui-Bacanga

O Maranhão do agora e do amanhã

Battista Soarez (Jornalista, escritor, sociólogo, psicanalista, consultor e professor universitário).

O GOVERNADOR Carlos Brandão fez uma sequência de promessas para serem cumpridas depois das eleições de 2022. Ele, na condição de vice do governador Flávio Dino, candidatou-se e foi reconduzido ao executivo estadual.

Dentre tantas promessas, como, por exemplo, a implantação de nova unidade do espaço do servidor da Região Tocantina, criação de aplicativo de celular para acesso a serviços oferecidos pelo estado, ampliação do programa “adote um casarão”, ampliação da rede de restaurantes populares, etc., há muitas bastante significativas para o desenvolvimento do estado.

Algumas delas me chamaram à atenção pela natureza da sua importância como o Agente Jovem de Desenvolvimento Social e a implantação do Banco do Povo Maranhense (BPM). O programa agente jovem do desenvolvimento social, caso seja implantado, será uma política de coerência extremamente lógica porque prepara uma geração do futuro bastante madura para produzir e colocar o Estado no trilho do crescimento.

O banco do povo maranhense, por sua vez, dará concessão de crédito e capacitação gerencial para microempreendedores formais e informais, uma vez associado ao Fundo Aval para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Afora isso, a parceria com os municípios para implantação de câmaras e fábricas de gelo para produtores locais e a atualização da legislação estadual para assegurar a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) são medidas de fundamental importância para a economia maranhense.

Outra importante política que faz parte da agenda do governo Brandão é a efetivação do Sistema Estadual de Economia Solidária e microcrédito com orçamento para programas de fomento a projetos econômicos geridos por mulheres nos empreendimentos e grupos produtivos, e criar centros regionalizados de capacitação com foco no empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.

Essas e outras políticas que estão no programa do governo maranhense elevam a autoestima da população, gerando uma perspectiva animadora do ponto de vista econômico. O Maranhão tem um potencial efetivamente significativo em matéria de desenvolvimento e isso tem fundamento básico para que o estado possa evoluir em escala galopante e acabe com a pobreza definitivamente.

Se o atual governador bater pé firme nessa direção, o Maranhão de amanhã será modelo para o mundo. O fortalecimento do protagonismo juvenil, por exemplo, não só gera renda para os jovens como também gera outras atividades de absoluto significado para a população.

Dentre os aspectos relevantes da política de desenvolvimento social e econômico do estado, está a sua capacidade de fomentar instrumentos às comunidades que produzem, sempre buscando a eficiência e a equidade. Aliás, eficiência e equidade são dois conceitos fundamentais para a promoção do crescimento e do desenvolvimento econômico.

De certo, para o governador Carlos Brandão, a eficiência está ligada à questão da otimização da produção. O caminho das políticas públicas do governador está correto, mas o uso e a alocação de recursos — sejam eles matéria-prima ou capital — são imprescindíveis. Isto coloca sobre a mesa do debate o aprimoramento da capacidade produtiva em termos de desenvolvimento tecnológico. Enquanto isso, a equidade vislumbra a distribuição de renda e a criação de condições para uma formidável qualidade de vida.

Neste aspecto, é importante que o governo maranhense busque condições para que todos os indivíduos maranhenses tenham acesso às condições básicas necessárias ao bem-estar social. A criação do banco do povo maranhense é uma ideia importante porque dá suporte aos empreendedores quanto à prática do livre comércio, que é condição fundamental para o crescimento. O equilíbrio do mercado — entre oferta e demanda — garantirá o potencial da economia e fará com que, consequentemente, a saúde financeira da população seja garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.