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quinta-feira, 22 de abril de 2021

APICUM-AÇÚ-MA: CONCURSADOS DENUNCIAM ATITUDE DO PREFEITO ZEQUINHA

 

R E P O R T A G E M

Profissionais da Saúde de Apicum-Açú-MA reclamam de atitude nociva do prefeito Zequinha

Eles denunciam o fato de o atual gestor municipal ter afastado os concursados para admitir contratados, beneficiando parentes, amigos e aliados políticos.

Por Battista Soarez

(De São Luís – MA)

Fotos: Divulgação

 

Vereadores de Apicum-Açú discutem nomeação de aprovados em concurso.

Vários profissionais da Saúde do município de Apicum-Açú, a 141 km em linha reta e 298 km, por via estrada, de São Luís, denunciam a atitude no mínimo nefasta do atual prefeito municipal José de Ribamar Ribeiro, o Zequinha (PSC). Eles dizem que, ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2021, a primeira atitude de Zequinha foi afastar cerca de 150 funcionários aprovados no concurso público de 2019. “Na verdade, isso já era uma promessa de campanha eleitoreira do prefeito Zequinha para beneficiar seus amigos, parentes e aliados políticos que ajudaram na campanha dele”, diz uma profissional da Saúde do município que preferiu não se identificar.


Girle Monteiro e o prefeito Zequinha

Segundo ela, Zequinha alega excesso no quadro de pessoal e, consequentemente, dificuldade em honrar com o pagamento dos servidores. “O que não dá para entender é o fato de ele ter afastado os concursados e, ao mesmo tempo, querer aprovação de uma lei de contrato logo no início do seu mandato. Isso é, no mínimo, incoerente”, destaca a profissional.

Outra fonte — também concursada, nomeada e afastada no mesmo ato do prefeito — explica que os concursados foram chamados legalmente pela gestão anterior e já estavam trabalhando normalmente há quatro meses antes do afastamento. “O concurso público foi uma conquista nossa. Estudamos, lutamos, tivemos gastos, fomos aprovados e chamados por instrumento juridicamente legal, do jeito que a lei manda. Cumprimos, portanto, todas as exigências da lei de concurso”, diz a fonte.

Uma outra situação questionável, segundo os denunciadores, é que a iniciativa percorreu um caminho estranho. Partiu de uma ação do Ministério Público da Comarca de Bacuri, movida pelo vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Nilson Lopes. “Isso é muito estranho porque deixa evidente interesses políticos e pessoais, já que Nilson Lopes, autor da ação, ocupa o cargo de secretário da atual gestão municipal e é amigo do prefeito”, analisa a fonte.

Ainda segundo a fonte, a promotoria pública de Bacuri já se manifestou em relação ao caso e disse estar organizando uma reunião para tratar do assunto. “Só que isso já está com mais de trinta dias, já estamos sem trabalhar há quatro meses e nada foi feito até agora. Se a câmara de vereadores aprovar essa lei de contrato, aí é que a situação piora para nós”, pondera a profissional. Ela diz que quatro vereadores não concordam com a atitude estranha do prefeito. Os vereadores Ivanira Moreno, Valdinan Castro, Luís Carlos e Dorival Rabelo Castro são a favor de que a justiça seja feita em relação aos concursados, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro diz que para ser funcionário público tem de ser por meio de concurso público. Mas os denunciantes afirmam que há impasse nas instâncias. E uma das causas desse impasse é o fato de que a presidente da câmara de vereadores, a vereadora Girle Monteiro, defende a atitude nociva do prefeito, dificultando os mecanismos de defesa dos concursados.

Enquanto isso, segundo a denúncia, as pessoas com Covid-19 estão sem atendimento. “Isso porque o atual prefeito [Zequinha] simplesmente fechou a unidade especializada em atendimento de Covid porque não alimentou o sistema de Saúde, perdendo, por mera irresponsabilidade, um repasse mensal de 180 mil reais”, denuncia. De acordo com os profissionais afastados, as vítimas de Covid são prioridade que ultrapassa todas as demandas.

Ontem, quarta-feira, 21, o promotor de justiça da comarca de Bacuri, Igor Adriano Trinta Marques, enviou ofício (OFC-PJBAC-372021) ao prefeito de Apicum-Açu, José de Ribamar Ribeiro, formalizando pedido de reunião virtual com a administração municipal para tratar do assunto. A reunião está marcada para o dia 27 de abril, terça-feira, “tendo como pauta a nomeação dos candidatos aprovados no concurso de Apicum-Açu 2019”, diz o ofício assinado pelo promotor Marques.

Sobre o fato, o Leitura Livre ouviu o Dr. Claudio Guida, advogado criminalista, especialista em direito administrativo e público, e professor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA). Ele explica que um gestor público jamais pode proceder dessa maneira. “Ao afastar funcionários públicos, aprovados em concurso público e nomeados, o prefeito cometeu crime. E mesmo que os aprovados em concurso público não tivessem sido nomeados, ele jamais poderia contratar pessoas não-concursadas. Teria que chamar os concursados”, diz o jurista.

Dr. Claudio Guida alerta sobre improbidade e prevaricação.

Guida também é psicólogo, professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e mestrando em direito e instituições do sistema de justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo ele, a norma constitucional, no seu artigo 37, afirma categoricamente o direito adquirido de todo aquele que passa em concurso público de provas e de títulos. “O agente político não pode, sob pena do crime de prevaricação e desvio de finalidade, nomear ou contratar pessoas que não sejam aquelas que foram aprovadas em concurso público. Agindo o agente público dessa forma, cabe ao ministério público, como fiscal da lei, efetuar as medidas legais necessárias diante do ato improbo e imoral do agente político”, leciona o especialista.

O Dr. Claudio Guida ainda alerta para o fato de que, ao afastar funcionários aprovados em concurso público e nomeados — já no pleno exercício de suas funções — “o prefeito de Apicum-Açú pode responder por improbidade administrativa, nos termos da lei 8429/92, e por crime de prevaricação nos termos do Código Penal e outros correlatos”, enfatiza ele.

A reportagem do Leitura Livre tentou contato com o prefeito José de Ribamar (o Zequinha) para ouvir a sua versão sobre o fato, mas não conseguiu. Todavia, caso o prefeito queira dar esclarecimentos sobre o assunto, poderá entrar em contato com o blog Leitura Livre pelo whatsapp (98) 98826-8261.


quarta-feira, 21 de abril de 2021

TURIAÇÚ-MA: CEL. MONTEIRO (SPU-MA) DISTRIBUI KITS DE HIGIÊNICOS PARA QUILOMBOLAS

E X C L U S I V O

Comunidade quilombola de Campo Grande recebe ação solidária da SPU/MA

Depois de distribuir cestas básicas em Serrano, o superintendente Coronel Monteiro contempla sessenta famílias com kits de higiênicos em zona rural de Turiaçú.

 

Por BATTISTA SOAREZ
(De Turiaçú-MA)
Série: Reportagem especial
Fotos: Battista Soarez

 

 

Comunidade quilombola Campo Grande, Turiaçu-MA, recebe kits de higiênicos

A comunidade quilombola Campo Grande — cravada na zona rural de Turiaçú e distada 69 quilômetros da sede do município, a 230 km da capital maranhense — recebeu 60 kits de higiênicos numa ação solidária que ocorreu nos dias 17 e 18 de abril deste ano de 2021. A ação foi mais uma iniciativa do Coronel Monteiro, superintendente do Patrimônio da União (SPU/MA). “Nossa visão é social. É de levar desenvolvimento às comunidades menos assistidas no interior do Maranhão, por meio de políticas públicas para geração de ocupação e renda. Essas comunidades têm muito potencial e precisamos trabalhar a partir daí para levar desenvolvimento a elas”, ventila o coronel Monteiro, numa demonstração de vontade de fazer o melhor pelas comunidades do interior do estado.

Cel. Monteiro distribui kits de higiênicos para quilombolas.

O Leitura Livre esteve no quilombo Campo Grande acompanhando a ação solidária feita pela equipe enviada pelo superintendente da SPU/MA. Durante a ação, foram entregues sessenta kits de higiênicos para os moradores da localidade, beneficiando as sessenta famílias do quilombo que representam, aproximadamente, trezentos moradores que disseram se sentir agradecidos. “O sentimento que eu tenho, e com certeza a minha comunidade também, é de gratidão. Porque, infelizmente, nós somos esquecidos. E quando a gente encontra alguém que tem esse sentimento de empatia para conosco, a gente fica surpreendida e até sem palavras”, diz Apolonia Roseane Costa Roxo, de 35 anos. Ela faz parte da comissão de mobilização social do movimento quilombola da região e diz que deseja conhecer o Coronel Monteiro pessoalmente porque percebe que ele não fica só nas palavras. “A gente vê que ele faz, diferente dos políticos que vêm aqui com dinheiro somente para comprar votos”, conclui.

Apolonia Roxo: "Senso de gratidão".
Em uma conversa com a nossa reportagem, Coronel Monteiro enfatizou que o motivo de sua sensibilização para com as comunidades quilombolas dá-se “pelo fato de este ser um povo ainda pouco contemplado pelas políticas públicas e sociais dos governos”, diz ele. Aos 72 anos de idade, e com longa experiência como militar e gestor de vários órgãos públicos, Monteiro entende que essas comunidades devem ser olhadas com especial atenção porque, apesar de pobres, são pessoas de grandes habilidades e potenciais.

Por telefone, em viva voz, Coronel Monteiro disse para um grupo da comissão de mobilização social — que estava reunido ao ar livre, debaixo das árvores, discutindo sobre políticas públicas para quilombolas — o seguinte: “Vamos, juntos, mudar o Maranhão. Vocês, quilombolas, têm um potencial muito grande. No entanto, vocês são muito esquecidos. Vamos mudar isso”.

O coronel explica, ainda, que os kits de higiênicos foi um esforço feito para que houvesse uma melhor prevenção com relação ao coronavírus. “Nós queríamos estar fazendo muito mais. Todavia, a situação econômica do momento não está permitindo”, justifica ele, acrescentando que os comunitários podem contar com o seu apoio “para fazer aquela transformação” que todos merecem e querem fazer, inclusive com apoio do presidente Bolsonaro.

 

“Acreditamos na parceria com a SPU-MA”

Cercada de água, floresta, terra produtiva e muito pasto, a comunidade de Campo Grande está otimista. Apolônia Roseane Costa Roxo, 35 anos, Willian Silva, 40 anos, e Carlos Roxo, 70 anos, disseram estar muito animados com a parceria que está nascendo entre a Superintendência do Patrimônio da União no Maranhão e as comunidades sociais. “Vejo a parceria da SPU com as comunidades uma coisa muito boa, porque estamos falando uma linguagem diferente da dos políticos viciados em enganar. É uma parceria que visa o desenvolvimento e não medidas paliativas. Isto nos alegra”, disse Willian Silva, lembrando o fato de que muitos políticos chegam a eles somente em épocas de eleição com promessas que, depois de eleitos, nunca cumprem. “Isso tem que mudar. Aqui, por exemplo, somos seis localidades na região. Os políticos aparecem por aqui mentindo, pegando nossas coisas e levando. E fica por isso mesmo. Nada muda”, reclama ele.

Willian Silva acredita em parceria com SPU.

Willian denuncia, por exemplo, que as casas iniciadas com recursos de projetos federais nunca foram concluídas, restando somente as paredes de tijolo e nada mais. “As casas, como você pode ver, até hoje estão assim. Nada mais foi feito. A gente sabe que o dinheiro veio mas, no fim das contas, foi todo desviado”, lamenta ele, destacando que uma política de parceria para gerar desenvolvimento, como vem propondo o Coronel Monteiro, combina com o potencial da localidade. “Acredito que, com essa parceria, vamos ter suporte técnico que vai somar com a força dos nossos próprios braços para termos mais qualidade tanto nos serviços, quanto na produção gerada aqui na nossa própria terra. Com isso, acho que vamos desenvolver muito rápido”, argumenta.

Professor e integrante da comissão de mobilização social, Willian explica que os moradores vivem numa terra muito boa para qualquer tipo de produção agrícola. “Temos muita terra, muita água, um clima excelente, muita saúde e disposição para trabalhar e crescer”, assevera ele, pontuando algumas necessidades existentes e diz que espera que sejam supridas a partir da parceria entre a SPU e as comunidades. “Aqui precisamos, principalmente, de apoio técnico, isto é, de agrônomo ou, pelo menos, de um técnico agrícola. Precisamos de estrada para melhorar o acesso e escoamento da nossa produção. Queremos uma casa de apoio para colocar os produtos gerados para que possam ser distribuídos. Precisamos também de poços artesianos e de máquinas agrícolas como, por exemplo, um trator com os devidos implementos”, especifica ele, observando ainda sobre a necessidade de treinamento sobre relações com o mercado.

Comissão de mobilização social quilombola.

Willian fala, com orgulho, que as terras de Campo Grande têm excelente potencial produtivo para desenvolver várias culturas como a mandioca, o milho, o arroz e, enfim, todo tipo de árvores frutíferas, hortaliças e legumes. “Só precisamos de apoio e condições técnicas para manejo e processamento de produtos e derivados das nossas culturas agrícolas”, esclarece.

Segundo Willian, o trabalho da roça no toco gasta mais do que produz. E foram anos assim. “Agora — diz ele — nós já avançamos um pouco mais daquilo que os nossos pais, no antepassado, nos ensinaram. Hoje já temos motor, que chamamos de ‘catitu’, e que funciona a gasolina. Eu mesmo tenho um. E isso nos proporciona a produzir um pouco mais”, pondera, explicando que, agora, uma roça que, antes, “produzia vinte paneiros de farinha, hoje essa mesma roça dá quarenta ou cinquenta paneiros”, enfatiza. E acrescenta: “Então, com uma máquina que, se Deus quiser, vamos receber, iremos triplicar essa produção”, finaliza.

 

História e cultura

Os moradores de Campo Grande guardam, com muito orgulho, uma história que começa por volta de 1840. O Seu Carlos Roxo tem 70 anos. Conhecido como Carlos “Cigano” — apelido que ganhou devido sua trajetória em sair por vários lugares comprando e vendendo mercadorias ou “negociando”, conforme explica — ele conta que tudo começou com o seu bisavô, André Avelino da Silva, que tinha vindo da África como escravo.

Carlos Roxo orgulha-se da história do lugar.

Ao chegar no Brasil, André Avelino aportou no porto chamado Trajano, em Alcântara, e foi para uma fazenda que tinha num lugar chamado Bitiua. “Depois ele foi transferido dessa fazenda para uma fazenda de outro português, denominada Brito Mutar, num lugarejo chamado São Salvador. Em São Salvador, ele trabalhou de três a quatro anos e, logo depois, ele fugiu e veio para aquele alto que tem ali”, disse Seu Carlos “Cigano”, apontando para a direção de onde o sol vinha nascendo, por trás das árvores, meio embaçado por uma nuvem quase escura com sinais de chuva. O céu estava meio nublado na manhã de 18 de abril, no momento da entrevista.

Nesse pequeno alto, conta Seu Carlos, “André Avelino, meu bisavô, ficou mucambado, escondido, e ali ele passou a chamar de Santarém”. Segundo explica, os amigos de Avelino, que ficaram na fazenda, levavam comida para ele todos os dias. “Eles se comunicavam por meio de tambor, na hora das refeições. Os amigos batiam tambor e, de lá de onde estava, ele escutava e, então, eles iam se encontrar no meio do mato”, explica.

Em 1850, André Avelino da Silva ficou sabendo que alguns portugueses voltaram para Portugal, em razão da lei “Eusébio de Queiroz”, que decretava o fim do tráfico de escravos. Mas o “escravo fugido” Avelino não quis acreditar nas histórias que circulavam pelo país e decidiu continuar escondido em Santarém. Avelino ficou, ainda, quase dois anos como escravo fugido. Seus amigos, entretanto, o convenceram de que a lei “Eusébio de Queiroz” era verdade, passando a visita-lo com mais frequência e sem “esconderijo”.

Carlos mostra mangueira plantada por seu bisavô Avelino em 1850.

Então, com o sentimento de liberdade, Avelino começou a receber os amigos mais livremente e, segundo Seu Carlos “Cigano”, ele foi para a Fazenda Jardim, num lugarejo chamado Pindobal de Fama. “Lá ele conheceu e se tornou amigo de uma jovem por nome Damiana Melo, que também tinha vindo da África como escrava”, explica Seu Carlos.

Ele relata que Avelino e Damiana se apaixonaram e, de amigos, se tornaram namorados. Diante da proposta de se juntarem como marido e mulher, Damiana aceitou ir morar com Avelino no pequeno lugar Santarém. Lá tiveram dois filhos: Olímpia e Armíndio. “Os dois irmãos cresceram, casaram e resolveram não sair daqui. Ficaram morando e trabalhando aqui e tiveram filhos e netos”, conta Seu Carlos. “Olímpia casou com um rapaz e geraram meu pai, André Silva, que casou com Joana Roxo, minha mãe. Todos decidiram permanecer aqui, inclusive eu. Nasci no dia 4 de novembro de 1950. Me criei aqui, casei, tenho filhos e netos e nunca saí daqui. Toda a minha história está plantada neste lugar”, orgulha-se.

Seu Carlos conta que seus pais tiveram 12 filhos. Hoje são apenas oito. Três homens e cinco mulheres.

Ele relata, ainda, que sua bisavó Damiana trouxe para Campo Grande seu irmão Quirino Melo que, sendo mais novo, nasceu no Brasil. Quirino constituiu família e recebeu, do cunhado Avelino, um pedaço de terra na localidade. Gerou filhos e netos. “Hoje — diz Seu Carlos — somos a família Roxo Silva Melo. De Quirino, descende a família Melo, que até hoje mora na mesma localidade, aqui ao lado”.

Imagem que inspirou o nome do lugar, dado por André Avelino, seu fundador, em 1852.

Questionado por nossa reportagem sobre a origem do nome do lugar, Seu Carlos explica que, um certo dia, Avelino se pôs de pé bem no alto de Santarém e ficou olhando para a extensão, contemplando os dois campos que ladeiam o lugarejo. E disse: “Este é um campo grande”. E assim ele batizou o lugar com o nome de “Campo Grande”. Isso foi no mesmo ano em que Avelino se juntou com Damiana, por volta de 1852.

O lugar ficou conhecido. Os fazendeiros tomaram conhecimento de Campo Grande e passaram a procurar Avelino para tomar conta de seus gados. Assim, o fundador do lugarejo tornou-se vaqueiro, criando e cuidando de animais dos fazendeiros da região.

Osvaldo Ferreira Silva, 75 anos.

Aos 70 anos, Seu Carlos tem um sonho. “Meu desejo é ver este lugar desenvolvido, sendo um grande centro de produção agrícola, com casa de apoio, maquinário e estrada boa para podermos escoar nossos produtos e gerar melhores condições de vida para nossos filhos e netos”, conclui.

 Osvaldo Ferreira Silva, 75 anos (foto ao lado), mora exatamente em Santarém, bem ao lado de Campo Grande, onde seu bisavô André Avelino fixou seu esconderijo como escravo fugido até o ano de 1850, quando a lei Eusebio de Queiroz decretou o fim do tráfico de escravos.

Meu bisavô, quando morreu, deixou muita coisa plantada aqui. Pé de jaca, tangerina, mangueiras. Do que ele deixou, só tem duas mangueiras. O resto fui eu quem plantou, diz Osvaldo.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

SUPERINTENDENTE DA SPU/MA PROMOVE AÇÕES SOLIDÁRIAS EM SERRANO DO MARANHÃO

 

Superintendente da SPU/MA promove ações em favor de comunidades pobres no interior do estado

Sensibilizado com a causa dos menos favorecidos, Coronel Monteiro distribui cestas básicas em Serrano do Maranhão e diz que é preciso gerar desenvolvimento para que os “verdadeiros donos da fartura deixem de ser portadores da miséria”.

Por Battista Soarez

(De São Luís – MA)

 

Foto: Battista Soarez / Coronel Monteiro, superintendente do Patrimônio da União

O superintendente do Patrimônio da União no Maranhão (SPU/MA), Coronel Monteiro, distribuiu cinquenta cestas básicas na comunidade quilombola Soleidade, no município de Serrano do Maranhão, a 111,37 quilômetros da capital São Luís.

Sensibilizado com a situação das pessoas menos favorecidas, José Ribamar Monteiro Segundo, ou simplesmente Coronel Monteiro, como é conhecido, vem se preocupando com as comunidades pobres do estado em razão da falta de políticas públicas para a população carente.

“Dentre as nossas atividades político-sociais, nós não podemos dissociar o homem como ser político, como ser gregário. E como consequência, a gente vive em constante interação com o meio. E daí ocorre que o problema de uma pessoa acaba sendo também o problema da gente. O problema de uma comunidade torna-se o problema da gente, passa a ser o nosso problema”, pondera Coronel Monteiro em uma rápida conversa com o blog Leitura Livre.

Ele explica que, dentro desse contexto, tem buscado conseguir recursos, meios materiais e de subsistência, captando-os daqueles que têm mais posses para dar àqueles que têm menos posse. O município de Serrano do Maranhão foi escolhido pelo superintendente da SPU/MA como a primeira de uma sequência de prioridades.

Cestas básicas distribuídas em Serrano - MA

“Temos um carinho todo especial pelo município de Serrano do Maranhão, assim como pelas comunidades quilombolas em geral. O quilombo Soleidade, então, recebeu cinquenta cestas básicas e estamos trabalhando para dar melhores condições à comunidade, e não só cestas. Cestas são apenas um atendimento emergencial que só contempla uma necessidade do momento”, diz ele, acrescentando que, a partir dessas ações, almeja criar políticas públicas de desenvolvimento para as comunidades que realmente precisam.

Segundo Coronel Monteiro, em pouco tempo o quilombo Soleidade vai ser uma comunidade próspera e produtiva. “Estamos envolvidos e engajados nessa luta para transformar a realidade do Maranhão, já que os poderes públicos competentes, por vezes, não se manifestam. Nós, então, estamos agora com uma série de pessoas que estão alinhadas no mesmo propósito de trabalhar pelo desenvolvimento de Serrano, em especial a comunidade Soleidade, para que ela possa ter condições bem melhores”, pontua o superintendente da SPU.

Monteiro acrescenta dizendo que da mesma forma como ocorreu em Serrano, deve ocorrer com o quilombo Campo Grande, no município de Turiaçú, Maranhão. Campo Grande, por sua vez, está recebendo agora kits sanitários.

“Dentro desta preocupação nossa, estamos buscando, também, atender ao quilombo Campo Grande, em Turiaçú. Mas não vai parar por aí. Estamos engajados nessa luta no sentido de sensibilizar as pessoas para que elas se libertem desse tacão forte que tem sobre elas, que é o fato de que os políticos não querem que as pessoas se desenvolvam. Pelo contrário, querem que elas continuem eternamente sujeitas a eles. E nossa política é o inverso disso”, esclarece ele.

Monteiro explica, ainda, que o foco da sua preocupação, a princípio, são os municípios da Baixada Maranhense que, apesar de ser a região onde está a maior fartura, é, ao mesmo tempo, onde se concentra a maior miséria. “Enfim, estamos lutando para que os verdadeiros donos da fartura deixem de ser os portadores da miséria”, finaliza Coronel Monteiro.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

INDÍGENAS SEM PRIORIDADADE DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

 

Indígenas de Piauí e Rio Grande do Norte são excluídos do plano de vacinação contra Covid-19

Mesmo tendo prioridade, nenhum indígena dos dois estados foi imunizado até o momento.

 

 

Foto: CNN Brasil / Indígenas sem prioridade de vacinação

A política brasileira tem uma esquisitice sem explicação. Não dá para entender como funciona a mentalidade daqueles que sobem ao poder à custa da boa vontade do povo e, mesmo assim, fazem pouco caso dos menos favorecidos.

Nos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte, indígenas são excluídos do plano de vacinação contra a Covid-19. No Rio Grande do Norte, a comunidade nativa Potiguara de Catu, localizada às margens do rio Catu, é constituída por cerca de mil pessoas, distribuídas em aproximadamente 226 famílias.

Ali, desde que começou a pandemia, 19 casos de Covid já foram confirmados. Pelo menos uma pessoa foi internada. Mesmo assim, a comunidade continua desassistida.

Ninguém nos dois estados foi imunizado até agora, sob alegação de não terem territórios demarcados. Pelas normas jurídicas brasileiras, no entanto, os povos tradicionais estão entre os grupos prioritários.

O plano nacional de vacinação, no seu conteúdo, define como grupo prioritário indígenas que vivem em áreas demarcadas pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O nativo tem de ter 18 anos ou mais, atendido pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI).

A política burocrática do Brasil, carregada de intencionalidade maligna no cometimento de suas injustiças, preconiza que a vacinação deve ser realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) nos diferentes municípios. Ocorre que tanto o Rio Grande do Norte como o Piauí não possuem DSEI. Espera-se que o governo Bolsonaro, que é anti-burocrata, mude esse quadro da política brasileira. Mas ele sozinho não fará isso. Depende da coletividade.

Diante dessa realidade, cerca de 12 mil indígenas nos dois estados estão sem nenhuma perspectiva de vacinação. Segundo informação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), o envio de doses de vacina para atender as populações indígenas está previsto para a primeira semana de março. Todavia, tudo dependerá do calendário do plano nacional de vacinação.

Isso significa que os grupos tradicionais continuarão sem prioridade.

No Maranhão, a realidade não é diferente. Mas esta será uma outra matéria.

 

22/02/2021

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

ARTHUR LIRA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

 Com apoio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados.

A nova Mesa Diretora vai comandar a Câmara Federal em 2021 e 2022. O resultado foi divulgado às 23h desta nesta segunda-feira (1º de janeiro), após uma noite de votação e uma tarde de polêmica sobre a inscrição do bloco partidário de Baleia Rossi (MDB-SP), principal concorrente de Lira, que teria atrasado o envio dos dados e estourado o prazo de inscrição.

Nove deputados federais concorreram à candidatura da presidência da Casa.

Com a eleição de Arthur Lira, espera-se que as coisas andem mais rápido e que o governo deixe de ficar a mercê de acordos mercenários e corruptos. A população brasileira espera que a justiça, no âmbito da política, funcione com lisura democrática, beneficiando o povo acima de tudo.

sábado, 14 de novembro de 2020

UM FUTURO BEM PRÓXIMO DE NÓS — Pr. Battista Soarez

 

UM FUTURO BEM PRÓXIMO DE NÓS

Pr. Battista Soarez

 

Líderes mundiais discutem a nova ordem que governará o mundo e suas políticas globais
Foto:/ Internet

Num futuro bem próximo, o nível de intolerância se elevará. Novas forças hiper-políticas [altruístas e universalistas] tomarão o poder mundialmente, em razão de uma premência ecológica, ética, econômica, cultural, societária e política. Essas forças — transdemônicas e manipuladoras da razão humana (em nome de uma pseudodemocracia dissimulada e coercitiva) — se rebelarão contra as exigências da vigilância, do narcisismo e das normas. Conduzirão os rumos da sociedade a um progressivo novo equilíbrio, agora planetário, entre o mercado e a democracia.

Tive um sonho e nesse sonho ficou evidente que uma hiperdemocracia estranha e obscura unificará as instituições mundiais e continentais em torno de uma organização cosmológica da vida coletiva. Para isso, as novas tecnologias entrarão em cena. Controle descomunal. Comentei isso com alguns amigos, mas eles esboçaram um silêncio um tanto cético, mudando o rumo da conversa para assuntos fáceis de assimilar. Mas tenho sonhado repetidamente.

A grande pergunta é: por que um intelectual que professa a fé em Cristo, como é o meu caso, que tende ser sempre racional, vive agora sonhando com esses cenários apocalípticos?

Fico analisando e percebo que essas forças planetárias fixarão limites ao artefato comercial, à modificação da vida e à valorização da natureza. Irão favorecer coisas complexas como a gratuidade, a responsabilidade, o acesso ao poder e outras coisas mais que governarão novos sentidos da existência. Vão lutar com unhas e dentes para originar o nascimento de uma inteligência humana universal.

Aí, parece que o mundo caminhará para uma espécie de unificação das capacidades inteligenciais e criadoras de todos os seres humanos.

A inteligência humana ultrapassará a própria inteligência humana numa espécie de “passarela absurda”.

Aos poucos, mas numa velocidade crescente, o mercado e a democracia da maneira como os entendemos hoje, se tornarão conceitos estranhamente ultrapassados. A mente coletiva não compreenderá essas novas complexidades de mercado mundial. Apenas acreditarão em tudo e seguirão aos “comandos” normalmente. Sacrifícios humanos irão acontecer, assim como um canibalismo incompreensivo.

Enquanto alguns não acreditam, eu prossigo buscando mais a DEUS em CRISTO JESUS. E aconselho a todos a fazem o mesmo para não serem pegos de surpresas. Abandonem as INJUSTIÇAS, DOUTRINAS religiosas denominacionais e divisivas, os ENGODOS e as DIVISÕES. Nos sonhos que tenho tido, são essas coisas que repugnam o coração do DEUS da justiça.

Quem não acreditar, continue sem acreditar (talvez você não seja um dos poucos escolhidos), mas quem acreditar busque a Deus verdadeiramente, de todo o entendimento e de todo o coração.

"Ame a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo".

 

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A FÉ EVANGÉLICA EM RITMO DE BAILE

 A CURVA E OS VENTOS DO BAILE PROTESTANTE

Por que Marco Feliciano e outros pregoeiros religiosos conseguem apoio da fé evangélica.

 Por BATTISTA SOAREZ

Baile funk gospel é prova de como anda a mentalidade evangélica brasileira.



Imagine que a igreja evangélica fosse um cenário de festas e banquetes, em que o centro das atenções fossem o Marco Feliciano e o Silas Malafaia. Imagine a iluminação tênue, feita com velas sobre as mesas e luminárias coloridas, já sinalizada pelo território de um bar evangélico. O cenário — patrocinado por dízimos e ofertas de fiéis à igreja e ao pastor, mas infiéis ao Cristo do Evangelho — está absurdamente aconchegante. O ambiente está pomposo e requintado, onde tudo favorece encontros românticos e conversas ao pé do ouvido — conversas infrutíferas, mas cheias de detalhes e efeitos talvez um tanto sociais.

Sem prejuízo para o clima da espiritualidade intimista, de pouca racionalidade, “clientes” adeptos do felicianismo e do malafaianismo optam entre uma mesa no aconchegante jardim do protestantismo brasileiro. Na entrada do cenário, há um espaçoso conforto. Há lugares de sobra dentro do salão. Nos fundos da “propriedade” da fé evangélica, os “proprietários” são agressivamente falantes, embora pouco pensantes. Lá, é fácil ver e ouvir o Marco Feliciano — vestido de pregador evangélico e tangendo um mandato de deputado — soltar pérolas nada sensatas bem com como responsabilizando Deus pela morte de John Lennon e dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas.

Nas mesas, rodeadas de adeptos, cegamente adeptos, o papo dos crentes tem a trilha sonora de músicas no estilo de vozes gospel’s, enquanto as tochas do “fogo” pentecostal se acedem. Em alto e bom som, predominam vozes agressivas como a do Silas Malafaia e de outros pregadores do tipo.

Do lado de fora, há expectadores cheios de necessidades espirituais, com sede de salvação, “doidos” para ouvirem mensagens que reflitam o Evangelho genuíno. Mas os pregadores ficam cada vez mais distantes da verdade de Deus e até mesmo do Deus da verdade. Mas não se importam. Querem mesmo é bradar o ego humano e se sentirem eufóricos num genuíno orgasmo religioso. O importante é fazer o baile continuar.

Para petiscar, uma das especialidades do bar evangélico é a batata frita do pastor deputado. No meio da platéia, estão os expectadores da putada. Gentes que, em nome do ativismo gay, viram antipáticos de plantão. Fazem arruaças. São provocativos e chatos. A exemplo dos recheios que levam “angu-de-caroço”, os pratos da mesa estão cheios de abacaxis. Há “pizzas” por todos os lados, que também fazem parte do cardápio.

Alguém pergunta se JESUS pode entrar para mudar o cardápio e dar sentido ao que não tem sentido, dar significado ao que não tem significado, mas os donos do baile não dão nenhuma atenção. Nenhuma chance. Nenhuma oportunidade de mudança. Continuam rindo, tirando dízimos, ofertas e chamando a atenção para si. Constroem monumentos igrejeiros e filmam tudo para, depois, aparecerem na mídia. Uns buscam títulos extravagantes para ostentarem a síndrome do poder eclesiomaníaco. Outros se ariscam a fumar o cachimbo da religião entorpecente e, por conta disso, falam asneiras, brigam, xingam e vociferizam a fé “evangélica”, espalhando medo, pavor e terror apocalípticos. Falam contra o pecado, mas praticam pecados. Fazem seleção de alguns para condenarem e de outros para com eles se casarem.

Todo esse cardápio da fé protestante contém cobertura de mussarela comportamental e polvo espertalhão.

Montada com lagosta refogada no forno da religião protestantemente evangélica — temperada em manteiga da terra denominacionalista, mais tomate e azeitona do emocionalismo espiritual — a mesa, finalmente, chama a atenção pela sua rebeldia inusitada e pitoresca.

No rol de bebidas, há algumas em garrafa de preguiça intelectual e outras bem originais da fé discriminatória. Há outras ainda do preconceito religioso e da falta de hermenêutica bíblica. Os drinques não podem conter álcool, mas há outros ingredientes que embriagam mais do que a maconha, a cocaína e o craque. Trata-se do espiritualismo emocional, do fanatismo orgásmico e do fundamentalismo legalista. Estes ingredientes causam lesão no cérebro da inteligência espiritual, cegam a visão de humanidade e colocam uma trave nos olhos da consciência reflexiva, levando o indivíduo a uma profunda incapacidade de aprender as coisas referentes à graça de Deus.

A sobremesa, finalmente, é a completa ignorância teológica e o obscurecimento da história e das culturas humanas. Nesse ambiente, predominam os aperitivos do medo do demônio e das assombrações do pecado. Pecado que, na mentalidade evangélica, a graça de JESUS não basta para resolver.