Páginas

terça-feira, 6 de junho de 2023

Alcântara | SEMANA DE MEIO AMBIENTE EM ALCÂNTARA DISCUTE POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | Por BATTISTA SOAREZ | Do Jornal Itaqui-Bacanga


ALCÂNTARA

Semana municipal de meio ambiente discute políticas de preservação e sustentabilidade

Prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, está buscando recursos e parcerias para desenvolver projetos e sensibilizar a população.


Por Battista Soarez

(De Alcantara – MA)


Prefeito Nivaldo Araújo (2° da esq.. para a dir.) participou da cerimônia de abertura da Semana de Meio Ambiente| FOTOS: Battista Soarez 


ACONTECEU NESTA SEGUNDA-FEIRA (5), no Museu Casa Histórica de Alcântara, a cerimônia de abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente do ano de 2023. O evento teve início às 16 horas com a presença do prefeito municipal, Nivaldo Araújo, do vereador Nilson Pereira, representando a câmara municipal, dos secretários municipais Jefferson Serejo (do Meio Ambiente), Cleonice Lisboa (da Educação), Gleide Daniela (da Assistência Social) e Joacy Castro (de Governo). Além disso, várias autoridades públicas, civis e militares se fizeram presentes.


Jefferson Carvalho, secretário do Meio Ambiente.

Depois de composta a mesa de honra e entoado o Hino Nacional, a Escola de Música Josias Ribeiro Tavares entoou o Hino de Alcântara e, em seguida, algumas apresentações sobre meio ambiente foram encenadas por crianças estudantes da rede pública, que pronunciaram palavras de ordem como: “vamos salvar o meio ambiente”.

Logo após as apresentações, a mesa de honra foi desfeita brevemente para que a professora e oceanógrafa Kerlem Carvalho, da ONG Greenpeace Brasil, fizesse uma breve palestra abordando várias questões voltadas para o meio ambiente como poluição e a degradação da natureza que ocorrem por meio de alterações químicas ou físicas devido a ação irresponsável e violenta do ser humano como, por exemplo, o lançamento de substâncias danosas no solo, no ar e nas águas de rios, riachos, igarapés, lagoas, lagos e mares.


Kerlem Carvalho, palestrante.


— Esse processo de degradação do meio ambiente pode desencadear graves prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia. Se cada um de nós fizer a sua parte, a gente pode evitar muitas tragédias no futuro do planeta — leciona Kerlem Carvalho.

Em seguida, a oportunidade foi dada para a secretária da Educação, Cleonice Lisboa, que destacou a importância de pequenas atitudes do dia-a-dia que podem contribuir para diminuir os problemas ambientais como, por exemplo, reciclar e reutilizar os resíduos sólidos e evitar os desmatamentos.


Cleonice Lisboa (em pé falando ao microfone), secretária da educação de Alcântara.


— A responsabilidade de preservação do meio ambiente é de cada um. É de todos nós. É fácil falar de meio ambiente porque vemos, no dia-a-dia, as pessoas jogando lixo em qualquer lugar sem ter a consciência de que isso que elas estão fazendo hoje, vai afetar a vida dos seus filhos, netos e bisnetos lá no futuro. Por isso, é necessário que tenhamos consciência e atentemos para os problemas da poluição e da contaminação ambiental e da escassez de recursos naturais — diz Cleonice.

O vereador Nilson Pereira, por sua vez, pontuou acerca do aquecimento global e do lixo jogado nas ruas que, consequentemente, vão parar em locais que afetarão diretamente a saúde humana.


Vereador Nilson Pereira representou a Câmara Municipal de Alcântara.


— Todos nós sofremos com esses problemas. Por isso, é necessário que tenhamos consciência e mudemos de comportamento em relação ao cuidado com o meio ambiente. A Câmara de Vereadores de Alcântara está disponível para contribuir com o poder executivo — frisou o vereador, dando entender de que o que está ocorrendo com o planeta está diretamente ligado à responsabilidade do homem cujos males recaem sobre ele mesmo, num processo de causa e efeito.

Já o prefeito Nivaldo Araújo ponderou o fato de que as questões relacionadas aos problemas ambientais em Alcântara não têm sido fáceis, uma vez que, segundo ele, as pessoas não estão agindo corretamente. Ele ressalta, inclusive, o fato de que o lixo não está sendo separado como é correto que se faça e reclama que o lixão de Alcântara tem sido uma situação muito séria porque está faltando as pessoas terem mais educação e disciplina sobre como proceder com o lixo que elas mesmas geram.


Prefeito Nivaldo Araújo: "É preciso dar um jeito no lixo de Alcântara".


— Apesar de tudo, estamos nos esforçando para mudar essa situação. Inclusive, nunca vi a Secretaria de Meio Ambiente trabalhando tanto como atualmente. Parabenizo ao secretário Jefferson Serejo, que tem feito um trabalho excelente. E peço que se trabalhe mais com palestras e oficinas nas escolas, com abordagem sobre as temáticas ambientais relacionadas aos problemas que nos afligem — enfatiza o prefeito.

O secretário do meio ambiente, Jefferson Serejo, ao fazer uso da palavra, disse que o que a secretaria vem fazendo só é possível porque o prefeito Nivaldo Araújo tem dado o devido suporte administrativo necessário. De acordo com Jefferson, a questão do meio ambiente depende de todos, pois se trata de um consenso coletivo em que todos os moradores do município precisam ter a consciência de fazer a sua parte em matéria de ´reservação.


Jefferson Serejo apresenta à plateia os fantoches "Flora" e "Pingo" para alegria da garotada.


— Qualquer pessoa deve cuidar e preservar o meio ambiente — disse o secretário. — Se cada um cuidar do seu espaço, das ações locais, tudo será diferente. Pois são as ações locais é que contribuem para um futuro global com menos problemas.

Jefferson acrescentou que a Secretaria do Meio Ambiente está de portas abertas para quem quiser contribuir, fiscalizar, fazer projetos e participar socialmente apoiando e contribuindo com a gestão pública. O secretário também explicou que serão criados, em Alcântara, o Código Municipal do Meio Ambiente, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e, finalmente, o Fundo Municipal do Meio Ambiente a fim de que a Secretaria de Meio Ambiente possa trabalhar as políticas públicas de sua competência para esse setor.


Alunos da rede municipal fazem representação sobre o projeto "Alcântara Mais Verde".


— Com os instrumentos legais adequados, nós podemos fazer tudo o que é de nosso alcance, trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município. Nós, enquanto poder público, temos, inclusive, poder de polícia administrativa para fazer os procedimentos legais, inclusive autuar e punir os que infringirem as normas — lembra o secretário.

Jefferson explica, ainda, que vários projetos e campanhas estão em andamento como, por exemplo, em relação ao reflorestamento e à preservação dos recursos naturais, projeto gestão sustentável, projeto Alcântara Mais Verde, instalação de eco pontos, projeto Agente Jovem Ambiental, projeto de reciclagem com óleo e pilhas, dentre outras ações.


As secretárias Cleonice Lisboa (da Educação) e Gleide Daniela (da Assistência Social) seguram amostra de um lindo cesto produzido com papel de revista reciclado.


— Um dos objetivos da semana municipal do meio ambiente é justamente conscientizar as pessoas e mostrar o que a secretaria tem feito e apresentar os projetos e campanhas que estão em andamento e, também, os projetos futuros. Como servidores municipais, precisamos dar à população as informações da administração pública para que elas fiquem sabendo o que está acontecendo e o que estamos fazendo em relação a projetos e ações que estão sendo executados. E a gente espera, também, que as pessoas cobrem de nós os resultados que elas esperam. Eu falo não só em nível da sede, mas em nível de todo o município — destaca o secretário, acrescentando que Alcântara é um município grande, com mais de mil quilômetros quadrados e que, portanto, não é tão simples administrar tudo ao mesmo tempo, sem que a população participe dando sua devida contribuição.



(Matéria em construção... Acompanhe as próximas atualizações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.