Translate

sábado, 15 de junho de 2024

POLÍTICA | Um parlamento a vapor

P O L Í T I C A
Um parlamento a vapor
Iracema Vale, presidente da ALEMA, prestigia lançamento do Plano Maranhão 2050 e dá exemplo de gestão efetiva e eficácia parlamentar 

Por Battista Soarez
(De SãoLuís - MA)

Iracema Vale, presidente da ALEMA, e Carlos Brandão, governador do Estado | Foto: J. Cardoso (Agência Assembleia)

____________________ 
A DEPUTADA ESTADUAL Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), tem dado exemplo de gestão à frente do parlamento estadual. Nesta sexta-feira (14/06), a parlamentar recebeu das mãos do governador Carlos Brandão (PSB) o Plano Maranhão 2050. O plano tem foco no desenvolvimento a longo prazo e se estende a todos os setores de políticas públicas e sociais.

P U B L I C I D A D E 

O Leitura Livre vem mostrando a eficácia do governo Carlos Brandão no quesito desenvolvimento desde que o político assumiu o executivo estadual, com a saída do então governador Flávio Dino para se candidatar ao senado federal. Com autonomia de gestão e posicionamento político, Brandão vem superando lutas e costurando relações políticas para priorizar, acima de tudo, pautas e políticas de desenvolvimento no sentido de tirar o Maranhão da situação de pobreza e colocá-lo na linha do crescimento almejado pela população. Independente de qualquer coisa, tem-se que reconhecer a disposição política e de gestão do atual governador. Brandão tem sido um homem de diálogo com todos os setores da sociedade maranhense, inclusive nas suas relações com o legislativo.

Por outro lado, o parlamento maranhense, na gestão da deputada Iracema Vale, se mantém facilitadora nas suas relações com o executivo. Diante disso, o Plano Maranhão 2050 desenvolverá ações no médio a longo prazo, de maneira que, de agora por diante, as riquezas do estado, se exploradas da maneira correta, colocarão o Maranhão no topo do desenvolvimento. E é isso que eu venho mostrando nas minhas matérias jornalísticas.

Iracema Vale fala sobre o trabalho da Alema junto ao governo do estado | Foto: J. Cardoso

— O "Plano Maranhão 2050” é uma iniciativa inovadora que vai transformar a nossa realidade — destaca Iracena. — Estamos falando de um projeto que pensa no futuro, que busca reduzir a pobreza, promover a inclusão social e gerar oportunidades para todos os maranhenses — diz a parlamentar, ressaltando o compromisso do poder legislativo com o desenvolvimento sustentável do estado.

P U B L I C I D A D E 

Iracema tem sabido dialogar e manter boas relações com a oposição. Dessa forma, não há entraves para o andamento da administração pública. A parlamentar, sabiamente, pensa na vida da população. E, de fato, tem muita coisa para ser corrigida no Maranhão, inclusive no setor de infraestrutura. As estradas, por todos os lados, estão um caos. E os prejuízos para os donos de veículos têm sido monstruosos. Quanto a isso, tanto o executivo como o legislativo reconhecem a gravidade do problema e entendem que é necessário ter pressa em deliberar e executar políticas públicas para atenuar os problemas existentes.

Pela primeira vez na sua história, o governo do Maranhão adota um planejamento com metas de médio a longo prazo, visando o desenvolvimento social e econômico, atração de investimentos e a construção de políticas estruturantes. Esses fatos são animadores e geram satisfação no coração da população. Para o governador Brandão — que assinou também o Projeto de Lei de institucionalização do Plano Maranhão 2050, entregando-o nas mãos da presidente do Legislativo para apreciação por parte dos parlamentares — essa é uma questão de compromisso e prioridade.

— Este é um marco histórico para o nosso estado. Com o Plano Maranhão 2050, estamos traçando um caminho claro e sustentável para o futuro, focado na inclusão social, na redução da pobreza e na geração de oportunidades para todos — asseverou Brandão, explicando que o Plano é fruto de um trabalho coletivo que reflete os anseios e as necessidades da população maranhense.

As volumosas ações, no que se refere ao Plano Maranhão 2050, serão financiadas pelo Banco Interamenricano de Desenvolvimento (BID), através da linha de crédito do Profisco II, facilitada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

____________________ 

P U B L I C I D A D E 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.