Páginas

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Literatura | Epiritualidade envolvente e missão planetária | Por Battista Soarez | Coluna Leitura Livre | Jornal Itaqui-Bacanga

L I T E R A T U R A
---------------
Por Battista Soarez
(Escritor, jornalista e professor universitário)
--------------------
ESPIRITUALIDADE ENVOLVENTE E MISSÃO PLANETÁRIA
A função social do sagrado

-------------------
ACABO DE RECEBER NA MINHA CASA o meu mais novo livro, intitulado "Espiritualidade envolvente e missão planetária", publicado pela Editora Reflexão, de São Paulo. É um livro pequeno, de 70 páginas, no formato 16×23, mas com um conteúdo de peso desafiador, que cutuca a igreja brasileira no sentido de que ela entre na arena do serviço de servir, como estratégia de alcançar o homem que necessita de Jesus. A Editora Reflexão lança a obra num momento em que a igreja evangélica brasileira passa por situações de choque social, político e religioso. Os conflitos políticos, culturais e sociais se misturam e se confundem com os conflitos de fé e crenças. Nesse cenário todo, Deus fica do lado de fora do coração das pessoas. Não porque Ele queira se distanciar das criaturas humanas, mas porque as criaturas humanas resolveram colocar a religião, a política e as suas convicções culturais no lugar de Deus. Deus, o Senhor Criador de tudo, sempre busca alcançar os seres humanos, mas estes sempre optam por outros caminhos que os conduzem para distante de Deus.

Foto: Editora Reflexão 

Neste livro, apriori, digo que o evangelho é o chamado divino para fazer pelas pessoas aquilo que o Senhor Jesus Cristo ordenou que fizéssemos. E esta é a diferença. Quando pregamos, ninguém é obrigado a aceitar o que estamos dizendo. Quando fazemos o bem às pessoas, entretanto, elas entendem que estamos suprindo as suas necessidades. E, desta maneira, a luz do evangelho brilha, de forma clarividente, no seu entendimento. Isso acontece porque fica mais fácil entender o que fazemos, do que entender e aceitar o que dizemos. Porque nem sempre o que dizemos é real. Mas o que fazemos sempre é e sempre será real. Este argumento ressona em nossas perspectivas interiores e busca esclarecer a verdade divina, de forma mais diretiva, nas dimensões exteriores, alcançando, enfim, o "outro" que está lá fora, necessitado e em situação de vulnerabilidades, das mais diversas.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

As ações planetárias, em matéria de evangelho, são multiformes. E se as ações são multiformes, o evangelismo é macro. O plano evangelístico, portanto, é macro. É macro porque é envolvente. E é envolvente porque é relacional. Alcança as pessoas da comunidade naturalmente. David J. Hesselgreve sugere que sejam feitos contatos comunitários quando da execução do plano. Ele esclarece que estes contatos comunitários podem ser feitos, primeiramente, de quatro maneiras.

A primeira delas é o que ele chama de contatos de Livre associação, isto é, a interação normal e cotidiana com indivíduos na sociedade. A segunda é a iniciativa de afiliar-se a certos grupos locais organizados para promover os interesses comunitários e coletivos, como, por exemplo, fazer parte de associações locais. A terceira é fazer levantamentos especiais na comunidade local. A quarta é usar os veículos de comunicação disponíveis na comunidade. De maneira geral, participar de debates sobre os interesses e as necessidades da comunidade é um jeito eficaz de fazer missão planetária e uma maneira inteligente de praticar evangelismo envolvente com excelência. Algo que gere satisfação no coração das pessoas.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Desta maneira, o livro "Espiritualidade envolvente e missão humanitária" revela, também, minha insatisfação com esse cristianismo que, cada vez mais, se afasta do Cristo e se esvazia de Deus. E uma igreja vazia de Deus acaba colocando as pessoas em abismos existenciais profundos, inclinados para um segmentalismo obscuro e de uma mensagem trivial, meramente sentimental e irrelevante, no contexto daquilo que Jesus pregou e ensinou. Enfim, está evidente que a igreja evangélica está forçando criar um grupo social meramente religioso para um doloroso choque de realidade.

Finalmente, o grande desafio e a grande tarefa da igreja cristã será sempre um diálogo com a sociedade do seu tempo. Um diálogo com o mundo de hoje. Com o "ethnos" universal. Este meu livro sobre espiritualidade envolvente e missão planetária, portanto, chama a igreja brasileira para praticar o diferente: envolver-se com o planeta-homem, em comunidade exterior, e, assim, alcançar, de fato e de verdade, o mundo para Cristo. 

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Opinião | COMO A IGREJA CRISTÃ SACRALIZOU O PAGANISMO DA TEORIA DO CONTRATO SOCIAL EM DESFAVOR DOS PRINCÍPIOS DA JUSTIÇA DIVINA | Por Battista Soarez | Coluna Leitura Livre | Jornal Itaqui-Bacanga


O P I N I Ã O


---------------
Por Battista Soarez
(Escritor, jornalista, teólogo e professor universitário)
---------------
COMO A IGREJA CRISTÃ SACRALIZOU O PAGANISMO DA TEORIA DO CONTRATO SOCIAL EM DESFAVOR DOS PRINCÍPIOS DA JUSTIÇA DIVINA

---------------------------------
O CASAMENTO CIVIL OU CARTORIAL, para início de conversa, é um exemplo bem clarividente de que a igreja cristã, de modo geral, se curvou ao poder temporal, do Estado, e deixou de focar sua ética social na espiritualidade divina. Na verdade, a passagem do estado da natureza para o estado civil produziu, no homem, uma mudança de consciência de fato notável, ao levá-lo a substituir, na sua conduta, o instinto pela justiça, e ao dar às suas ações a moralidade que, antes, lhe faltava.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

A igreja chegou ao cúmulo do absurdo de doutrinar os seus membros de que é pecado um crente tomar santa ceia, ter cargo na congregação e/ou batizar nas águas, caso conviva com alguém sem ser casado no civil. No direito romano, no entanto, se estuda que o casamento civil não tem nenhuma relação com os princípios divinos. Trata-se apenas de um contrato social, isto é, visa somente assegurar direitos patrimoniais. Ou seja, é uma instituição social, um tipo de empresa. Mas a igreja prega diferente. Isto é, se curvou diante da maleável ditadura do Estado.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo precursor do Iluminismo, elabora a teoria do contrato social como forma de controle social da humanidade. E a igreja, então, embarcou nessa trajetória e resolveu dizer "sim, senhor" para os elementos ditatoriais do Estado Democrático de Direito. Tudo começou no direito romano. É importante notar que, para Rousseau, o homem, que até então zelava somente por si, vê-se, agora, forçado a agir por outros princípios e a consultar a razão antes de ouvir as suas inclinações.

O homem, então, é historicamente traído pelas suas próprias vontades e inclinações. Rousseau percebeu que este mesmo homem entra numa galopagem de privação das diversas vantagens que lhe eram oferecidas pela natureza. Em troca, ele ganha benefícios ainda maiores, ou seja, as suas faculdades se exercitam e se desenvolvem.

Mas tudo isso está a serviço de uma democracia controlada e vigiada. Todo tipo de documento, entrementes, é um contrato social: certidão de nascimento, certidão de casamento civil, estatuto social, contrato social das sociedades empresariais, CPF, leis etc. Tudo isso surge a partir da teoria do contrato social e tem o único objetivo de controle social que, no fim dos tempos, será absolutizado e regido pela nova ordem mundial, por via de um regime democrático absolutista, ultratotalitário, ferrenho e luciferiano.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

As ideias do homem com sua liberdade civil, então, se expandem. Os seus sentimentos se enobrecem. A sua alma inteira se eleva a tal ponto que, se os abusos dessa nova condição não o degradassem tantas vezes abaixo daquela de onde saiu, ele haveria de bendizer incessantemente o afortunado momento que, para sempre, o arrancou de lá. E que, de um animal estúpido e limitado, transformou-o em um ser inteligente e, enfim, em um homem.

Assim, a igreja passou a reproduzir cegamente o aparelho ideológico do Estado, sacralizando o paganismo da sociedade romana, inclusive tudo aquilo que foi desenvolvido no direito civil a partir da Lei das Doze Tábuas. O homem, por conseguinte, perde a liberdade natural a partir do contrato social, adquirindo um direito ilimitado (dominante e escravizador) em relação a tudo que lhe seja tentador e que possa alcançar. 

Sendo assim, o que o homem ganhou foi a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui. Também adquiriu um tipo de democracia que o tange pela ditadura dos condicionantes do controle social, e o rebaixou a uma vida de pobreza, escravidão social, conformismo psicológico em aceitar ser subalterno e a viver o tempo inteiro na condição de dominado e numa eterna condição de miséria.

Um por cento da sociedade mundial, portanto, é dominante, enquanto 99% são dominados. E a igreja cristã sacralizou tudo isso, tornando-se subjugada a ponto de se sujeitar a viver inconscientemente sob domínio ideológico da sociedade secreta, que está conduzindo o mundo num rumo ditatorial de uma única democracia dominante e opressora.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


sábado, 16 de setembro de 2023

Assembleia Legislativa do Maranhão realiza 2o. Congtrsso de Combate à Violência Contra Mulher e Femenicídio

G E R A L 

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão Promove 2o. Congresso de Combate à Violência contra Mulher e Fêmenicídio
O evento ocorrerá neste sábado, 16 de setembro de 2023, a partir das 15:30h no plenário da Assembleia Legislativa, em São Luís-MA.


P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 


sexta-feira, 15 de setembro de 2023

POLITICA | DEPUTADO PASTOR GIL TEM PROJETO DE LEI APROVADO QUE BENEFICIARÁ ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO


P O L Í T I C A
Deputado federal Pastor Gil tem projeto de lei aprovado que beneficiará estudantes da rede pública de ensino médio 

Por Battista Soarez 
(Da Redação)

Dep. Federal Pastor Gil | Fotos: Battista Soarez 

O DEPUTADO FEDERAL MARANHENSE Pastor Gil (PL-MA) é autor do Projeto de Lei 1050/21, que cria um programa federal para ofertar estudos complementares a estudantes do último ano do ensino médio nas escolas da rede pública. Agora, a proposta segue para o Senado Federal.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

Pastor Gil tem sido um deputado atuante. Seu projeto foi aprovado na forma de substutivo do relator, deputado Reginaldo Veras (PV-DF). O texto diz que o Programa de União aos Estados e ao Distrito Federal tem por objetivo fortalecer a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os processos  seletivos de ingresso na educação superior.

Haverá oferta de aulas, conforme possibilidades de cada rede pública, e, também, atividades de orientação e de reforço de estudos, presenciais e virtuais. O dinheiro para manutenção do programa virá da renda líquida arrecadada de um concurso por ano das loterias de prognósticos numéricos --- Mega-Sena, Quina, e outros --- que será destinada ao Tesouro Nacional. O programa é considerado de alta relevância, diz o deputado.


Nessa perspectiva, a renda líquida resulta da arrecadação total do concurso, deduzidas as parcelas para despesas de custeio e manutenção do agente operador da loteria e o pagamento de prêmios e o recolhimento do imposto de renda incidente sobre a premiação.

Para o relator, deputado Reginaldo Veras, é mais um recurso que será destinado aos estudantes que estão concluindo o ensino médio, uma vez que o período de pandemia deixou uma lacuna de conhecimento e isso contribuirá para suprir o problema de aprendizagem no Brasil.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

O Pastor Gil, autor da proposta, pontuou que "o estudante do ensino médio da rede pública brasileira, principalmente no norte e no nordeste do país, está em extrema desvantagem em comparação com o estudante da rede privada. Por isso, o projeto pretende colaborar" com a política de ingresso na faculdade.

Nesta semana, o Leitura Livre esteve conversando com o deputado Pastor Gil e constatou que o parlamentar vem desenvolvendo, na Câmara Federal, uma atuação assídua e, também, uma assistência efetiva junto ao eleitor maranhense, embora isso é muito pouco divulgado porque, ao que parece, o deputado pouco utiliza os meios de comunicação para divulgar suas atividades parlamentares.

"Eu me acostumei a falar pouco, e a trabalhar mais. Trabalho mais pelo público, pela coletividade, do que pela minha própria imagem política", conclui o deputado.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


quarta-feira, 13 de setembro de 2023

POLÍTICA | MICAL DAMASCENO COMBATE FALSA ACUSAÇÃO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA | Por Battista Soarez | Jornal Itaqui-Bacanga |

P O L Í T I C A

Mical Damasceno combate falsa acusação de Intolerância Religiosa e defende a manifestação de cristãos em Itapera, no Maracanã

Por Battista Soarez 
(São Luís)

Deputada Mical Damasceno 

NESTA TERÇA-FEIRA (12), a deputada estadual Mical Damasceno usou a tribuna da Assembleia Legislativa para enfrentar uma alegação de suposta intolerância religiosa contra ela.

A deputada fez questão de apoiar os cristãos da Área 11 da Assembleia de Deus do Campo Tirirical, uma igreja liderada pelo pastor Osiel Gomes, a quem a deputada elogiou e enfatizou seu compromisso com o amor, respeito e tolerância.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 


Ela também destacou o trabalho vital da igreja naquele bairro: "São 30 anos de trabalho em Itapera por essa congregação, e nunca houve sequer uma denúncia. São anos contribuindo para a comunidade, resgatando pessoas do mundo das drogas e do crime, curando e libertando aqueles cativos pelo pecado, libertando-os de vícios e violência. Tudo isso foi manchado por apenas nove segundos de uma fala tirada de contexto em uma matéria tendenciosa. Não houve incitação ao ódio, violência ou intolerância, apenas orações pela libertação e clamor por vidas", disse a deputada.

A deputada Mical Damasceno enfatizou a importância do respeito religioso e do entendimento entre diferentes crenças em nossa sociedade.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 


domingo, 10 de setembro de 2023

Internacional | MARROCOS TREMEU E MILHARES DE VÍTIMAS FORAM CONTABILIZADOS DESDE O DIA 8 | Por Battista Soarez | Do jornal Itaqui-Bacanga |



INTERNACIONAL

MARROCOS TREMEU
Mais de 2 mil mortos e milhares de feridos e desabrigados foram registrados


Por Battista Soarez
(Da Redação)

Foto: Divulgação/Internet 

UM TERREMOTO EM MARROCOS, de magnitude 6,8, matou mais de 2 mil pessoas, deixou 2.059 feridos e centenas de desabrigados, ainda não contabilizados com precisão. O fenômeno ocorreu na noite desta sexta-feira, 8 de setembro, por volta das 19h30, horário de Brasília, conforme noticiado pela imprensa internacional. O Ministério do Interior do país foi que divulgou as primeiras notícias.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

O epicentro ocorreu nas montanhas do Alto Atlas, 71 quilômetros a sudeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 km, conforme foi explicado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. As vítimas estavam em lugares diferentes, principalmente em Marrakech, conforme foi divulgado. As autoridades acreditam que muitas mortes ocorreram em áreas remotas e de acesso muito difícil.

O número de vítimas deverá aumentar nas próximas horas e dias. Isso porque o terremoto pode ter afetado até um terço do país. De acordo com os relatórios divulgados até o fechamento desta matéria, há grandes dificuldades em chegar a aldeias nas montanhas do Alto Atlas, a qual foi atingida violentamente pelo tremor. Foi algo realmente extraordinário. A população marroquina está em estado de choque.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

A chegada das equipes de resgate a esses locais, que têm muitas construções atingidas, pode demorar muitos dias. A maior dificuldade para as operações dos resgates são as obstruções nas estradas. O Itamaraty divulgou informação de que não tem notícia de brasileiros mortos ou feridos.

Marrocos levará anos para ser reconstruido, diz Itamaraty.

O governo marroquino decretou luto nacional de três dias. Neste sábado, a Cruz Vermelha Internacional afirmou que o Marrocos poderá precisar de ajuda internacional durante meses e anos até reconstruir as zonas afetadas. A imprensa internacional mostrou que o terremoto causou estragos tanto em aldeias da Cordilheira do Atlas — na região noroeste da África, onde vivem 840 mil pessoas em condições vulneráveis a abalos sísmicos — como na cidade de Marrakech, no oeste do Marrocos.

As formas armadas do país e equipes de resgate foram deslocadas para as áreas mais afetas. O Leitura Livre, juntamente com o jornal Itaqui-Bacanga, seguem acompanhando os acontecimentos em volta do mundo para informar seus leitores e interpretar os fatos dos tempos atuais e, então, alertar o público alcançado sobre a realidade que vem nos atingindo de maneira surpreendente e com toda a fúria da natureza, como no caso do ciclone que atingiu e causou estrago no sul do Brasil.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 



terça-feira, 5 de setembro de 2023

Nacional | CICLONE NO SUL DO BRASIL JÁ FEZ 22 MORTOS | Por Battista Soarez | Do jornal Itaqui-Bacanga |


N A C I O N A L
Ciclone no Sul do Brasil já fez 22 mortos nesta terça-feira 

Por Battista Soarez 
(Da Redação)

Foto: Divulgação/Internet 

UM CICLONE EXTRATROPICAL deixa 22 mortos nesta terça-feira (5). O fenômeno começou no Rio Grande do Sul e avançou para São Paulo, onde a temperatura vai despencar, segundo as últimas notícias.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

O ciclone, que se iniciou no Sul do país, trará fortes ventos para a região Sudeste. A queda dos termômetros será passageira, mas os estragos causados pelas fortes tempestades são assustadores, deixando 21 mortes no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.

Fortes chuvas atingiram vários municípios do Rio Grande Sul. Um cabo de um helicóptero que estava operando no resgate das vítimas se rompeu e dificultou ainda mais as operações.

A passagem do fenômeno natural pelo Rio Grande do Sul deixou, além dos mortos, mais de cem pessoas desalojadas no estado. O fenômeno também vai causar mudanças no clima do Sudeste, principalmente em São Paulo, onde as temperaturas vão despencar, conforme falei acima.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

A partir desta terça-feira, a frente fria levará chuvas ao Espírito Santo, a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, além de São Paulo, segundo Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Essa mudança drástica se dará pela frente fria trazida pelo ciclone. Segundo a profissional,  "o fenômeno leva uma frente fria e, quando ele é mais forte, ela consegue ir até o Sudeste", afirma Balbino.

No desespero, o prefeito de uma cidade do Rio Grande do Sul pede que as pessoas subam no telhado das casas para dar tempo da chegada dos resgates. Mas a imprensa critica essa medida paliativa, alegando que o ciclone foi previsto e que, portanto, teve tempo suficiente para que as autoridades tomassem as devidas providências.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Por causa do fenômeno, as baixas temperaturas do Sul do país vão refletir nos termômetros, que não devem passar dos 25°C em São Paulo nesta terça-feira. Ao longo do dia desta terça-feira, a temperatura foi oscilante, chegando à miníma de 15°C. 

A capital paulista foi afetada. O vento vai ser forte. As rajadas vão se estender até a quarta-feira.

Depois da passagem do ciclone, as temperaturas vão subindo gradativamente na quinta (7) e na sexta-feira (8), até que outro sistema de instabilidade chegue a São Paulo, no domingo (10).

Vamos aguardar, para vermos em que ponto vai chegar essa tragédia no Brasil.

P U B L I C I D A D E 
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


domingo, 3 de setembro de 2023

Opinião | O PAÍS DE FRAUDES E PERSEGUIÇÕES | Por Battista Soarez | Coluna Leitura Livre | Jornal Itaqui-Bacanga


O P I N I Ã O
---------------
Por Battista Soarez
(Jornalista, escritor, sociólogo, consultor e professor universitário)
---------------

O PAÍS DE FRAUDES E PERSSEGUIÇÕES
Por que o caso da 123milhas, assim como a perseguição a Bolsonaro, revela um Brasil de governantes medíocres que cada vez mais destroem a política e a imagem do país?

________________
O BRASIL É UM PAÍS DE CORRUPTOS, fraudes e perseguidores. As autoridades, com suas malditas maneiras de pensar, administram a "coisa" pública com violência e trocas de acusação sem medida. Ou seja, somos um país que o tempo todo é comandado por "doidinhos" e desequilibrados de colarinho branco. Gentes na posição de líderes, que não sabem governar nem a própria casa, estão ocupando altos cargos governamentais e, consequentemente, estão acabando com a política, a economia e a imagem do país.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Por essa razão, apesar de termos recursos extremamente vantajosos, nunca iremos chegar ao topo do desenvolvimento onde deveríamos chegar. Exemplos não faltam. A recente badalação que está ocorrendo, agora, com a 123milhas, a perseguição ao ex-presidente Bolsonaro,  o "ninho de homens-ratos" que está governando o país a toque de corrupção. Enfim, tudo isso coloca o Brasil numa vitrine de incertezas extremamente delicada.

Apenas para falar da 123milhas, sem levar em conta outras situações, a empresa enfrentará desafios consideráveis para executar um plano bem sucedido de recuperação judicial no Rio de Janeiro em relação a outras empresas mais convencionais, conforme especialistas.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Na quinta-feira, um pedido de recuperação foi aceito, envolvendo R$ 2,3 bilhões. Agora, a empresa tem um prazo regulamentar de seis meses para apresentar um plano de recuperação que deverá ser apreciado pela Justiça. Justiça que, nos últimos tempos, tem colocado vários pontos de interrogações na mesa da credibilidade.

É um cenário delicado, em se tratando de operações desse tipo. E, no caso da 123milhas, o perfil de negócios cria mais desafios  para sua sobrevivência, conforme advogados e executivos financeiros. As opiniões concordam sobre o fato de que, diferente dos casos de maior visibilidade, como o caso da Americanas, da Oi e de grandes empreiteiras, como, por exemplo, a Odebrecht, a 123milhas não tem uma base de ativos significativa que possa ser usada como garantia.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Na petição encaminhada à Justiça, a 123milhas cita como ativos computadores, cadeiras, além de um investimento de R$ 24,7 milhões em softwares. A mais importante capacidade de uma empresa é gerar receita. No caso da 123milhas, a medição dessa capacidade pode ser mais subjetiva.

Finalmente, tudo neste país tem um fundamento de interesses que cheiram a um jeitinho brasileiro de tirar proveito de tudo. Esse caso da 123milhas logo irá mostrar qual é o "pano de fundo" dos fatos, da mesma forma que iremos ver os finalmentes da perseguição a Bolsonaro.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão