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segunda-feira, 14 de novembro de 2022

BIOGRAFIA: EUGÊNIA MENDES CÂMARA | Por Sônia Maria Câmara

Cem anos de vida e felicidade
Nascida em 1922, Dona Eugênia Câmara comemora centenário com saúde e lucidez

 

Por Sônia Maria Câmara

 

Dona Eugênia Câmara comemora 100 anos de idade | FOTOS: Arquivo pessoal.

EUGÊNIA MENDES CÂMARA, carinhosamente chamada Dadá, nasceu no dia 13 de novembro de 1922, no povoado Enseada dos Bezerros, São João Batista no Maranhão.

A segunda dos sete filhos de Raimunda Mendes, sendo eles Maria de Lourdes (Lulu), Eugênia (Dadá), Levi, Belísia (Belinha), Julião, Miriam e José Manoel.

Dadá passou parte da sua infância no povoado onde nasceu, com sua mãe Raimunda e sua avó Cândida que era o referencial familiar para os seus netos.

Sua origem humilde não foi obstáculo para tentativas de uma vida melhor. Queria estudar, mas não era possível porque não havia escolas naquele lugar e estudar era privilégio apenas dos homens, uma vez que as mulheres eram educadas para serem donas de casa. Seu papel deveria ser aprender cuidar dos filhos e do marido.


Aos sete anos veio para São Luís, onde morou com sua tia e madrinha Ângela Araújo, no bairro Sítio do Meio, sendo matriculada na Escola Modelo Benedito Leite, cursando até a 4ª série do antigo ensino primário. Mas adquiriu um vasto conhecimento de mundo. Sua universidade foi a própria vida.

Aos 21 anos conheceu o jovem João Câmara, no bairro Diamante, encontrando-o normalmente. No entanto, aquele jovem, vindo de São Vicente Férrer, município da Baixada maranhense, com o objetivo de prestar contas com o serviço militar, procurou se informar sobre o endereço daquela senhorita para enviar-lhe uma carta, pedindo-a em namoro, pois o seu futuro marido era um homem de tradicional família de São Vicente Férrer, a família Marques Câmara, vinda da Ilha da Madeira, de Portugal, a qual teve um ancestral que por determinação da coroa portuguesa fixou-se no município de Peri-Mirim, no Maranhão.

Após um ano de namoro, Dadá casa-se com João Câmara e desse casamento nasceram dez filhos: Carlos Alberto, Sônia, Edna, Dalva, João, Flor de Maria (In Memoriam), Apolinária, Jomar, Anilde e Váldima.

Supermãe, além de seus dez filhos, adotou outras crianças, educando-as sem fazer distinção entre elas e os seus filhos biológicos.

Sempre preocupada com a educação dos filhos, foi capaz de desempenhar com muita sabedoria os papéis de mãe, professora e, às vezes, psicóloga, tendo como base os princípios da ética e da honestidade, valores imprescindíveis para a boa formação do ser humano.

Em 1956 mudou-se, com toda a família, para um povoado em São Vicente Férrer, lugar onde seu esposo nasceu, permanecendo lá por quatro anos.


No início de 1960, a fim de que seus filhos pudessem estudar, resolveu fixar residência em São João Batista. Logo que chegou no município, a primeira providência a ser tomada foi sair em busca de escolas para matricular seus filhos. Mas conseguiu organizar, em sua própria casa, uma escolinha com duas salas de aula multisseriadas, contando com a ajuda de um representante político, partido PTB, o Sr. Procópio Meireles, que remunerava duas professoras alfabetizadoras: Violeta Meireles e Maria Souza Coelho. A escola foi denominada de Escola Trabalhista Brasileira.

Em São João Batista desenvolveu várias atividades tais como: professora alfabetizadora, costureira e parteira. Mas a sua maior dedicação, durante vinte anos (1960-1980), foi o trabalho de parteira. Este trabalho tornou-se tão intenso que era necessário sair de casa às altas horas da noite, transportada em canoas ou a cavalos, meios de transporte da época, para prestar atendimento a mulheres em povoados distantes.

Prestava, também, atendimento, em sua própria residência às gestantes que iam verificar a posição do bebê na barriga, bem como receber orientações acerca da gravidez e o parto.

A fim de uma melhor qualificação para o trabalho, Dadá fez um estágio na maternidade Benedito Leite, em São Luís, no final dos anos 1960.

Em São João Batista, conquistou a amizade da população e das autoridades locais, nutrindo, com todas as pessoas, um bom relacionamento.

Mulher religiosa que, movida pela fé, construiu, com a ajuda de três amigos, uma igreja católica (Igreja Nossa Senhora Aparecida), no bairro Paulo VI, existente ainda hoje.

Seu retorno a São Luís concretizou-se em 1980, residindo no Conjunto Vinhais até os dias atuais, sendo visitada diariamente por pessoas amigas e conterrâneos.

Aos 100 anos, ainda lúcida e com tanta experiência de vida, é capaz de orientar seus filhos, netos e bisnetos.

Faz tudo o que é possível para manter a família sempre unida, comemorando aniversários e outras datas festivas com almoços e jantares.

Com grande satisfação, sempre repete em suas conversas diárias: “tenho dez filhos, vinte netos e dezesseis bisnetos!”

Mulher extrovertida, de temperamento assumidamente forte, determinada, mas generosa. Sente-se feliz e abençoada por Deus por ter criado os seus dez filhos, orientando-os a fim de que alcançassem seus próprios voos, uma sensação de dever cumprido!

Sua imagem engrandece seus familiares, seu exemplo de vida dignifica seus filhos e suas futuras gerações!

 

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CEM ANOS DE VIDA CRONOLÓGICA
Fatos de uma joanina legítima.

Por Jomar Câmara

 


Um dia nasceu uma menina, um ser, uma esperança, uma vida.

O tempo passou, já não temos os brilhos e raios de sol do ontem, nesta estrada.

O corpo físico perdeu seu vigor, nasceu a fraqueza nos ossos;

Com fala singela, bem lenta vejo a ternura do passado.

 

Inquieto renovo meu olhar, mais uma vez com admiração;

chego no fim de um pensamento sem fim.

Como foi a primazia dessa jornada,

nosso Criador bem o sabe.

 

Cada dia é o liame entre a existência do passado e o quase vigor do agora.

Nada se pode fazer, assim é o folego da vida na terra.

Caminhei, pensei, orei, fiz uma prece, encontro o mundo a meu redor.

Quem pode trilhar essa estrada da vida?

A eternidade, bem quero, não depende de mim.

 

Nossa missão foi construir o alpendre;

De tudo que de sorte surgiu com ela;

Eugenia Mendes Câmara, uma joanina, vinda da Enseada do Bezerros;

Mãe de dez filhos, varoa ungida, que mulher!

Quase perfeita. Para os filhos uma Santa.

 

Tudo descrito, não temo narrar, ela é nossa Mãe, uma heroína.

É teu aniversário, completas cem anos, Dona Dadá.

Parabéns senhora, de todos e por todos, sem lamento.

Estamos certo de tudo, do amor do Eterno Pai em ti.

Lembramos da longeva vida. Só nos cabe agradecer e amar.

Tu és minha e nossa mãe, eternamente nossa Rainha.

 

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Artigo: HOMOFOBIA X CRISTOFOBIA | — Pr. Battista Soarez

Homofobia versus cristofobia

Moralidade civilizatória ou promíscuo-perversão da sociedade?


Por Pr. Battista Soarez
(Escritor, jornalista, psicanalista e professor)


FOTO: Divulgação/Internet | Imagem meramente ilustrativa

A luta da sociedade cristã é pela referência à condição de cidadão de bem como parte integrante do Estado. A igreja cristã, baseada em princípios universais e infalíveis (eternos) da justiça de Deus (leia o evangelho de Mateus, capítulos 5, 6 e 7), prima por obrigações cívicas e deveres igualmente cívicos.

Aliás, o que a igreja genuinamente cristã quer é que os valores e princípios sociais se desenvolvam a partir da honra à pátria. Que a sociedade, como um todo, demonstre honra pela pátria e sentimento cívico e patriótico na coletividade.

Mas o que estamos vendo e enfrentando atualmente é um poder obscuro e transloucado lutando pela avacalhação geral da sociedade. Têm surgido grupos sociais de mentes pervertidas tentando implantar uma sociedade igualmente pervertida. Na cabeça promíscua desses grupos, não bastam os pervertidos. É preciso perverter, também, os não pervertidos e obrigar perverter os que não querem ser pervertidos.

Infelizmente, isso é o que vem acontecendo no embate homofobia x cristofobia no Brasil. Grupos de pessoas que parecem odiar a Deus e seus princípios de justiça. Uma gama de gente compactuada com o demônio (inimigo de Deus e das nossas almas) está buscando combater os princípios reguladores da sociedade (fundamentados em justiça e equidade) em detrimento de uma sociedade totalmente promíscua e pervertida.

Nossa constituição federal prega liberdade de expressão. Mas a esquerda brasileira quer criar leis que impeçam as pessoas de falar. Li, em algum lugar, um ditado que diz que “o meu direito de esticar o braço termina na ponta do nariz da pessoa ao lado”. Ou seja, ao apontar o dedo para alguém, devo lembrar de que o outro também tem direitos. Logo, policiar minha conduta na relação com o meu próximo significa respeito, obrigação e cidadania (haja vista o conceito de cidadão ser amplo).

Essa história de orientação sexual deve ser refletida pelos ativistas da perversão e da promiscuidade antes que saiam por aí atropelando a ética, os bons princípios e a moralidade das pessoas normais, pessoas do bem. Quer ser promíscuo, pervertido e insano, seja. Fique à vontade. Mas lembre-se de que eu tenho o direito de ser normal e de expressar a minha fé em Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou por todos. Inclusive por quem quer ser delinquente sexual.

Ser homossexual é uma coisa. Ser pervertido, promíscuo, espalhafatoso, rabugento e neurótico sexual é outra coisa e não tem nada a ver com homossexualidade. Tenho excelentes amigos homossexuais e extremamente respeitadores.

Como psicoterapeuta e pesquisador autônomo (leia meus livros “E assim o amor acontece” e “Ser cristão em tempo de crise”), estudei a fundo a homossexualidade, inclusive do ponto de vista da ciência genética e da neurociência para ajudar amigos e pessoas da igreja. Sei da complexidade cromossômica que envolve essa matéria. Mas, a bem da verdade, o que estão fazendo com essa tal de “ideologia de gênero” é simplesmente violência social. E isso ultrapassa todos os limites da anormalidade.

Freud dizia que “negar a própria sexualidade é negar a própria existência”. Mas isso não quer dizer que eu deva sair por aí violentando a sociedade com o meu pensamento sexual. E as instituições governamentais, por sua vez, não devem formalizar leis que venham incitar a violência entre grupos sociais em nome de uma ideologia sem comprovação científica. Aliás, é uma ideologia agressiva e hostil. Insana, até.

Entendo que cada um tem o direito de fazer o que bem entender da sua vida sexual. Mas que isso fique apenas na individualidade de cada indivíduo. Ninguém precisa expor ou publicizar sua sexualidade e protagonizar o ridículo.

A “parada gay”, por exemplo, da forma como é feita, é um total desrespeito à sociedade. É um verdadeiro estupro à boa ética, aos bons princípios, à consciência e à normalidade social. Ninguém ver por aí “parada heterossexual”. Por que que o heterossexual celebra sua sexualidade entre quatro-paredes e o homossexual tem que ir às ruas protagonizando o ridículo, perturbando a ordem pública?

Sexualidade é uma questão biológica, constituição cromossômica e administração hormonal. A pergunta é: será que todos os homossexuais e simpatizantes se sentem representados quando veem um cristo beijando outro homem na cruz ou um crucifixo ser introduzido no ânus de outro? Não há homossexuais que se consideram cristãos? O que há de normal ou engraçado nos espalhafatos gays? Por que os travestis são espalhafatosos e os transexuais não? Aliás, os transexuais sentem-se mulher. É uma questão interna, psicobiológica. São respeitadores e não expressam trejeitos debochados e transloucados.

É de fundamental importância que nos respeitemos uns aos outros, principalmente no que concerne a direitos e verdades individuais. Cada indivíduo tem o direito de fazer da sua vida o que bem entender, desde que observe e respeite a boa ética, as boas maneiras e os direitos que assistem à coletividade. Aquilo que agride aos outros deixa de ser direito e passa a ser desrespeito e violência. Portanto, o homossexual tem o direito de viver de acordo com a sua opção sexual; o hetero tem o direito de viver a sua sexualidade; o cristão tem o direito de expressar a sua fé em Deus; e, assim, sucessivamente.

Deus criou o ser humano, assim como criou todas as coisas. Infelizmente, o ser humano, criatura de Deus, tornou-se rebelde. E muitos, desgraçadamente, servem a satanás, isto é, com a sua maneira de pensar, com o seu comportamento delinquente e com a sua ingratidão.

Você já se perguntou o que seria do mundo sem Deus? Sem igreja? Sem um pingo de moralidade? E mais: você já se perguntou o que será da sua alma após a morte? Segundo as Escrituras Sagradas, só há dois destinos eternos: o céu (paraíso de gozo no porvir) e o inferno (lago de fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dentes), conforme o Evangelho segundo Mateus (13.42).

Estão atacando a boa ética social e sagrada, a família, a igreja e os princípios cristãos em nome de uma tal ideologia de gênero. Você crendo ou não, Deus existe e a justiça dele vai cobrar de você na eternidade. Se você morrer em desobediência e rebeldia, saiba de uma coisa: depois da morte, não haverá mais arrependimento. Não haverá mais jeito para a tua alma. Portanto, a salvação é uma escolha que deve ser feita em vida.

Quanto aos cristãos, uma palavra: não é todo homossexual que é cristofóbico. Têm homossexuais corretos, que expressam sua fé em Jesus Cristo e, em meio a tudo isso, são respeitadores e cumprem seus deveres e obrigações corretamente. E mais: eles sofrem com a situação. Portanto, estudem a ciência, a genética, os cromossomos, a administração hormonal de cada tipologia biológica e torne-se um instrumento de Deus na vida das pessoas, independentemente da natureza do problema que elas têm. Afinal de contas, você foi chamado por Deus para ser agente de bênção e solução. E não para ser chicote, nem palmatória do mundo.

Quanto às autoridades que querem meter goela abaixo da sociedade comportamentos devassos e desajustados de pervertidos sociais, apliquem isso na sua casa, para você mesmo. Mas não agrida a coletividade em nome da tal ideologia de gênero, que não tem nenhum fundamento científico e nem lógica alguma. Isso não tem nenhuma graça. Nenhuma eficácia benéfica. Só resulta em desconfortos sociais e violência.

Por outro lado, o evangelho de Jesus é para todos, desde que todos aceitem chegar ao pleno conhecimento da verdade. Afinal, Jesus Cristo é o único caminho que conduz o homem para a vida eterna. Por isso o evangelho deve continuar sendo pregado para que todos possam conhecer a verdade divina.

Pregar o evangelho da verdade não quer dizer que o cristão seja homofóbico. Mas significa que Deus é poderoso e misericordioso para perdoar e salvar qualquer pecador, fazendo-lhe justiça eterna.

Ofender uns aos outros em razão de ideologias, pensamentos e filosofias não é o caminho para se endireitar as coisas e construir a paz social. Isso só vem causar dor a muita gente e estrago nas relações sociais. Portanto, respeito, respeito, respeito. Tolerância, tolerância, tolerância. Estas palavras não têm preço. Só promovem o bem e a harmonia social.

Quem ofende e odeia em nome de Cristo é tão patológico quanto quem ofende e odeia em nome das suas opções sexuais. E vice-versa. Jesus dá vida a quem não tem vida. Jesus salva a quem está perdido. Jesus ama mesmo aquele que pratica o ódio. Se você acha que deve combater a homofobia, faça-o. Mas não use isso como desculpa para ser cristofóbico e cair no ridículo, sair por aí como um desvairado sem limites de ânimo. Enfim, não seja um delinquente social, desvairado ou pervertido. Seja plenamente normal. Exija seus direitos, mas sem violência. Exija, por exemplo, leis que obriguem as autoridades governamentais a construírem banheiros públicos para a comunidade LGBT. E não saia por aí causando desconforto e correndo riscos.

 


domingo, 7 de agosto de 2022

Artigo: ESTEVAM ÂNGELO DE SOUZA | Pr. Battista Soarez

Estevam Ângelo de Souza
O que aprendi com a vida de um servo


Pr. Battista Soarez
(escritor, teólogo e jornalista)


Pr. Estevam Ângelo de Souza | FOTOS: Divulgação/Interner/Battista Soarez

ONTEM, dia 2 de agosto de 2022, participei do culto em ações de graças pelo centenário de nascimento do pastor Estevam Ângelo de Souza. Na oportunidade, fui agraciado como ocupante da Cadeira Nº 21, da Academia Ateniense de Letras Ciências e Artes, cujo patrono é o pastor Estevam Ângelo de Souza. A indicação foi do presidente da academia Dr. João Bentivi. Sinto-me ricamente honrado. Durante todo o culto passou um filme na minha cabeça. Não parava de olhar para a família daquele que foi meu pastor de 1983 — ano em que me converti ao Senhor Jesus Cristo — até o dia 14 de fevereiro de 1996, ano em que o servo do Senhor partiu para a glória entrando no descanso eterno. Aliás, até a expressão “servo do Senhor” nos foi ensinada pelo pastor Estevam, e nesta expressão está impressa a imagem do único homem que conheci no qual eu, de fato, vi humildade.

Culto no Templo Central da AD em São Luís em homenagem ao Pr. Estevam

A família do pastor Estevam é a minha família. Porque por esta família eu sempre fui acolhido e bem tratado. Todas as vezes que visito a irmã Giseuda, a viúva, o dia se torna pequeno para tanta conversa. Os relatos acerca de sua experiência ao lado de um dos maiores líderes cristãos de todos os tempos são verdadeiros conselhos ao nosso crescimento espiritual. O pastor e jornalista Benjamin Lima de Souza, filho do pastor Estevam, sempre fala comigo ao telefone. E, então, relembramos os anos de aprendizado e crescimento espiritual durante o pastorado do seu pai e pastor exemplar. Éramos todos jovens. Jovens, mas sempre atuantes na oração e na evangelização.

Pr. Estevam Ângelo de Souza e esposa Giseuda Lima de Souza

No culto de ontem, Benjamin destacou alguns pontos importantes sobre a vida do seu pai, externando algo bastante pertinente e necessário que fosse falado:

— Não adianta querer apagar a memória do meu pai. Não se pode apagar a memória de um homem que foi chamado por Deus para fazer a sua obra e que deixou o seu legado.

De fato. Não tem como apagar o brilho que ele deixou com seu exemplo e sua dedicação ao evangelho de Jesus. Todas as autoridades no Maranhão e no Brasil o respeitavam. Lembro de quando fui morar no Rio de Janeiro, levei uma carta de recomendação assinada pelo pastor Estevam. Chegando lá, fui congregar na Assembleia de Deus em Cordovil onde apresentei a referida carta numa noite de domingo. O pastor da igreja apresentou muita gente, vinda de vários estados do Brasil, deixando a minha carta por último. Igreja lotada. E ele, então, destacou:

— Agora, irmãos — disse o pastor segurando a carta aberta ao lado do microfone — temos uma carta aqui assinada pelo pastor Estevam Ângelo de Souza, do Maranhão, a maior referência eclesiástica do Brasil, recomendando o irmão João Batista Pestana Soares. Onde está o irmão João Batista? Fique em pé e levante a mão para que a igreja o conheça.

Eu estava na galeria e, claro, fiquei de pé e levantei a mão.

— Peço que toda a igreja fique de pé, por favor — continuou o pastor. — O irmão ao lado dê um abraço no irmão João Batista em nome de toda a igreja aqui em Cordovil.

Recebi, então, o abraço do irmão e o pastor continuou:

— A igreja quer receber o irmão João Batista Pestana Soares como usam fazer os santos em nome de Jesus?

Todos, de mãos levantadas, disseram “amém”.

— Irmãos — concluiu o pastor — um crente recomendado pelo pastor Estevam a gente pode receber sem receio. São pessoas que nunca dão trabalho.

Exemplos como este justificam perfeitamente as palavras do pastor Benjamin. “Não se pode apagar a memória de um homem a quem Deus chamou para a sua obra e que deixou o seu legado”.

Lembro-me de quando cheguei em São Luís, em 1983, e fui ao culto de mocidade no Templo Central. Era uma noite de quarta-feira. E a primeira pessoa que veio falar comigo foi Ezequias, filho do pastor Estevam. Com ele vieram, também, os jovens Elizeu, Eudes Alencar e outros jovens da época, muito atuantes na obra de Deus. Naquele dia começou a minha trajetória na Assembleia de Deus em São Luís. Então, passei a ouvir e a absorver um aprendizado que, honestamente, nunca consegui em qualquer outro lugar.

As vezes em que sentei com o pastor Estevam, ouvi dele grandes lições, grandes conselhos e palavras de aprendizado que nunca esquecerei. Ele foi o meu primeiro crítico literário. Pois foi ele o primeiro intelectual que leu um texto escrito por mim e fez as devidas observações. Isso foi em 1987. Eu entreguei nas mãos dele os manuscritos do meu primeiro livro. Ele os leu e, num certo dia, me chamou à sua sala no Templo Central, e entregou-me de volta os originais, com uma carta anexada que dizia o seguinte:

— Prezado irmão João Batista Pestana. Li e apreciei com carinho os originais da sua obra literária. Sem sombras de dúvida, creio que está provada a sua vocação para o ofício de escritor. Contudo, tenho algumas observações a fazer. Seu texto é de natureza histórica e não inspirativa. Isso requer alguns cuidados. Sugiro que o irmão deva continuar estudando, pesquisando e se aperfeiçoando em redação. Não se esqueça de fazer as devidas citações da fonte pesquisada (bibliografia) para não incorrer em plágio. Pois isto costuma criar problema muito sério. Fui informado de que Olavo Bilac passava seis meses burilando um soneto. Isso significa que quando escrevemos e publicamos estamos sujeitos às observações críticas dos sábios. E, por vezes, são críticas impiedosas. Oro para que o irmão tenha pleno êxito na sua vocação.... Do seu pastor e servo Estevam Ângelo de Souza.

Recebi a pasta com os originais de volta e fui para casa triste, lendo e relendo aquela carta, imaginando que tinha sido reprovado quanto ao ofício de escritor. Chegando em casa, engavetei os originais e não peguei mais naquele texto, desistindo da ideia de publicar aquele livro.

Dias depois, cruzei com o pastor Estevam no final de um culto. Ele segurou no meu ombro e disse-me, olhando no meu rosto e expressando meio riso:

— Cadê o livro? Já corrigiu?

— Ah, pastor! — disse eu, meio acabrunhado. — Eu desisti depois da sua carta. Acho que o meu talento para escrever não passa de reportagens e artigos para jornais.

Foi quando ele fixou bem firme nos meus olhos e asseverou:

— Não, meu irmão! Não faça isso. Não desista nunca. O que escrevi para o irmão foi apenas para ajudá-lo. O que eu disse para o irmão foi o mesmo que falei para o pastor Raimundo de Oliveira, uma certa vez em que ele me entregou uns originais exatamente como o senhor fez. Ele entendeu e não desistiu. Continuou escrevendo e hoje é um grande escritor da CPAD.

Fui para casa reanimado. Voltei a escrever e, tempos depois, pastor Estevam estava redigindo uma carta a próprio punho me recomendando para fazer parte da equipe de jornalismo da CPAD, no Rio de Janeiro, onde exerci a função de revisor de livros e, depois, jornalista-correspondente da editora no norte e nordeste do Brasil. A partir daí, passei a escrever livros e, hoje, minha obra literária está presente nas vitrines de todo o país e também no exterior. Os conselhos do pastor Estevam eram palavras proféticas e de bênçãos para nós.


Quando da minha viagem ao Rio de Janeiro para trabalhar na CPAD, ele deu-me alguns conselhos. Dentre os quais, ele me disse:

— Não diga a ninguém que você está trabalhando na CPAD. Deixe que, com o tempo, as pessoas aos poucos vão sabendo que você está lá. Mas, aí, você já criou raízes. Nunca se deve falar a outrem nossos planos e conquistas. Sabe por que, irmão João Batista? Inveja é o único feitiço que pega em crente.

Outra vez, numa palestra para jovens, na qual eu estava presente, ele lecionou:

— Não confunda poder de Deus com barulho. Pois lata vazia faz mais zoada do que uma cheia.

Das lições que aprendi com o meu pastor Estevam Ângelo de Souza, posso destacar o fato de que a igreja de Cristo poderia ter aprendido mais dele, aproveitado mais seus ensinos. Pastor Estevam me ensinou que a igreja de Jesus não é o único instrumento por meio do qual Deus age no mundo. A igreja é apenas uma parte do mundo, aquela que reconhece o Senhorio de Jesus Cristo, Filho unigênito do Deus Altíssimo.

Hoje compreendo perfeitamente que a igreja é a casa de Deus. Mas ela é a casa de Deus somente enquanto existe para os outros (o próximo), em busca de viver para os outros, isto é, para ajudar as pessoas a se encontrar consigo mesmas, a se encontrar com Deus e a se deixar encontrar por Ele. Pastor Estevam vivia todos os dias em causa dos outros e nunca usava o pronome pessoal “eu”, mas sempre o pronominal “nós”, totalmente desprovido de egoísmo e/ou de absolutismo individualista e ensobesmático. Se, hoje, alguns dos seus discípulos são voltados para dentro de si mesmos não aprenderam com Estevam Ângelo, nem absorveram nada deste homem de Deus.

Com o pastor Estevam eu aprendi aquilo que Dietrich Bonhoeffer sempre dizia nas suas exposições sermonárias: é necessário que a igreja possa dizer às pessoas de todos os tempos e de todas as profissões o que significa “viver com Cristo e estar disponível para outros”.

Baseado nisso, hoje me pego a pensar: será que ainda em nossos dias é a hierarquia eclesiástica que nos garante a perenidade da igreja de Jesus? Ou a perenidade é garantida por sua origem divina?

Acho que a resposta para isto poderá ser extraída dos ensinamentos que o pastor Estevam Ângelo de Souza nos dava — para os jovens da época — nas tardes do último domingo de cada mês: sem excluir esta ou aquela afirmação, hoje somos mais inclinados a afirmar que a vitalidade e a perenidade da igreja são provenientes do Espírito Santo, que vive e vivifica os que crêem, esperam e amam. É o Espírito quem suscita, vivifica e revitaliza as comunidades, as quais sustentam a presença da Igreja do Senhor no mundo, de modo sempre novo, como se fosse uma nova realidade.

Nosso pastor Estevam Ângelo de Souza deixou claro que esta verdade cristã, bíblica e neotestamentária nos fala mais alto do que a organização e a estrutura da igreja, embora ele tenha construído 1051 igrejas no Maranhão. Aliás, este foi um dos assuntos que ele falou comigo no último encontro que tivemos antes de eu ir para o Rio de Janeiro. Posso dizer que com o pastor Estevam Ângelo aprendi, ainda, que a igreja de hoje necessita atrair a atenção do mundo inteiro porque ela está nele como “sinal”. É ao mundo moderno — ao mundo da comunicação sem fronteiras e sem limites — que ela, a igreja de Jesus, necessita se dirigir, expressando-se na linguagem de hoje para o hoje, com os meios de hoje.

Com base nisto, posso acrescentar que a igreja usa, emprega, serve-se dos meios de comunicação, mas deverá ainda aprofundar a espiritualidade da comunicação na cultura hodierna. A igreja corpo-de-Cristo, sem espiritualidade, é apenas corpo-social e mera instituição.

Sempre que viajo pelo interior do Maranhão e tenho a oportunidade de pregar numa igreja Assembleia de Deus, ou de conversar com algum pastor que conviveu ou foi instruído pelo pastor Estevam Ângelo de Souza, ouço que o pastor Estevam era um homem durão e legalista. O que certamente não procede. Pastor Estevam era conservador das doutrinas bíblicas, as quais ele chamava de “sã doutrina”. Mas ele não era legalista. Ser conservador é uma coisa. Ser legalista é outra coisa bem diferente.

Legalismo, do ponto de vista religioso, é fanatismo, é fixação de ideias imperialistas. Portanto, todo legalista é fanático. E todo fanático tem um zelo religioso obsessivo, exagerado, doentio que pode levar a extremismos de intolerância. Ao passo que ser conservador é ter convicção dos princípios bíblicos e deveres cristãos espirituais. E ter convicção dos princípios bíblicos e deveres espirituais é viver a vida abundante em Cristo Jesus, o Senhor. E é exatamente isto que define a pessoa do pastor Estevam na sua relação com Deus e sua vida ministerial.

Portanto, com base no que o pastor Estevam nos ensinou, hoje entendemos que, como líder cristão, sua maior preocupação era fazer com que todos fossem discípulos do Senhor Jesus, dedicados à unidade do Corpo de Cristo e ao serviço de comunicar as boas novas do Evangelho. Sua vontade era que a igreja Assembleia de Deus no Maranhão testemunhasse a martyria, que abrisse suas portas para que seus filhos e suas filhas entrassem em casa e nela trabalhassem a diakonia e, fazendo-se irmãos e irmãs uns dos outros, vivessem harmoniosamente a koinonia (a comunhão e a partilha). E, enfim, com seu jeito simples, conservador e íntegro, o pastor Estevam Ângelo de Souza nos ensinou que o elemento decisivo da Igreja de Jesus Cristo é o Espírito Santo que nela habita e age mediante a entrega total e generosa de todas as pessoas crentes que lhes são dóceis.

Desta maneira, o pastor Estevam foi quem mais nos ensinou acerca do Espírito Santo, sua presença e seu agir no mundo.


quarta-feira, 13 de julho de 2022

POLÍTICA | Deputado Pastor Gil reúne com o presidente Bolsonaro em Brasília

Deputado Pastor Gil reúne com Bolsonaro em Brasília
Na ocasião, foi oficializado convite que confirma participação do presidente em evento de mulheres evangélicas em Vitória do Mearim-MA


Por Battista Soarez
(De São Luís - MA)

Presidente Bolsonaro e Deputado Pastor Gil | FOTO: Divulgação

O DEPUTADO FEDERAL PASTOR GIL (PL-MA) esteve reunido na manhã desta terça-feira, 11/07, com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), oficializando o convite que o deputado fez ao chefe do Executivo para estar presente nesta quinta-feira, 14/7, a partir das 10 horas no maior evento de mulheres da Assembleia de Deus no estado do Maranhão.

Trata-se do 38º Congresso Estadual de Missionárias e Dirigentes de Círculo de Oração, promovido pela Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Maranhão (CEADEMA). Neste ano, o congresso de mulheres da Assembleia de Deus acontecerá na cidade de Vitória do Mearim, no Maranhão. O evento reúne cerca de cinco mil mulheres.

No encontro com o deputado Pastor Gil, o presidente confirmou sua participação no evento, depois de passar por Imperatriz, também no Maranhão, para participar de outro evento evangélico e, ainda, de uma motociata.

— O presidente Bolsonaro será bem-vindo, e eu convido a todos a se fazerem presentes — disse o deputado.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Antônio Norberto reúne com amigos e fala sobre pré-candidatura a vice na chapa de Lahésio Bonfim

 Antônio Norberto reúne com amigos e fala sobre sua pré-candidatura a vice-governador

Da Redação
São Luís - MA

Da esq. p/ Dir.: Mauro Goltzman, Antônio Norberto, Beto Rocha, Ricardo Gama e Battista Soarez. | FOTO: Divulgação.

NESTA SEGUNDA-FEIRA, 11/07, estiveram reunidos no restaurante Lugano, no Calhau, os empresários Mauro Goltzman e Beto Rocha, os escritores Antônio Norberto e Battista Soarez (pré-candidato a deputado estadual) e o futuro candidato a vereador de Guimarães, Ricardo Gama. Antônio Norberto, que também é inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), falou sobre sua pré-candidatura a vice-governador na chapa do médico e ex-prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes, no Maranhão, Lahésio Bonfim. Segundo Norberto, o projeto político do grupo de Lahésio cada vez mais está ganhando apoio do eleitorado maranhense, inclusive dos empresários.

— Temos conversado com toda a população, inclusive com a classe empresarial que está muito insatisfeita com o atual governo — disse Norberto.

Norberto se refere às atitudes perseguidoras do ex-governador Flávio Dino com sua política perversa contra empresários, com cobrança de impostos exorbitantes e, literalmente, usando a máquina do estado para quebrar e assaltar empresários, tomando suas empresas e deixando famílias inteiras sofrendo necessidades e impactos emocionais. Exemplo disso, ocorreu com os hospitais Aliança, HCI e outros empreendimentos privados. Mas o caso mais mirabolante e absurdo é o que vem ocorrendo com a empresa Servi Porto, dona dos ferry-boats que operam na travessia entre São Luís e Cujupe. As atitudes de Flávio Dino contra a Servi Porto ocasionaram agravamento no estado de saúde do seu fundador, o qual não aguentou a pressão e faleceu.

Na reunião, os empresários Beto Rocha e Mauro Goltzman reafirmaram apoio à candidatura de Lahésio Bonfim e à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro. Lahésio vem crescendo cada vez mais nas pesquisas de intenção de voto. Foi um encontro marcante, em que também foram ventilados vários aspectos da literatura maranhense por Battista Soarez e Antônio Norberto.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Artigo: QUE ESPÍRITO É ESSE? | Pr. Battista Soarez

ARTIGO

Que espírito é esse?
Principados e potestades estão nos púlpitos das igrejas liderando sobre nós

 

Pr. Battista Soarez
(escritor e jornalista)

Imagem meramente ilustrativa | FOTO: Divulgação/Internet

HÁ ANOS VENHO enfrentando forças contrárias em relação ao meu chamado como homem de Deus. Aprendi que quando somos convertidos em Jesus Cristo passamos a ser seres espirituais e, portanto, alvo de forças espirituais malignas. Daí a necessidade de manter uma vida de constante oração.

O corpo de Cristo é formado por homens e mulheres que — quando santificados e obedientes em conformidade com o evangelho de Jesus — falam e andam cheios do Espírito Santo. Mas quando vacilantes, duros de coração, cheios de ira, porfias, intrigas e imposições da sua própria vontade, tornam-se rancorosos, carnais e não consultam mais ao Senhor quanto aos seus afazeres eclesiásticos.

Passam, então, a administrar a igreja de Deus com ideias próprias. Pior: passam a colocar debaixo dos seus pés jovens, homens e mulheres cheios dos dons de Deus, de maneira que as pessoas ficam impedidas de desenvolverem seus ministérios no corpo de Cristo. Pagarão por isso um dia? Sim, pagarão. Mas até lá já causaram um estrago sem tamanho no reino de Deus.

Quando me converti ao Senhor Jesus, em 1983, tinha 16 anos de idade. Em poucos meses, o Espírito de Deus me capacitou e, então, passei a pregar a palavra do Senhor, ensinando e aconselhando pessoas. Então, ficou logo claro que o meu ministério era o de mestre. Mestre é aquele dom espiritual cuja atividade [de ensino] edifica a igreja do Senhor, coisa que irrita o diabo e, portanto, quem o exerce logo passa a ser retaliado. Satanás não suporta uma igreja instruída na sabedoria da palavra do Criador. Então, ele resolve atacar o príncipe de Deus que ensina. Foi aí que passaram a acontecer coisas na minha vida sobre as quais eu não tinha o menor entendimento.

Inveja, ciúmes, ódio sem causa e calúnias do nada passaram a acontecer. Há pessoas malignamente criativas em fomentar comentários aleivosos sobre os outros. E isso, normalmente, vinha sempre de pessoas que tinham liderança acima de mim. Pastores, líderes ou alguém de influência. Isso me chamou a atenção e, aí, passei a estudar sobre dons, ministérios e batalha espiritual.

Descobri que nós, crentes, temos níveis espirituais no corpo de Cristo. Vivemos, assim, o reino de Deus. E neste reino temos qualificações espirituais. Por exemplo, no reino de Deus eu sou príncipe. Logo, o agente do mal que vem para cima de mim, me atacar e perseguir-me, é sempre um principado ou uma potestade. O apóstolo Paulo falou sobre isto em Efésios, no capítulo 6. É óbvio que um principado ou uma potestade não vai usar qualquer um. Principado usa líderes contra aquele que tem a posição de príncipe no reino de Deus. Já a potestade usa, normalmente, um sistema, uma organização, uma equipe de líderes.

É por isso que, nas convenções de igrejas, pastores formam comissões para derrubar outro pastor que é príncipe e que, normalmente, está fazendo um trabalho importante para devastar as obras de satanás ou ganhar uma comunidade social onde há domínio de espíritos malignos, por exemplo. Portanto, quem está usando esses pastores de convenção para derrubar outros pastores são exatamente principados e potestades. E não o Espírito de Deus. Mostre-me na Bíblia onde fala que uma ovelha ferida, que pecou, que cometeu erros etc., deve ser excluída. Claro que você não acha. Mas você acha o texto que diz “se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai não vos perdoará” (Mateus 6.15). O evangelho da cruz, portanto, é inclusivo e não excludente. A prática do perdão entre os crentes é uma autodefesa contra o inferno. Já a falta de perdão é uma forma de contribuir com ele.

O diabo sabe, obviamente, que um pastor rancoroso, que não perdoa ou que derruba um colega, está a caminho do inferno. Por isso ele coloca espírito de intriga no meio do povo de Deus. Porque ele, o diabo, sabe que a contenda é uma forma de puxar pastores e líderes para o inferno. E ele quer fazer isso o máximo que ele puder, antes que Jesus volte para buscar sua igreja.

Aqui na minha cidade, por exemplo, tem um pastor que nem me conhece, não sabe da minha história, não sabe do meu sofrimento, nem conhece a minha família. Mas ele vive falando mal de mim, tem inveja de mim, me atrapalha e torce pelo meu insucesso. Já perdi grandes oportunidades por conta desses agentes do mal. E assim há vários pastores e líderes procedendo dessa maneira entre si. Inclusive presidentes de convenção e de igrejas grandes. Quando vou buscar o histórico desses indivíduos, geralmente deparo-me com uma história de pecado não confessado lá atrás. E aí está a brecha para o diabo usar líderes contra outros líderes. O diabo só precisa de um pequeno detalhe pecaminoso para entrar na sua vida e usar você contra o seu próximo.

Quando o diabo identifica que você tem planos para contribuir com o reino de Deus, ele vai para cima. Vai atacar você, para atrapalhar de alguma forma, e impedir que o teu ministério seja desenvolvido. A luta do inimigo não é contra uma pessoa. A luta do inimigo, o diabo, é contra a obra de Deus na vida da pessoa.

Não faz muito tempo, eu fui pregar numa conferência numa cidade no interior do Estado e, lá, Deus me usou com autoridade para falar de espíritos malignos que usam pastores e líderes contra outros também pastores e líderes. Eu não sabia nada do que estava acontecendo ali contra mim.

— Inclusive aqui nesta conferência — disse eu em certo momento da minha pregação — têm pastores sendo usados por espíritos malignos para impedir que eu ministre a palavra de Deus hoje aqui.

No término da pregação, vários pastores vieram até mim, pedir perdão. Eu não entendi nada. Quando voltei para casa, em São Luís onde moro, recebi várias ligações de pastores pedindo mais perdão para mim. E eu continuei sem entender nada. Depois o pastor-presidente da convenção ligou para mim e perguntou-me se, antes de eu pregar, alguém teria me dito alguma coisa. Eu, claro, respondi que não.

— Pois tudo o que o senhor falou na sua pregação estava acontecendo — disse ele.

E, então, disse-me que vários pastores estavam fazendo complô para impedir que eu pregasse naquele evento. Fizeram grande pressão sobre ele. "Não deixa esse cara pregar aí", diziam eles. Alguns até estavam com ódio, sem causa, de mim. Só então eu entendi a artimanha de satanás e o que ele queria fazer usando como agentes dele os próprios homens de Deus.

Muitos pastores estão à frente de obras cheios de influência maligna e nem se dão conta disso. Estão impedindo a obra, ferindo pessoas, tomando decisões unilaterais, falando em línguas espirituais malignas e, portanto, enchendo a igreja de problemas e causando divisão. As dissensões acontecem e eles não conseguem resolvê-las porque eles mesmos são a causa.

Não se engane: no meio do povo de Deus há espíritos da quarta dimensão imitadores da obra de Deus. Há o falso “espírito santo” que cura, opera milagres, batiza, fala em línguas e profetiza. Nós os conhecemos pelas suas práticas e atitudes. Sempre estão maquinando contra o próximo, falando mal do próximo, com inveja do próximo, impedindo o próximo de crescer e/ou desenvolver seus projetos e dons.

As profecias desses agentes estranhos são violentas, em tom de voz arrogante, corriqueiras e nunca se cumprem. Logo, fica fácil saber: estamos sendo liderados por espíritos malignos, principados e potestades. Que estão nos púlpitos, em frente de obras, profanando e tirando proveito financeiro para sustentar sua vida de pompas e megalomania.

Quando você é príncipe de Deus, o povo gosta de você. Mas a liderança te odeia. Por que? Porque o principado que está no líder para te perseguir não suporta os dons de Deus operando em você.


sábado, 2 de julho de 2022

ENTREVISTA: PR. BATTISTA SOAREZ | UM AUTOR DE MUITAS IDEIAS (II) | Por Marina Sousa

Um autor de muitas ideias (Parte II)
O escritor, jornalista e pastor maranhense Battista Soarez tem escrito livros e artigos de impacto social. Sua obra A Igreja Cidadã já foi finalista em prêmio nacional de literatura, citada em dissertação de mestrado e até em pesquisas de empresas estrangeiras.

Por Marina Sousa
(Jornalista da Assembleia Legislativa)


Pr. Battista Soarez | Foto: Roney Costa

LEITURA LIVRE Na primeira parte desta entrevista, o senhor estava falando que o livro mais recente de sua autoria, que é o livro “Construído redes de amizade: a metodologia do evangelismo envolvente” (Editora PECC, 2021), é uma abordagem que orienta a igreja brasileira para a prática da visão que foi exposta no livro “A igreja cidadã” (AD Santos Editora, 2018). E o senhor, então, explicou que os dois livros, juntos, são um curso completo de evangelismo aplicado ao desenvolvimento integral de igreja. Como é que funciona tudo isto?

BATTISTA SOAREZ — Sim, verdade. Desde 1991, quando eu ainda estava trabalhando no banco...

L. LIVRE Qual era o banco?

B. SOAREZ — ... Banco América do Sul, que, depois, foi vendido para o Banco Itaú e para o Sudameris (este, por sua vez, vendido, em 2007, para o Santander). Bem, naquela época, em 1992, tive a ideia de criar uma proposta de prática evangelística e missionária que, como você falou, incorporasse ao mesmo tempo espiritualidade e desenvolvimento integral da igreja. Então, comecei a trabalhar um discurso que desse visibilidade à ideia de “Igreja corpo de Cristo” e “igreja corpo social”. A primeira ideia vislumbra o comprometimento espiritual da igreja e a segunda se relaciona com a prática sócio-humanitária da igreja corpo-espiritual. Aí, nós temos duas responsabilidades num só corpo: igreja “corpo-espiritual” e igreja “corpo-social”. Num projeto sério de evangelização e missões, uma coisa não existe sem a outra. Isto implica em desenvolvimento social, educacional, econômico, saúde, assistência, atividades de campo e por aí vai. A obra de Deus não sobrevive só de ler Bíblia, orar, jejuar e pregar. Ela precisa de organização financeira para sua sobrevivência e funcionalidade.

L. LIVREEntendi... Mas, e aí? Quais foram os passos a partir de 1992 que culminaram com a ideia de igreja cidadã e, enfim, de metodologia de evangelismo envolvente?

B. SOAREZ — Em 1992 mesmo comecei a produzir um texto, como falei a você na primeira parte desta entrevista, sobre “igreja planificada”. A proposta era fazer com que a igreja de Cristo começasse a fazer e desenvolver projetos sócio-organizacionais para manutenção do corpo de Cristo enquanto instituição social e comunitária. A vida comunitária é uma vida cheia de necessidades. Tanto espirituais quanto físicas, psicológicas e emocionais. Inquietava-me, também, como os crentes se relacionavam na igreja. Tinha e tem muita falsidade e falta de amor. Vi que a gente prega uma coisa e vive outra bem diferente. Estudamos o evangelho na Escola Bíblica Dominical, mas não conseguimos reproduzir, de fato, aquilo que a gente estuda. Em 1999 publiquei um pequeno livro sobre “igreja planificada” e, logo depois, em 2000, publiquei pela Editora Hosana, de São Paulo, a obra “Crente, mas consciente”, a qual tem uma mensagem voltada para a plenitude da fé e a dignidade humana. E, assim, fui sempre ampliando uma abordagem de relacionamento entre a igreja consigo mesma e com o mundo. Não o mundo de natureza atroz. Mas o mundo-sociedade, o mundo de pessoas. Pessoas que precisam ser resgatadas para o reino de Deus. Em 2005, concluí o livro “A igreja cidadã”, mas só foi publicado em 2007. O livro “Construindo redes de amizade”, embora já tivesse sido trabalhado antes, só veio a ser publicado em 2021.

L. LIVRE O fato de o senhor morar aqui em São Luís, longe do centro de produção editorial e comercial, como São Paulo e Rio de Janeiro, atrapalha sua carreira de pastor e escritor?

B. SOAREZ — Gostei desta pergunta. Gostei porque ela traz a lume uma discussão necessária e, de fato, importante para nós que moramos aqui no nordeste. A gente, aqui, tem muita dificuldade de ser valorizada. Além disso, as autoridades políticas que administram o nosso sistema de modo geral não estão nem aí para a arte e a cultura do Maranhão. Não há incentivo para publicação, divulgação e distribuição literárias. Todavia, nossas ideias são de alto nível. Mas os nossos governantes não conseguem ver isso. Não conseguem perceber que a comunicação, por meio da literatura e da arte, é que gera o desenvolvimento de um estado ou país. A gente escreve livros e, depois, sai por aí praticamente pedindo esmolas para ver nossas obras publicadas, se quisermos. Quando seria muito fácil resolver esse problema, se tivéssemos criatividade e boa vontade política.

L. LIVREDe que maneira?

B. SOAREZ — No Brasil têm grandes editoras. Só que essas editoras têm receio de investir em autores novos e terem prejuízo.  Porque ninguém conhece um autor novo. E não conhece porque não houve divulgação desse autor em nível nacional. E é aí que entraria a parceria com o estado. Bastaria uma conversa da secretaria de cultura com as grandes editoras, distribuidores e livreiros de todo o país. E ainda com editoras estrangeiras para tradução da obra para outras línguas. O estado e o país teriam um retorno hercúleo em matéria de visibilidade nacional e internacional, o que traria grande desenvolvimento para o turismo, investimento econômico e valorização da nossa cultura em todos os aspectos. Isto colocaria o Brasil no topo do desenvolvimento cultural, comunicacional e outros aspectos. Somos um país rico de tudo. Mas pobre de mentalidade. Não temos criatividade para saber administrar corretamente o que temos. A arte literária, no entanto, é um instrumento de peso na cultura de um país, capaz de influenciar todos os setores da sociedade no âmbito do seu desenvolvimento.

L. LIVREPor falar nisso, no primeiro governo de Flávio Dino, seu nome foi lembrado pelo então secretário de ciência e tecnologia Bira do Pindaré para assumir a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). Por que não deu certo? O que houve?

B. SOAREZ — O que houve eu não sei explicar ao certo. A única coisa de que tomei conhecimento foi que a pessoa encarregada de entregar o meu currículo para Zé Reinaldo Tavares, então responsável pela juntada de documento, não o entregou. Meu currículo nunca chegou às mãos dele. Depois essa mesma pessoa, que é meu amigo, me ligou dizendo que não tinha entregado a minha documentação porque eu iria dirigir um site do jornal dele. No dia da reunião, eu recebi uma ligação 01h00 da manhã. Eu até já estava dormindo. Era uma equipe de pessoas reunidas com Zé Reinaldo e Bira do Pindaré. A pessoa que estava ao telefone me informou de que o Bira havia me indicado pelo fato de ele me conhecer, pois fomos contemporâneos de trabalho em banco, e também por eu ser escritor e conhecido em nível nacional. Bira teria dito que meu nome seria bom porque eu tinha condições de promover o nome do Maranhão nacionalmente. Mas não deu certo.

L. LIVRESe tivesse assumido a FAPEMA, o que o senhor teria feito?

B. SOAREZ — Exatamente o que o Bira disse. As pesquisas científicas seriam publicadas e divulgadas em nível de Brasil, em parcerias com grandes editoras e distribuidoras, porque eu tenho canais lá fora para isso. Faria parcerias estrangeiras e o Maranhão, com isso, teria grande visibilidade internacional. E aí o estado seria conhecido no país inteiro e no exterior como grande celeiro de produção científica, tecnológica e literária. Sem contar as parcerias que eu iria promover com escolas da educação básica e universidades. Sendo promovido nacional e internacionalmente, o Maranhão atrairia um público exponencial para o turismo. Isso geraria ocupação e renda de maneira incomensurável, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico do estado.

L. LIVREO senhor será candidato em 2022?

B. SOAREZ — Até o momento estou pré-candidato.

L. LIVREPor que “até o momento”? O senhor pretende desistir da pré-candidatura?

B. SOAREZ — Não é que eu pretenda desistir. Esta eleição de 2022 está muito complexa. As configurações não estão muito favoráveis ao alinhamento político para quem, de fato, é de direita. Nem para a esquerda também. Tudo indica que os futuros candidatos deverão ter muito dinheiro para viajar, gastar com combustível e, enfim, ter fôlego financeiro para fazer o necessário. O básico. Tudo está muito caro. Inclusive o combustível. Eu não tenho recursos. Tudo o que tenho é discurso político, amizade, inteligência e vontade política. Isso significa que parcerias serão necessárias. E é isso. Eu dependo de parcerias. Além do mais, eu esperava que a direita se unisse num só projeto. Mas cada um foi paro o seu próprio lado, em busca de seus próprios interesses e de seus aliados, e, agora, tudo ficou meio bagunçado. A igreja evangélica, nessa configuração que aí está, ficou numa situação difícil. E todo mundo sabe que a igreja define qualquer eleição. Qualquer candidato que for para a esquerda perderá os votos da igreja. Tá arriscado a direita perder no Maranhão por falta de organização e unidade política.

L. LIVREO fato de o senhor ser conhecido como escritor, jornalista e pastor ajuda?

B. SOAREZ — Em parte ajuda. E em parte atrapalha.

L. LIVREPor que?

B. SOAREZ — Ajuda porque o público que me conhece como, por exemplo, alunos e leitores, sabe do meu caráter e do meu pensamento ético, social e político. E atrapalha porque o fato de ser conhecido atrai invejosos, aproveitadores e falsos amigos. E também inimigos, inclusive entre lideranças como, por exemplo, pastores. E esses sujeitos falam mal de você só por inveja. Só para não ver o teu sucesso. E pior: eles não falam na tua cara, nem publicamente, para você não ter a chance de se defender. Eles falam mal de você, mancham a tua imagem e ainda pedem segredo. São covardes. Eu acho que sou a única pessoa que não dá crédito para fofoqueiro. Se alguém vem até mim falar mal de alguém, esse indivíduo já perdeu crédito comigo. Porque, normalmente, o fofoqueiro tem algum interesse maléfico. Como sou psicoterapeuta, eu já avalio a saúde mental desse sujeito. Recentemente, descortinei um falso amigo desses, a partir de suas atitudes estranhas para comigo e perfil psicológico incoerente. Fiz uma breve busca, e apurei que seu histórico familiar não é de boa referência. Uma pessoa assim, em algum momento vai te dar problema em termo de relações humanas. E isso atrapalha você, de alguma forma, em qualquer projeto público.

L. LIVREPensando nisso, como o senhor vê a política, uma vez que o senhor é pastor e pregador do evangelho? O senhor não acha que há muitos paradoxos entre os princípios bíblicos que a igreja prega e a prática política?

B. SOAREZ — Sem dúvida. Aliás, você tocou num aspecto crucial que pontua exatamente a relação da ética política com a ética do evangelho de Jesus. Eu, particularmente, vejo a política como instrumento de construção, transformação e reconstrução social. Isso vem desde a “polis” grega. Não há outra maneira de administrar a vida pública senão pela política. Portanto, política é uma ciência. E uma ciência que está presente em todo segmento e em qualquer instituto ou grupo social. Inclusive na igreja. O que ocorre é que não se deve confundir “política” (no sentido da arte de governar, organização, gestão, direção, povo, cultura, civilização, ciência e administração da coisa pública) com “política” (no sentido de partidarismo, interesses espúrios, fanatismo, facciosismo político, vantagens financeiras, corrupção, nepotismo, intrigas, violência, desvio de verbas públicas e outras coisas). A igreja, na arte de fazer política, tem de fazer a diferença. Ela tem de ser participativa, sendo “sal” e “luz” do mundo e no mundo.

L. LIVREMas o senhor acha isso possível no mundo de hoje, com tanta tendência do pensamento humano para a prática da corrupção?

B. SOAREZ — É complicado porque os políticos honestos, aqueles que não participam dos esquemas de corrupção, ficam encurralados e, por fim, excluídos no contexto. Mas eu acho que ainda é possível de se fazer a diferença pelo viés de uma ética que prima pelo compromisso com a justiça, a verdade, a honestidade e os princípios universais da justiça orientada pelas Sagradas Escrituras. Acho que a igreja deve caminhar participativamente nesse sentido. O eleitor também deve contribuir, deixando de votar por dinheiro. Tem que parar de vender voto. O eleitor que vota por dinheiro não quer ver o país mudar de situação. Não tem direito e nem moral para cobrar políticas públicas do seu candidato. E o político que compra voto não tem obrigação com as políticas públicas que beneficiam toda a coletividade. Afinal, ele comprou o voto. Os dois, candidato e eleitor, nesse caso devem ser punidos por crime de prevaricação do direito público. O voto é um direito público porque se trata do sufrágio que determina as decisões sobre a vida da coletividade, da vida pública. Portanto, eu não tenho o direito de vendê-lo porque não é propriedade particular minha. Ele é público, de interesse público.

L. LIVREEntendi. E isso tem a ver com a vida pública, não é?

B. SOAREZ — Obviamente. Sempre que dou aula de ciência política para os meus alunos na universidade, faço questão de explicar para eles que o sufrágio é a manifestação direta ou indireta da vontade do cidadão. Sendo assim, trata-se de uma forma de participação e demonstração de interesses dos indivíduos na vida pública e na sociedade política. Isto envolve debate, voto e manifestação acerca de interesses coletivos. Logo, o voto não é propriedade particular minha, nem sua, mas da coletividade. Portanto, o voto é um direito público porque é de interesse público, coletivo. Por isso não pode ser vendido, nem comprado. Quem assim o fizer comete crime.

L. LIVRETanto no livro A igreja cidadã como no Construindo redes de amizade, o senhor divide a teologia em três partes. Ou seja, “teologias fundamentais”, “teologias sistemáticas” e “teologias práticas”. Por que escolheu trilhar pelo caminho das teologias práticas?

B. SOAREZ — Eu não sei se com a minha obra estou fazendo teologia. Porque, quando estou escrevendo, estou pensando no reino de Deus. E não em debate teológico. Estou focado é em alcançar vidas para Jesus, em salvação de almas. Em cada linha que redijo, procuro mirar a justiça que deve ser promovida entre os homens. Mas se a teologia está me colocando dentro do seu campo científico, as teologias práticas são a minha escolha porque é exatamente neste campo que consigo ver realmente um discurso de compromisso com a realidade das necessidades humanas. O evangelho de Jesus é um serviço da justiça divina prestado à humanidade.

L. LIVREFoi pensando nisso, então, que o senhor propôs a rede de amigos em Cristo como método de evangelização?

B. SOAREZ — Perfeito! A rede de amigos em Cristo é uma estratégia de ação. Nessa estratégia de ação você alcança almas para Jesus cuidando de pessoas, compreendendo a sua realidade. Amando as pessoas. É um método que nos leva a praticar os mandamentos do Senhor, ensinados por Ele e os apóstolos ao longo do Novo Testamento. Quando Jesus disse “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, conforme está escrito em João (13.34-35), ele estava dando-nos a missão de cuidarmos uns dos outros como seres humanos. Este é um mandamento universal. Em Cristo, devemos amar os seres humanos independente de cor, raça, religião, sexo, rico, pobre, nativo ou estrangeiro. O amor divino é um princípio universal. Sendo assim, é o melhor método de alcance de pessoas para o reino de Deus.

L. LIVRENo geral, como o senhor vê a igreja brasileira atualmente?

B. SOAREZ — Temos de alisar vários aspectos. E eu já nem gosto de falar desse assunto. Mas posso explicar algumas coisas para você. Coisas que interessam não só para nós cristãos, mas para todo mundo em geral. A igreja está sendo conduzida por mentes paranóicas. Os grandes líderes cristãos neste país não têm saúde mental coletiva. A gente constata isso pela maneira como eles agem e como eles interpretam a Bíblia. Temos pessoas boas? Sim. Temos pessoas boas, lúcidas e honestas como, por exemplo, Hernandes Dias Lopes, Luciano Subirá, Augusto Nicodemos e outros anônimos por aí a fora. Mas estes poucos, isoladamente, não têm força para mudar uma realidade tão complexa como a que hoje vivenciamos. Mas estão fazendo a sua parte. Eu também estou fazendo a minha parte, escrevendo livros e ensinando a igreja do Senhor Jesus Cristo. Mas, por falta de líderes corretos, a igreja brasileira está sofrendo. Ela se divide a cada dia e, por isso, caminha o tempo todo doente. E aqui cabe uma longa discussão.

L. LIVREEntão vamos deixar este assunto para uma terceira parte desta entrevista?

B. SOAREZ — Fique à vontade.

L. LIVRETudo bem, então. Estamos combinados.