Translate

sábado, 20 de maio de 2023

MASTRO DE MORDOMO-RÉGIO PERCORRE RUAS DE ALCÂNTARA | Por Battista Soarez


C U L T U R A

Mastro do mordomo-régio percorre ruas de Alcântara nesta sexta-feira (19)

Centenas de devotos da Festa do Divino caminham pelas ruas subindo e descendo ladeiras pela tradição


Por Battista Soarez

(De Alcântara - MA)


Centenas de devotos da Festa do Divino percorrem ruas da cidade de Alcântara carregando mastro de mordomo-régio | FOTOS: Battista Soarez.


CENTENAS DE DEVOTOS da festa do Divino, em Alcântara, Maranhão, percorreram, nesta sexta-feira (19), as ruas da cidade, subindo e descendo ladeiras, uns carregando e outros acompanhando o mastro do mordomo-régio. Depois, o objeto de devoção foi enterrado sob estouro de foguetes e aplausos.


Sala de mordomo-régio preparada com luxúria e fineza.

Em Alcântara, por tradição, imperador e imperatriz, mordomo-régio e mordoma-régia se alternam a cada ano, sendo que os festeiros são escolhidos com um ano de antecedência. Isso faz da festa do Divino, em Alcântara, a maior do Maranhão.


Um ano, segundo os organizadores, é o necessário para que tudo saia da melhor forma. Os representantes da nobreza no trono são crianças ou adolescentes escolhidos também com um ano de antecedência.


As caixeiras, por sua vez, sempre acompanham o cortejo, tocando seus instrumentos. Depois da missa e cerimônias dos impérios, o mastro é enterrado e as caixeiras, nesse momento, executam seu carimbó, tocando e dançando.


Jedson Coelho, secretário da Cultura de Alcântara 

O secretário da Cultura de Alcântara, Jedson Coelho, asseverou que o prefeito, Nivaldo Araújo, vem trabalhando para resgatar e valorizar a cultura do município, principalmente no tocante à festa do Divino que é um dos mais tradicionais festejos do Maranhão e do Brasil.


"A festa do Divino Espírito Santo, este ano, foi diferenciada. A prefeitura de Alcântara não só trabalhou a programação cultural, como também inovou, levando em conta esse momento pós-pandemia. Ano passado fizemos conforme os limites da nossa possibilidade e realidade. Mas este ano o prefeito Nivaldo Araújo demonstrou mais uma vez o quanto ele vem valorizando, cada vez melhor, a cultura do nosso município", destacou o secretário.


Jedson explica, ainda, que este ano de 2023, em primeiro lugar, foi preciso garantir o recurso aos festeiros, porque a festa do Divino tem como principal característica a realização dos detalhes do festejo, das missas, das ladainhas, dos cortejos etc. E tudo isso sai caro.


"Então — acrescenta o secretário — a prefeitura de Alcântara fez um repasse de 105 mil reais aos festeiros como incentivo à realização do evento. Porque os recursos orçados para a programação são muito altos, uma vez que esta é uma festa da população de Alcântara e, na verdade, quem paga a festa é a própria população. O que vem do estado e do município é apenas uma ajuda. Mas uma ajuda muito importante", reconhece Jedson, destacando que o poder público sempre fez a sua parte.


Joyce Leitão, participante da tradição, diz que a festa atrai turistas e gera renda.

A vendedora Joyce Leitão, que participa sempre do evento, disse que este ano o prefeito Nivaldo Araújo fez um trabalho de excelência em apoio à festa do Divino, celebrando a festa do mastro do mordomo-régio na praça da Matriz.


"Nós que somos vendedores autônomos ficamos felizes porque a nossa venda aumenta e a gente, uma vez faturando um pouco mais, pode cumprir com nossas responsabilidades de maneira mais tranquila", diz ela.


À noite, mesmo com chuva, a radiola Estrela do Som fez a festa rolar na Praça da Matriz.

Este ano, a organização do evento conseguiu trazer a radiola Estrela do Som, uma das mais importantes do Maranhão, que, apesar da chuva, tocou a noite toda na praça da Matriz.


"As pessoas, com isso, ficam muito felizes em participar do evento, porque a gente sabe que celebrar a cultura é manter viva a memória histórica de um povo. E Alcântara, nesse aspecto, é muito rica", alegra-se Joyce.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.