COLUNA LEITURA LIVRE
Os homens não sabem o que fazem
Tudo vira do avesso quando os revezes da vida se afloram por causa da criatura que quer se colocar no lugar do Criador
![]() |
| Imagem meramente ilustrativa | Foto: Divulgação |
________________________
DEUS FEZ O HOMEM PENSANDO numa unidade e caminhada juntos (Criador e criatura) para um propósito de relacionamento perfeito. Mas isto foi quebrado logo no início da humanidade. Os homens se afastaram de Deus e, agora, passaram a caminhar na ignorância espiritual e, na contramão da deidade, ficaram perdidos e inimigos do Senhor, o Deus Todo-Poderoso.
PUBLICIDADE
O contexto bíblico mostra que Jesus faz essa declaração enquanto está na cruz, momentos antes de morrer. Ele, o Senhor, está pedindo misericórdia a Deus para os soldados romanos e para as pessoas que o insultavam e zombavam dEle.
E qual é o significado profundo disto? A princípio, a frase pode ser interpretada como um ato de perdão e compaixão extrema, mesmo sob grande sofrimento. A explicação para o perdão é a ignorância daqueles que executavam aquela ação.
PUBLICIDADE
Os homens, perdidos em pensamentos e atitudes, estão absortos em reflexões profundas, seja por autocontemplação (só pensando em si mesmos), preocupação ou pensamentos intrusivos. Essa condição pode parecer ser normal, mas também pode indicar sofrimento emocional, como ansiedade ou luto, quando os pensamentos se tornam perturbadores ou impedem o progresso na vida. Para lidar com pensamentos intrusivos ou negativos, estratégias como terapia, meditação e mudança de hábitos podem ser eficazes. Os homens estão de fato perdidos e alienados de Deus.
Particularmente, eu arrisco em algumas possíveis interpretações. Vejo, aí, absorção e reflexão no painel dessa trajetória humana. A expressão pode simplesmente descrever um estado de distanciamento mental para pensar profundamente sobre algo, como uma memória ou uma questão complexa.
PUBLICIDADE
O impacto no bem-estar e crescimento da pessoa é avassalador. Pensamentos excessivos ou negativos surgem e podem impedir a pessoa de alcançar seus objetivos e crescer, levando a uma sensação de estar "presa" em uma espiral de preocupação e medo.
Uma sequência de terapias pode ajudar a entender a origem dos pensamentos e desenvolver estratégias para lidar com eles, especialmente se forem intrusivos ou estiverem ligados a problemas como ansiedade, depressão ou luto. A pessoa que, no entanto, vive fielmente na presença de Deus caminha longe dessas mazelas. Um relacionamento fiel com o Senhor nos mantém puros e livres de males satânicos que atrapalham o desenvolvimento da nossa fé e da vida cristã normal.
PUBLICIDADE
Tem que ter uma radical mudança de hábitos. Mudar a rotina ou os hábitos pode ser útil para interromper padrões de pensamentos negativos. Por exemplo, iniciar um novo hobby, praticar exercícios ou ter mais contato com a natureza podem ajudar.
Os homens perdidos em pensamentos, finalmente, vivem em um estado de profunda concentração, reflexão ou devaneio, no qual a pessoa fica tão absorta nos próprios pensamentos que se desliga do ambiente ao redor. É um comportamento que pode ter diferentes interpretações e causas, variando desde um momento de contemplação pacífica até um sinal de preocupações e ansiedade.
PUBLICIDADE
Resolução de problemas não é simples mas por vezes ajuda. Os homens, muitas vezes, lidam internamente com desafios e preocupações, tentando encontrar soluções antes de compartilhá-los com outras pessoas. O fato de o homem estar perdido em pensamentos e atirudes pode ser um indicativo desse processo mental focado em resolver problemas.
Por isso ele se vê em distração e devaneio. Às vezes, a mente divaga para longe das tarefas imediatas e mundanas. Isso pode ocorrer por um pensamento repentino sobre algo que está por vir, uma memória marcante, ou apenas um fluxo de pensamentos aleatórios que é perfeitamente normal.
PUBLICIDADE
Ruminação e ansiedade são coisas inerentes. Em casos mais preocupantes, estar constantemente "perdido em pensamentos" pode ser um sinal de ruminação mental, um padrão de pensamento repetitivo e intrusivo. Isso pode estar ligado a quadros de estresse, ansiedade ou depressão, que são problemas que os homens frequentemente têm dificuldade em procurar ajuda para tratar.
Luto e tristeza são outras situações importantes. Pensar muito em alguém que se foi ou que rejeitou a pessoa é uma reação comum de luto e perda. A mente pode ficar presa em lembranças e questionamentos, causando um estado de introspecção profunda.
Há, enfim, diferença da distração comum. Embora estar "perdido em pensamentos" possa ser confundido com a distração comum, o que a distingue é o grau de absorção. Enquanto a distração pode ser superficial, a expressão sugere um nível de engajamento mental tão profundo que a pessoa não percebe o que acontece ao seu redor. A maioria das pessoas patina em situações assim. Os homens, enfim, não sabem o que fazem. Mas, encontrando-se com Deus e nEle se abrigando, o homem recebe tirocínio espiritual para a sua vida neste mundo e no porvir.
________________________
PUBLICIDADE









Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.