Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Battista Soarez lança livro em Santa Helena | Por Redação

L I T E R A T U R A

Templo Central da AD em Santa Helena-MA recebe o jornalista, escritor e pastor Battista Soarez para lançamento de livros

O evento acontecerá na terça-feira (30/01) em culto de Assembleia Geral. Na oportunidade, o autor falará sobre sua carreira depois que saiu de Santa Helena em 1983

Por Redação 

_______________

NA TERÇA-FEIRA (30/01), às 19h00, o Templo Central da Assembleia de Deus em Santa Helena, na Baixada Maranhense, recebe o escritor, jornalista e pastor Battista Soarez para lançamento de dois livros de sua autoria, publicados recentemente. As obras são Espiritualidade envolvente e missão planetária (Editora Reflexão, São Paulo, SP, 2023) e Refrigara-me a alma: a psicoterapia do Salmo 23 (Editora Alpha Plena, Salvador, BA, 2024).

P U B L I C I D A D E

É a primeira vez que o autor faz um evento desse tipo em Santa Helena, desde quando saiu da cidade, em 1983, para estudar e trabalhar, passando por vários estados como Maranhão, Pará e Rio de Janeiro, onde atuou como jornalista, redator e revisor de texto, passando pela redação de vários jornais e revistas, chegando até a apresentar programas de rádio e TV. Agora, ele está de volta à cidade para falar da sua carreira jornalística, literária e outras experiências.

P U B L I C I D A D E

O livro Espiritualidade envolvente e missão planetária é um ensaio sobre uma visão antropológica da missão cristã exterior, no âmbito da comunidade local. A obra é um dos materiais de trabalho do autor, com a qual ele dá treinamento para obreiros, pastores e líderes sobre prática missionária e relações comunitárias como estratégia de alcance em evangelismo e missões.

Já o livro Refrigera-me a alma é um estudo de caso psicoterapêutico em que o autor, que também é psicanalista e psicoterapeuta, tratou e curou uma paciente depressiva utilizando técnicas espirituais de psicoterapia baseada no Salmo 23. O livro, numa perspectiva psicanalítica e de aconselhamento pastoral, é uma ferramenta de apoio no tratamento de depressão e outros conflitos pessoais. Também serve como fonte de consulta para pastores, conselheiros cristãos e profissionais que trabalham na área da saúde integrativa da mente humana.

P U B L I C I D A D E

Além desses dois lançamentos, outras obras do autor estarão em exposição. Dentre elas, os livros A igreja cidadã (AD Santos Editora, Curitiba, PR, 2018), Construindo redes de amizade (Editora PECC, Belém, PA, 2023), E assim o amor acontece (Arte Editorial / Visão Global Editora, São Paulo, SP, 2013) e Por uma pedagogia existencial (Arte Editorial / Visão Global Editora, São Paulo, SP, 2010).

Com o livro A igreja cidadã, o pastor Battista Soarez foi finalista no Prêmio Nacional Areté de Lieteratura, no ano de 2008, em São Paulo, ocasião em que concorreu com mais de trezentos autores nacionais e estrangeiros, ficando em segundo lugar. O livro, inclusive, é usado como leitura obrigatória por universidades brasileiras nos cursos de Serviço Social, Ciências Sociais e Sociologia. Também inspirou vários projetos sociais no Brasil e em outros países como Argentina e África.

P U B L I C I D A D E

O pastor Battista Soarez foi funcionário da editora CPAD (Casa Publicadora da Assembleia de Deus) no Rio de Janeiro, exercendo a função de revisor de livros e, depois, jornalista-correspondente no Norte e Nordeste, escrevendo grandes reportagens e artigos jornalísticos para periódicos da CPAD como Mensageiro da Paz, Ensinador Cristão, Revista Seara, Geração JC, Revista Pentecostes, Revista Mulher e Revista Obreiro. Teve como chefes o pastor e escritor Claudior Corrêa de Andrade e o pastor Geremias do Couto.

No Maranhão, juntamente com o pastor Rayfran Batista, trabalhou na Secretaria de Comunicação da CEADEMA, fundando os periódicos Ceadema em Foco e a revista Evidência. Em São Luís, escreveu o projeto missionário que fundou a Secretaria de Missões da Assembleia de Deus (SEMAD), sugeriu e fundou, juntamente com o pastor Leonor Costa e Silva, a FATEAD (Faculdade Teológica da Assembleia de Deus), da qual foi professor por alguns anos.

P U B L I C I D A D E

Atualmente, Battista Soarez é pastor missionário na Missão Nova Alcântara (Projeto Nova Alcântara), em Alcântara, Maranhão, da qual foi um dos fundadores, juntamente com o pastor Edilson de Carvalho Lins. Os dois formaram um grupo de pessoas e fundaram, inicialmente, em 1997, o Instituto de Pesquisa Ensino e Ressociabilização (IPER). E, posteriormente, em 2002, o IPER fundou o PCDS (Polo Comunitário de Desenvolvimento Sustentável), tendo como nome de fantasia Projeto Nova Alcântara.

Além da obra missionária, o autor trabalha em tempo integral no ofício de escritor, no jornalismo e como professor universitário.

O autor, também, é membro da Academia Atheniense de Letras e Artes (ATHEART) --- ocupando a cadeira de número 21, cujo patrono é o pastor e escritor Estêvam Ângelo de Souza --- e da Academia Maranhense de Trovas (AMT), ocupando a cadeira 03, patronada pelo poeta, jornalista e escritor Maranhão Sobrinho.

Em 2009, o autor recebeu Moção de Aplausos, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e em 2020 recebeu o título de Cidadão Ludovicense, da Câmara Municipal de São Luís. Ambas as homenagens ocorreram em razão da contribuição que o autor tem dado ao desenvolvimento de São Luís e do Maranhão, através do seu pensamento social por meio do jornalismo, da literatura e da elaboração de projetos sociais.

_____________________ 


P U B L I C I D A D E  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.