Páginas

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

COLUNA LEITURA LIVRE
---------------
Por Battista Soarez
(Escritor e jornalista)
---------------

Dino e o STF
O que significa a entrada do ex-governador do Maranhão para a Suprema Corte

Flávio Dino é sabatinado nesta quarta-feira por senadores | Foto: Divulgação 
_______________
NESTA QUARTA-FEIRA (13/12), ocorreu a sabatina de Flávio Dino no Senado Federal, como indicado do presidente Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino sempre almejou o cargo que agora vai ocupar. Sua postura, como político de carreira, deixa claro um ar de ganância por poder e dinheiro, convém deixar isso bem claro. Agora, a partir daí, muitas águas vão rolar.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Dino, antes de qualquer coisa, não mede esforço para atingir seus objetivos na escala do poder. Não respeita ninguém que atravessa no seu caminho e é extremamente sagaz, quando é para escolher aliados. Exemplo disso citam-se Márcio Jerry e Eliziane Gama que, mesmo sem competência política, chegaram onde estão graças ao apadrinhamento político com Dino. Em síntese, Flávio Dino não coloca ninguém no seu grupo político que ele não possa dominar.

P U B L I C I D A D E
WhatsApp: (98) 9 8826-8261

Jerry, na Câmara Federal, e Eliziane, no Senado, fazem somente o que Dino dita e ordena. O que ele pretende fazer, no passo a passo, todos nós, jornalistas, já imaginamos e sabemos: dominar o Maranhão e o Brasil, de alguma forma. Esta é a primeira análise que se pode fazer.

Aliás, Lula indicou Flávio Dino para o STF visando somar interesses com Alexandre de Moraes que, como vimos, demonstrou ser um instrumento da esquerda para um projeto global que envolve uma organização geopolítica que somente mais tarde será compreendida pelas pessoas no mundo.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

O Brasil é estratégico na preparação da América do Sul para a Nova Ordem Mundial. Por isso as viagens do Lula pelo mundo. Tem um fundamento geopolítico, geoeconômico, geossocial e, enfim, geo-historiológico em nível de organização mundial. Portanto, o jogo é político e geopolítico. Este é o primeiro ponto, por um lado.

Dino respondeu às perguntas com tranquilidade e sabatina não passa de mero protocolo institucional | Foto: Divulgação.

Por outro lado, tem um segundo ponto. Ninguém pode negar a experiência de Flávio Dino no campo jurídico. Foi excelente juiz federal e um competentíssimo professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Filho de um exímio escritor maranhense, Dino, desde criança, dedicou-se ao universo da leitura. E quem lê muito não tem como não ter sucesso na vida, a menos que seja alguém sem inteligência social e profissional.

No campo político, Dino acumulou mais experiência ainda. Foi deputado federal e governador do Maranhão por dois mandatos. Portanto, intelectualidade e experiência são o que não faltam ao novo ministro do STF.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Sendo assim, pela ótica da crítica nacional, o perfil e a habilidade política de Dino poderão ser muito importantes na atual conjuntura em que o Supremo Tribunal Federal é questionado por diversos setores da sociedade, apresentando uma baixa aprovação popular, conforme vem sendo mostrado nas pesquisas.

Num recente discurso em Brasília, Dino mandou um recado para a nação brasileira: "No momento em que um político vira ministro do STF, ele deixa de ser político. Não tem mais preferência política nem para a esquerda, nem para a direita", disse ele.

P U B L I C I D A D E
WhatsApp: (98) 9 8826-8261

Isso pode significar que Dino, como ministro do STF, poderá assumir perfil articulador e pacificador. Isso mostra que ele poderá trabalhar no sentido de colocar ordem na interferência do STF sobre as soluções político-legislativas adotadas na esfera democrática, sejam elas de direita ou de esquerda. Isso seria estabelecer um posicionamento institucional menos engajado e ter ânimos para buscar o restabelecimento do desempenho institucional que é devido ao regime democrático. Enquanto isso, a justiça no Maranhão poderá estar sob absoluto controle do novo ministro. É o que os sinais da conjuntura política atual mostram. É só aguardar para ver.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


P U B L I C I D A D E
WhatsApp: (98) 9 8826-8261


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.