Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2023

ALCÂNTARA: Professores reúnem para capacitação do Pacto pela Aprendizagem | Por BATTISTA SOAREZ | Jornal Itaqui-Bacanga

Professores da rede municipal de Alcântara reúnem para capacitação do Pacto pela Aprendizagem

Profissionais de 42 escolas discutem eixos educação infantil, alfabetização e parceria de entidades e instituições que apoiam a iniciativa. Meta da atual gestão é erradicar o analfabetismo e alavancar a qualidade do ensino em todo o município.


Por Battista Soarez

(De Alcântara - MA)


Professores da rede municipal de Alcântara-MA (FOTOS: Battista Soarez)

DEPOIS DO ENCONTRO DE GESTORES e coordenadores escolares, docentes de 42 escolas do ensino fundamental de Alcântara se reúnem, nesta quinta-feira, 11, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para alinhar e planejar ações de fortalecimento da aprendizagem de alunos das séries iniciais.


Professores assistem palestras sobre excelência na aplicação dos métodos de ensino-aprendizagem.

Na quarta-feira, 10, gestores e coordenadores discutiram planejamento estratégico para melhoria dos indicadores educacionais no âmbito do município. Na prática, os profissionais debatem ações relacionadas ao fortalecimento da gestão em seus mais diversos níveis, isto é, desde as secretarias municipais até a gestão do tempo e dos espaços pedagógicos em sala de aula. Isso abrange a construção, a compreensão, a disseminação e o monitoramento de indicadores e metas de qualidade da educação. Esta tem sido uma das políticas de trabalho do prefeito Nivaldo Araújo, que tem conversado frequentemente com o governo do estado sobre investimento nas ações de desenvolvimento para o município. “Isso começa a partir da educação e, consequentemente, se estende para outros setores da administração pública municipal”, pondera o prefeito.


Nivaldo Araújo, prefeito de Alcântara.

Nesta quinta-feira, 11, foi a vez dos professores de 42 escolas de todo o município se agruparem para discussão da prática relacionada às ações formativas de 2023. Os docentes, por sua vez, estão trabalhando o fortalecimento da aprendizagem, no sentido de emplacar o desenvolvimento de estratégias relacionadas diretamente ao fazer pedagógico nas unidades escolares. Fazer pedagógico que, consequentemente, se define por estabelecer rotinas bem clarificadas de formação, monitoramento, avaliação e apoio à disseminação de práticas pedagógicas exitosas.


José Walter, professor do ensino fundamental.

Para José Walter da Trindade Cavalcante — professor do ensino fundamental de 1º ao 5º na Escola Municipal Coração de Jesus, localizada na Ilha do Cajual — havia bastante dificuldade de alfabetizar as crianças. “Mas, agora, o Pacto pela Aprendizagem trouxe, para nós, metodologias diferentes. Metodologias que nos fazem alcançar objetivos que antes a gente não esperava alcançar. E o maior objetivo é alfabetizar as crianças com excelência nos resultados”, destaca ele.

Segundo José Walter, foi a partir desses temas que ele conseguiu trabalhar melhor a alfabetização dos alunos. “Aumentou expressivamente o nível de aprendizagem dos alunos. E é por isso que não falto nenhuma das capacitações. Às vezes, passo por dificuldades, devido a várias razões, mas me esforço e nunca deixo de participar”, resume ele.


Professores de 42 escolas do município de Alcântara participam da capacitação do Pacto pela Aprendizagem.

Profissionais de escolas da zona rural dizem que o nível de qualidade da aprendizagem vem aumentando gradativamente.

Nossa reportagem conversou, ainda, com a secretária de educação de Alcântara, Cleonice de Sousa Lisboa. Ela conta que a gestão municipal tem buscado ajuda junto ao governo do estado e ressalta que o município não tem ficado sem resposta.

“A atual gestão municipal, como um todo, tem se preocupado muito com o desenvolvimento de Alcântara. O governo do estado, por sua vez, tem sido bastante receptivo para com Alcântara, de maneira que as coisas têm caminhado bem e o Pacto pela Aprendizagem, como política pública do estado, tem sido muito importante para o município de Alcântara", esclarece Cleonice.


Cleonice Lisboa, secretária de educação de Alcântara.

Cleonice explica, ainda, que o Pacto pela Aprendizagem é uma iniciativa do governo do estado do Maranhão que, no geral, tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental. “Isso é feito a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino”, diz ela.

Todas as ações, segundo a secretária, convergem para a excelência na qualidade da educação, perpassando pela gestão, pelo fortalecimento da aprendizagem, planejamento e suporte.

“Estamos tendo uma excelente oportunidade de desenvolvermos ainda mais a educação do nosso município e melhorar o aprendizado dos nossos alunos. Educação é prioridade, e a parceria entre governo do estado, prefeitura, instituições e entidades é fundamental para o avanço do ensino de Alcântara”, conclui Cleonice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.