Páginas

domingo, 4 de agosto de 2024

COLUNA LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

COLUNA LEITURA LIVRE
_________________________
Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)

Quem é você como ser humano?
Quando não somos o que achamos que somos e perdemos o bem mais precioso da vida


Imagem meramente ilustrativa | Foto: Divulgação 
________________________ 
A SOCIEDADE ATUAL ESTÁ repleta de gente que bate no peito e diz com toda impetuosidade do seu ego: "eu sou...", "eu tenho...", "eu posso...". Que o leitor não me chame de chato, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é, atualmente, o exemplo mais típico desse tipo de orgulho. Ele entende que ele é absoluto, acha que tem o mundo em suas mãos e está convencido de que pode tudo, inclusive decidir sobre a vida das pessoas.

P U B L I C I D A D E

Mas, indo a fundo na questão, o que o futuro reserva para um ser humano dessa estirpe? Quando a Bíblia diz "não julgueis para que não sejais julgados" (Mt 7.1) ou "com a medida com que medis vos medirão também" (Mt 7.2), a gente observa que o grupo com o qual Jesus estava lidando pertencia a uma classe de indivíduos maus, violentos e com o coração cheio de religiosidade legalista e ódio. Eram líderes da religião judaica mas, também, havia ali gente do judiciário e da política da época cujo poder tomava conta das suas cabeças e, então, eles achavam que a melhor maneira de zelar pela política dominante era utilizando o método cruel da ditadura do sistema que ordenava as forças autocráticas com a mais severa violência (Jo 5.8).

O Senhor Jesus Cristo, em dado momento, saía do ambiente contaminado de ódio e violência para não ser morto antes da hora determinada pelo Deus Criador do Universo (conf. Jo 7.1). Aquela atitude das autoridades do sistema político-social era chocante. Elas eram autoridades sobre o povo. Povo escolhido por Deus. Havia ali muitos de coração simples que se deixaram convencer pelo discurso do sistema e que, por fim, foram conduzidos e envenenados pela política do mal.

Certamente aquele sistema fazia de tudo para educar o povo (inclusive por meio das instituições educativas e multilaterais) nas suas ideologias perigosas e demonstrar para o mundo que as autoridades meramente humanas "eram tudo", "tinham tudo" em suas mãos e, portanto, "podiam tudo", inclusive decidirem sobre a vida e a morte das pessoas. Foi então que Jesus e os dois ladrões da cruz sofreram a penalidade de morte por determinação exatamente do sistema comandado pelo orgulho e pela soberba do coração humano.

P U B L I C I D A D E

Hoje, em nossos dias, quem desfruta das honrarias do poder humano tem dificuldade de aceitar algo diferente. Nossos amigos que têm dinheiro e poder nos humilham e nos menosprezam com seus jeitos frios e soberbos de ser, na maneira como se relacionam conosco. Veja os políticos eleitos com os nossos votos.  Olhe para aqueles que conseguiram comprar mansões e carros de luxo do ano. Observe como eles tratam você. Analise a maneira como eles atendem às suas ligações telefônicas, quando as atendem.

Esses indivíduos (encharcados de soberba e presunção) olham para você com menosprezo, soberba e altivez. Como se eles não fossem constituídos de carne e osso como qualquer mortal. Esquecem que um dia, quando morrerem, vão ser consumidos pelos vermes da terra e vão feder na podridão da matéria que, finalmente, vira pó e se mistura com minúsculos grãos de areia. Esquecem, ainda, que o seu intestino é cheio de cocô e que isso fede dentro de si, acumulando vermes, fungos e bactérias. Ufa! Como você, na qualidade de ser humano, é podre e fétido!

O pior é que tudo isso, além do que foi mencionado, tem o poder de levar você à perdição eterna, caso você não se arrependa e não decida mudar de vida por meio de Jesus Cristo, o único Mediador entre Deus e os homens, e, portanto, o único Salvador e Consumador da nossa fé. Seja honesto consigo mesmo e pense sinceramente: quem você pensa que é? A salvação é o bem mais precioso da vida. Perdê-la, portanto, não é uma atitude inteligente.

________________________ 

P U B L I C I D A D E


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.