Translate

sábado, 27 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

POLÍTICA

Ao interceder por evangélicos, Mical fica presa na SMTT
A parlamentar foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários

Dep. Mical Damasceno | Foto: Divulgação 

_________________________

A DEPUTADA MICAL DAMASCENO (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Mical foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local.

PUBLICIDADE 

Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração. 

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular.

A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

________________________

PUBLICIDADE



quarta-feira, 24 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

NACIONAL

Alexandre de Moraes manda PGR analisar se arma apreendida de Bolsonaro é 'falta grave' na prisão domiciliar
Pistola Glock 9mm estava em carro de militar do GSI que atua na segurança do ex-presidente. Conduta pode ser infração administrativa ou até violação do Estatuto do Desarmamento, dizem investigadores.

Bolsonaro mais uma vez é perseguido|Foto: Divulgação.
________________________
O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) Alexandre de Moraes pediu, nesta quarta-feira (24), para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) analise se a apreensão da arma de fogo de Jair Bolsonaro pode impactar na prisão domiciliar do ex-presidente. O procurador-geral, Paulo Gonet, tem 48h para analisar o pedido.

PUBLICIDADE 

"Comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que 'possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem'", afirma Moraes, citando um trecho da Lei de Execuções Penais.

Segundo especialistas, Bolsonaro pode responder por infração administrativa ou violação do Estatuto do Desarmamento (veja detalhes no fim da reportagem).

A arma foi apreendida com um militar do Exército durante uma blitz da Polícia Militar no Distrito Federal na última segunda-feira (15) (veja detalhes abaixo).

PUBLICIDADE 

De acordo com o documento, Bolsonaro admitiu, em depoimento à Polícia Civil, que a arma de fogo apreendida é sua e que estava em sua residência durante o cumprimento de sua prisão. Ao delegado, Bolsonaro teria dito que “tinha três mulheres em casa" e que "não podia ficar desarmado”.

O delegado Thiago Boeing, da 17ª Delegacia de Polícia, chegou ao condomínio onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por volta das 14h30 e saiu de lá 40 minutos depois, às 15h10.

Em nota, a PCDF informou que ex-presidente respondeu a todas as perguntas da investigação. Em razão do sigilo legal, o teor do depoimento não será divulgado.

PUBLICIDADE 

O advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, acompanhou todo o depoimento. Segundo ele, Bolsonaro falou por cerca de 5 minutos e repetiu a versão que já tinha sido apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), de que tinha pedido ajuda a um militar da segurança presidencial por identificar que a pistola Glock 9mm não estava funcionando.

No depoimento, Bolsonaro também disse que não pediu que o militar tirasse a arma do condomínio e levasse para o conserto – e sim, que averiguasse o funcionamento da pistola.

Questionado pela GloboNews, Paulo Bueno disse avaliar que o episódio não deve impactar a decisão de Moraes sobre a prorrogação da prisão domiciliar de Bolsonaro, já que as medidas cautelares não previam a entrega das armas do ex-presidente.

________________________

PUBLICIDADE




domingo, 21 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE | por Battista

ELEIÇÕES 2026

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

________________________

O PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO MARANHÃO, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.


Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

"Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais  firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.


São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população", afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.


No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

Compromisso

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.


"Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado", declarou o pastor.

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. "Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população", afirmou.


________________________

PUBLICIDADE




terça-feira, 16 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

ELEIÇÕES 2026

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

Reunião de Orleans Brandão com pré-candidatos | Foto: Divulgação.

________________________
O PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO MARANHÃOOrleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir a mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

PUBLICIDADE 

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

PUBLICIDADE

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

________________________

PUBLICIDADE



segunda-feira, 15 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

ALEMA INSTITUCIONAL
Escola do Legislativo promove curso sobre produção de conteúdos para mídias sociais
Aulas visam capacitar e atualizar os servidores da Assembleia e público externo sobre as novas tendências da comunicação digital

________________________
Por:
Agência Assembleia
 Fotos: 
Miguel Viegas

Alunos de comunicação digital.

________________________
CRIAR CONTEÚDOS voltados para as mídias sociais é essencial para uma comunicação rápida, moderna e, principalmente, alinhada com os princípios da administração pública. É nesse sentido que a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), por meio da Escola do Legislativo Professora Rosa Castro, promove o curso Produção de Conteúdo e Gerenciamento de Mídias Sociais para capacitar e atualizar os profissionais para as novas tendências da comunicação digital.

PUBLICIDADE 

Ministrado pelo professor, jornalista e sociólogo Elthon Aragão, e iniciado nesta segunda-feira (15), o curso segue até sexta-feira (19), das 8h às 12h, no auditório da Escola do Legislativo. Participam, servidores da Assembleia e todos aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre a produção de conteúdos para o ambiente digital. Como a capacitação foi amplamente procurada, as vagas do treinamento já se encerraram, gerando inclusive uma lista de espera.

Objetivos

O curso busca levar aos participantes os principais conceitos sobre comunicação estratégica digital e sua aplicabilidade no dia a dia. Além disso, os participantes também aprenderão sobre monitoramento e relacionamento dentro das plataformas digitais. Entre os tópicos trabalhados ao longo do curso estão a internet como plataforma de comunicação política, estratégia e influência, clipping, monitoramento de redes digitais e social listening e relacionamento digital.

PUBLICIDADE 

O professor Elthon Aragão destacou que o curso também tem o objetivo de ampliar o conhecimento. “O principal objetivo é trabalhar a comunicação digital, passando pela questão do que já é trabalhado normalmente e focando em pontos de comunicação estratégica, como monitoramento, impulsionamento e ecossistema digital. Também iremos aprofundar um pouco a questão do ambiente digital, buscando oportunidades com as quais normalmente não trabalhamos, mas que são fundamentais para entendermos melhor esses conceitos e aproveitar para aumentar a produtividade nas redes sociais”, destacou o profissional.

A psicóloga e professora Jakeline Galdino é uma das participantes do curso e falou sobre as suas expectativas ao longo da capacitação. “Na verdade, hoje, as redes sociais são um grande cartão de visita. Então, a minha intenção é melhorar a minha comunicação nessas mídias”, disse.

________________________

PUBLICIDADE





sábado, 13 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE por Battista Soarez

POLÍCIA

Caso Laércio Müller: terceiro suspeito de matar empresário é preso em Imperatriz
Gabriel Monteiro era considerado foragido e foi detido pela Polícia Civil; com a prisão, todos os investigados no caso Laércio Müller estão à disposição da Justiça.

________________________
Por:
O Imparcial/Redação
Foto:
Divulgação


________________________
A POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO prendeu, na noite dessa sexta-feira (12), Gabriel Pereira Monteiro, apontado como um dos envolvidos na morte do empresário Laércio Müller Rocha, de 32 anos, em Imperatriz. A prisão foi realizada por equipes da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

PUBLICIDADE 

Gabriel era o último investigado que ainda não havia sido localizado pelas forças de segurança. Segundo a Polícia Civil, ele tinha prisão preventiva decretada pela Justiça e era procurado desde o avanço das investigações sobre o desaparecimento e a morte do empresário.

Com a captura, todos os suspeitos apontados no inquérito passam a estar à disposição do Poder Judiciário. Após ser preso, Gabriel foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização dos procedimentos de praxe.

Mais cedo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) havia confirmado a prisão de Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, e de Yala Cananda Costa Alves. O casal foi detido durante uma fiscalização na BR-222, no município de Tianguá, no Ceará, após os agentes identificarem mandados judiciais em aberto contra os dois.

PUBLICIDADE 

Os três investigados devem responder por homicídio e ocultação de cadáver.

O caso ganhou repercussão após o desaparecimento de Laércio Müller, registrado no último dia 5 de junho, em Imperatriz. Na quinta-feira (11), restos mortais encontrados dentro de um tambor em uma área de difícil acesso de Davinópolis passaram a ser tratados pela polícia como sendo da vítima. Documentos pessoais do empresário foram localizados próximos ao local.

As investigações continuam para esclarecer a dinâmica do crime e a participação de cada um dos suspeitos no assassinato do empresário.

________________________

PUBLICIDADE



quarta-feira, 10 de junho de 2026

BLOG LEITURA LIVRE | Por Battista Soarez

ELEIÇÕES 2026

Orleans Brandão reúne lideranças e demonstra força política no bairro João Paulo, em São Luís

Por:
Selma Figueiredo
Foto:
Divulgação 


________________________
O BAIRRO JOÃO PAULO foi palco, nesta terça-feira (9), de uma forte demonstração política em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado. O encontro, realizado na sede do Boi da Lua sob a liderança do vereador Antônio Garcês, contou com a presença da pré-candidata a deputada federal Tharcianne Garcês, do deputado estadual Guilherme Paz, do pré-candidato a deputado estadual Túlio Rezende e do prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Carvalho, em um diálogo voltado para o futuro do Maranhão.

PUBLICIDADE 

Ao abrir o encontro, Orleans Brandão destacou a receptividade da comunidade e sua ligação histórica com o bairro João Paulo.

“Fico muito feliz com a recepção que tenho recebido aqui e em todo o Maranhão. O João Paulo faz parte da minha história familiar, e é por meio do trabalho, do diálogo e da dedicação que estamos construindo um projeto voltado para resolver problemas reais da população, especialmente nas áreas da saúde e da geração de oportunidades”, afirmou.

O vereador Antônio Garcês enfatizou a confiança depositada na capacidade de liderança de Orleans. “Eu não traria alguém para o bairro do João Paulo e adjacências se não fosse para somar e dar certo. Sou uma pessoa que gosta de fazer o bem e jamais apresentaria alguém que não correspondesse a essa expectativa. Orleans tem o meu apoio e deste grupo porque demonstra sensibilidade, conhece as necessidades da nossa gente e tem a credibilidade necessária para trabalhar por essa comunidade, que tanto precisa de atenção”, declarou o parlamentar.

PUBLICIDADE 

O deputado estadual Guilherme Paz ressaltou a importância estratégica de Orleans no cenário estadual, destacando sua trajetória e experiência como ex-secretário de Assuntos Municipalistas.

“Tenho dito em todo o Maranhão que Orleans é a nossa esperança. Ele participou efetivamente da gestão atual como secretário, conhece os caminhos e sabe como resolver as demandas da população. É um homem que sabe ouvir a classe política para levar soluções a quem está na ponta. Com sua força e juventude, tenho certeza de que fará um governo ainda melhor, dando continuidade aos avanços que o nosso estado tem vivenciado”, pontuou o deputado.

Encerrando o evento, Orleans Brandão reafirmou o compromisso de ampliar os investimentos na região e em todo o estado. “Já realizamos importantes ações no João Paulo, como a pavimentação de ruas, a revitalização da Praça Duque de Caxias e a chegada do Restaurante Popular.

PUBLICIDADE 

Mas sabemos que ainda há muito a fazer. Vamos trabalhar por uma feira mais estruturada para feirantes e consumidores, buscar soluções para os desafios do transporte público e lutar pela implantação da UPA do João Paulo, uma demanda histórica da comunidade. Tenho percorrido cada cidade e cada bairro do Maranhão ouvindo as pessoas e construindo um projeto que permita ao nosso estado continuar avançando”, concluiu o pré-candidato.

_________________________

PUBLICIDADE