Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

COLUNA LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

COLUNA LEITURA LIVRE

______________________
Por Battista Soarez 
(Jornalista, escritor, psicanalista, teólogo e professor universitário)

Por que muita gente ignora a Deus?
Há um abismo de crença e uma lacuna de realidade nas relações entre a quântica do Sagrado e a lógica da humanidade

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Divulgação

________________________ 

MUITA GENTE FAZ QUESTÃO DE IGNORAR A DEUS. No dia-a-dia, por onde tenho andado, percebo que muitas pessoas deixam de crer no Senhor porque, olhando pelo ângulo da teologia bíblica, são propensas a seguirem uma crença que lhes possa projetar a uma fé em algo literalmente visível. Por isso, como Deus não é visível no formato como os homens exigem que Ele seja, resolvem ignorá-lo em razão de algo mais concreto. O abstrato é mais viável para eles, embora Deus seja visível de muitas maneiras que os homens não percebem porque não entendem o mistério do Sagrado.

P U B L I C I D A D E

À nossa volta, o mundo real é, logo de pronto, uma coisa que desmistifica as relações dos seres humanos com a metafísica da alma e do espírito e suas complexidades no âmbito de uma psicologia cósmica pouco observada pela igreja mas que, pela teologia da ciência quântica, nos é provável uma grandeza que está para além das crenças humanas, que são meramente religiosas. Essa teologia quântica nos remete a um sentido bibliológico que vai nos provar que a vida com Deus, em Cristo Jesus, é uma dimensão pouco decifrável pelos homens. Por isso os homens não conseguem ver a Deus se não for pelas lentes da religião.

Como humanos, somos remetidos à ideia de um Deus Criador, mas logo tomamos assento na crença das limitações espirituais. Toda beleza, riqueza de cores e perfumes que existem na natureza dificilmente poderiam ser obra do acaso, resultado de uma explosão ou coisa assim. Poucos, depois de estudar muito, conseguem ver a Deus por outra forma que não seja religiosa e além dela.

Este mistério está qualificado e escondido em Romanos 11.33-36 que destaca o seguinte: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos".

P U B L I C I D A D E

Esse texto bíblico nos faz ver que a estrutura da organização do pensamento humano é muito insignificante diante do Deus em que os homens possam crer e conhecer sua dimensionalidade no âmbito da natureza eternal. Ela é Una. E os humanos não conseguem ver as coisas por este ângulo chamado nas Escrituras de unidade perfeita (João 17.21). Os homens só conseguem ver a diversidade e a divisão e, desta forma, dificultam a explicação de uma origem que não envolva sabedoria e inteligência.  E, por cima de tudo isso, temos o homem, uma criatura de extrema complexidade, que possui um mundo em si mesmo. Diferente de tudo que envolve a ciência de Deus da qual fala o apóstolo Paulo.

A grande diferença abismática existe entre o Deus Criador  dotado de incomensurável energia cósmica  e o homem  carregado de emoções múltiplas e dotado de capacidades exclusivas.  Mas o interessante é que o encontro entre essas duas realidades resulta numa clareza de fé e concretude. O homem, nessa posição, está limitado a sonhar, planejar, criar e desenvolver a si mesmo na redoma do mundo em que vive. Tudo, a partir daí, o homem pode sonhar, planejar, criar e desenvolver por meio do Criador, mas esse mesmo homem insiste em ignorar o Sagrado, como se Deus não existisse. Mas um dia, na eternidade, ele vai prestar contas com Deus e receber o seu devido castigo, porque já será tarde demais.

Ao pensar nisso, a pergunta crucial que podemos fazer é, logicamente, se os homens acreditam facilmente em Deus (quando creem) porque rejeitam a ideia de viver e relacionar-se com Ele ou porque outras insígnias estão à frente no caminho. Então, conclui-se: por que muitos homens fogem de Deus?

P U B L I C I D A D E

Diante dessa questão de natureza existencial, alguém mais ousado poderia responder que a causa desta fuga é a mesma que fez Adão esconder-se no Éden. Isso mesmo: o pecado seria a resposta mais imediata. Ele envergonha e diminui o homem, levando-o ao desacreditamento da sua própria natureza, mesmo que ele não perceba isso, e o afasta de Deus tanto quanto o norte dista do sul.  O pecado é como uma mancha que o homem tenta esconder, mas da qual não se pode limpar a si próprio.

O pecado transformou o homem criado por Deus em uma sombra dele mesmo. E, porque se sente nesta condição, esse mesmo homem procura evitar todo e qualquer contato com o seu Criador. Tem gente que deixa de ir à Igreja ou simplesmente de ler a Bíblia e orar. Não consegue mais olhar os céus com senso inteligente de adoração e nem reconhecer mais o som da voz de Deus. São como a luz do sol que declina ao final do dia. Mas quem é o homem, para ignorar a Deus?

Libertar-se desta situação é uma árdua tarefa espiritual que os homens empreendem, quase sempre sem muito sucesso. E a razão é simples. Deus é quem se responsabiliza pela tarefa de levantar o homem caído. Assim como o homem é criação de Deus, tendo caído, é por Deus que ele será restaurado à sua condição original. O homem não pode a si mesmo se levantar, mas precisa ser levantado pelo Deus que o criou.

P U B L I C I D A D E

Pelo que vejo e sinto, os homens fogem de Deus porque possuem uma ideia errada do que seja Deus. E, aí, eles buscam a Deus, erradamente, nas religiões. Mas Deus não está nas religiões. Nem as religiões estão em Deus. Eles buscam reconhecer a Deus não como o Criador e Controlador do mundo, mas como um pajé que alimenta suas crenças numa realidade putativa, que de fato não existe. Os homens confundem Deus com a maioria dos donos de propriedades e de pessoas que há por aí e que quase sempre são tão exigentes, querendo tudo para ontem sem nada dar para o amanhã. Os homens pensam em Deus como uma "coisa" objeto de suas crenças descabíveis e não como o Supremo Magnífico, o Grande EU-SOU.

Por conseguinte, os homens fogem de Deus porque não sabem como é adorável e amorosa a sua companhia. Ignoram quão revigorantes são os seus cuidados e as suas palavras. Desconhecem que seus mandamentos são para a vida e não para a servidão, expressando todo o amor e compaixão que Ele possui para com os homens. Os homens fogem de Deus porque não amam e acham que Deus não deve amar também. Os humanos são escravos do ódio e, como Caim, fogem do Senhor. Muitos dão a mesma resposta que Caim deu para Deus diante da pergunta: "onde está o teu próximo e o teu semelhante?"... "Não sei. Por acaso sou tutor do meu semelhante?"... E aí decidem caminhar na escuridão. Porque quem não sabe do seu semelhante e para ele se recusa olhar, ignora a Deus e, como Caim, caminha nas trevas da escuridão.

Mesmo no âmbito da igreja a gente observa que os homens desconhecem que, em Jesus, está a resposta de Deus para o pecado do mundo. Nele e na sua cruz está a fonte de liberdade (a partir da libertação do pecado) e dos efeitos destruidores que o pecado causa. Na ressurreição de Jesus Cristo está a resposta para a redenção e restauração do homem, mas este desconhece o que isto significa. Se os homens pudessem perceber o amor que Deus demonstra ao entregar seu Filho à morte por nós, sendo nós ainda pecadores, dificilmente eles fugiriam do Senhor.

P U B L I C I D A D E

Em última análise, o Senhor Jesus Cristo tentou mudar a ideia que os homens possuem de Deus, ensinando que Ele é o Pai amoroso que aguarda a volta do seu filho pródigo para festejar seu retorno à casa do pai que nunca o esqueceu. Ele é o Pastor de ovelhas que sai em busca da desgarrada, perdida, e se alegra quando ela é encontrada. É a mulher que varre a casa toda em busca de uma pequena moeda sumida e que comemora ao encontrá-la novamente.

Jesus, nosso Mestre e Senhor, tentou ensinar uma única verdade: que Deus está em busca do homem. Mas o homem, ignorando todo o amor de Deus, continua a fugir dele. O Diabo, inimigo de Deus e do homem, entra na vida e na mente dos que fogem de Deus e causa um estrago terrível no mundo por meio de instrumentos de transformação social como a política, a educação, a cultura, a arte, a justiça humana e outros. Dá para perceber porque o Brasil atual está do jeito que está?

________________________ 

P U B L I C I D A D E



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.