Translate

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Festa do Divino em Alcântara começa nesta quarta-feira | Por Battista Soarez | Do Jornal Itaqui-Bacanga

CULTURA

Festa do Divino em Alcântara começa nesta quarta-feira

O evento é uma tradição cultural do povo alcantarense e tem apoio do governo do estado


Por Battista Soarez 
(De Alcântara - MA)

Festividade do Divino Espírito Santo em Alcântara| FOTOS: Divulgação.

TEVE INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA, 17 de maio, a festividade do Divino Espírito Santo na cidade de Alcântara, região metropolitana de São Luís, Maranhão. A festa é uma tradição popular alcantarense que, todos os anos, é celebrada com apoio do governo do estado e da Prefeitura Municipal.

Com duração de 12 dias, a manifestação da festividade representa resistência e força da comunidade, cuja tradição vem desde meados do século XIX. Aliás, diga-se de passagem, a festa do Divino no Maranhão tem origem exatamente em Alcântara — com os colonos açorianos, portugueses e seus descendentes que, desde o início do XVII, chegaram para povoar a região — de onde se espalhou por todo o estado. Daí por diante, a festa tornou-se muito popular entre as diversas camadas da sociedade, especialmente as mais pobres


Participantes percorrem ruas, becos e ladeiras da cidade.

Atualmente, a devoção ao Divino Espírito Santo é uma das tradições mais importantes do estado do Maranhão e, provavelmente, uma das mais tradicionais de todo o território brasileiro.

Tradicionalmente, a festa se desdobra em um salão chamado tribuna que, com todas as pompas, representa um palácio real e é especialmente decorado para essa finalidade. Um grupo de crianças, chamado de “império” ou “reinado”, veste-se com trajes de nobres e é tratado como tais, com honra e regalias, durante os dias da festa.

Entre tantas cerimônias e rituais, estão as caixeiras, um dos elementos mais importantes da tradição, batucando, em ritmo uníssono, seu instrumento de devoção. Caixeiras, na verdade, são senhoras devotas que cantam e tocam suas caixas, com leves gingados, peregrinando pelas ruas, de casa em casa, colhendo esmolas e acompanhando cada etapa do movimento. Normalmente, são mulheres pretas, acima de cinquenta anos de idade, de baixo poder aquisitivo. É de suas responsabilidades conhecer todos os detalhes do movimento.

A programação nesta quarta-feira, 17, teve início com a chegada dos mordomos e músicos ao Porto do Jacaré, por volta das 07h30m e, às 09:00hs, ocorreu o hasteamento da bandeira do Divino e a execução do Hino Nacional. Exatamente às 15:00hs foi a vez do levantamento do mastro do Imperador João Carlos Cantanhende, iniciando, assim, oficialmente, a festividade que se estenderá até ao dia 29 deste mês de maio.

O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, diz que a festividade do Divino “é uma tradição que tem o apoio do poder público municipal porque é uma manifestação religiosa que engrandece nossa cidade e que une o nosso povo neste sentimento de grandiosa expressão e relevância cultural que mantém viva a nossa história”, celebra o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.