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segunda-feira, 11 de agosto de 2025

POLÍTICA | por Battista Soarez

POLÍTICA

Iracema Vale participa da inauguração do núcleo Educa Paço, no clube da Assembleia Legislativa do Maranhão
Espaço passa a ser utilizado para atividades esportivas e culturais voltadas à comunidade local

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Por:
Agência Assembleia
Fotos:
Agência Assembleia

Solenidade de inauguração do núcleo Educa Paço, no clube da Assembleia Legislativa do Maranhão.

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A PRESIDENTE da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou nesta sexta-feira (8), da inauguração do núcleo do projeto Educa Paço, em Paço do Lumiar. Durante a cerimônia, foi oficializada a parceria entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar para a utilização do clube da Assembleia.

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O espaço passa a ser utilizado para atividades esportivas e culturais voltadas à comunidade local, beneficiando mais de mil crianças com modalidades como natação, artes marciais, futebol, voleibol, entre outras.

Iracema Vale destacou a importância do projeto para o desenvolvimento social e educacional das crianças de Paço do Lumiar.

 Iracema Vale destacou a importância do projeto para o desenvolvimento social e educacional das crianças da região. “Essa casa é do povo do Maranhão e agora se torna um espaço de oportunidades para que nossas crianças possam se desenvolver cada vez mais,” afirmou a deputada.

O Educa Paço é uma iniciativa que visa integrar esporte, educação e cultura como ferramentas para fortalecer a formação dos jovens, incentivando a inclusão social.

Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também participou da entrega e parabenizou a Assembleia e a prefeitura de Paço do Lumiar pela iniciativa.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também participou da entrega e parabenizou a Assembleia e a Prefeitura de Paço do Lumiar pela iniciativa.

"Hoje estou aqui prestigiando esse grande projeto que é o Educa Paço, que em parceria com o Governo do Estado do Maranhão tem ajudado a melhorar cada vez mais os índices de educação do Maranhão,” declarou.

Projeto é uma iniciativa que visa integrar esporte, educação e cultura como ferramentas para fortalecer a formação dos jovens

Projeto é uma iniciativa que visa integrar esporte, educação e cultura como ferramentas para fortalecer a formação dos jovens.

Em seu discurso, o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, agradeceu à Assembleia Legislativa do Maranhão pela confiança e reafirmou seu compromisso com a população do município.

Inauguração do núcleo Educa Paço, no clube da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Desde a primeira reunião que tive com a presidente da Alema para tratar sobre este espaço, ela deixou claro que aqui é a casa do povo e deve estar sempre aberta para a população. Agradeço essa confiança e reforço meu compromisso com a região”.

A inauguração também contou com a presença dos deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Catulé Júnior (PP), Adelmo Soares (PSB), Janaína (Republicanos), da vice-prefeita de Paço do Lumiar, Mariana Brandão (MDB), além de vereadores e outras autoridades.
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quinta-feira, 7 de agosto de 2025

SOLENIDADE | por Battista Soarez

SOLENIDADE

Iracema Vale participa da posse do novo superintendente da Polícia Federal no Maranhão

A parlamentar ressaltou a relevância da PF como instituição fundamental para o fortalecimento da democracia e da segurança pública

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Por:
Agência Assembleia
Fotos:
Agência Assembleia 

Iracema Valer parabenizou o novo superintendente da PF, Guilherme Augusto Campos, e disse que prestigiar esse momento é reafirmar seu apoio às instituições que trabalham com seriedade

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A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quinta-feira (07), da solenidade de posse do novo superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, Guilherme Augusto Campos Torres Nunes. A cerimônia marcou um momento importante para a instituição, responsável pelo planejamento, direção, coordenação, controle e execução das ações institucionais no estado.

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Durante o evento, Iracema Vale ressaltou a relevância da Polícia Federal como instituição fundamental para o fortalecimento da democracia e da segurança pública. “Prestigiar esse momento é reafirmar nosso apoio às instituições que trabalham com seriedade e compromisso pelo bem do Maranhão”, afirmou.

Iracema Vale, governador Carlos Brandão e demais autoridades na posse do novo superintendente regional da PF, Guilherme Augusto

O governador Carlos Brandão também celebrou a posse. “O governo do estado mantém boas relações com todas as instituições e, acima de tudo, com a Polícia Federal. Vim dar as boas-vindas ao novo superintendente e reafirmar minha parceria com o Ministério Público, com quem temos reforçado o armamento e ampliado o número de viaturas no estado e nos municípios”, afirmou.

Em seu discurso, o novo superintendente agradeceu a confiança recebida e reforçou o compromisso com a valorização dos servidores e o fortalecimento da atuação da PF no Maranhão. “Assumo este cargo com o compromisso de cuidar da nossa equipe e atuar de forma humana e eficiente para garantir mais segurança à população”, disse.

Solenidade de posse do novo superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, Guilherme Augusto Campos Torres Nunes

A solenidade também contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro; do deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos); do deputado estadual Antônio Pereira (PSB); da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; do desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues; além de servidores e colaboradores.

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COLUNA LEITURA LIVRE | por Battista Soarez

 COLUNA LEITURA LIVRE 

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Por Battista Soarez
(Jornalista, escritor, sociólogo, teólogo e professor universitário)

Igreja alienada é aborto de consciência e sua fé sobeja falsa santidade

É difícil ser agente de transformação e conquista com uma cristandade omissa em relação aos problemas sociais que afetam a humanidade.

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Divulgação.

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NOS ÚLTIMOS TEMPOS tenho me empenhado na missão por instruir a igreja brasileira no âmbito de sua fé, evangelização e tarefa missionária. Isto faço por meio do jornalismo e da literatura. Meus livros, distribuídos por todo o Brasil, buscam formar mentes cristãs maduras, convertidas e sapientes. Eu sei que poucos gostam de ler. Todavia, os poucos que lêem fazem grande diferença na escala de valores que tornam a igreja cada vez mais eficaz. Mas tudo se torna muito difícil porque, no geral, temos uma igreja inerte, fria e embevecida na escassez de conhecimento e dinamismo estrutural para impactar o mundo com a ação do evangelho.

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É muito lamentável se ver uma igreja alienada, caminhando em um processo de aborto de consciência, enquanto a situação dos seres humanos se afunda nas injustiças sociais. A igreja evangélica atual está cheia de líderes fracos e vazios de competência para administrar o corpo de Cristo como grupo social que representa uma parte da sociedade significativa no mundo.

Na Grécia antiga, a relação entre os seres humanos e o Logos está posta em Heráclito como alienação. E a alienação está presente em Platão quando ele postula a Natureza como imagem imperfeita do mundo das ideias. A metafísica da igreja passa pela corrente das transformações sociais na construção da sociedade que precisa se converter a Deus.

Na tradição cristã, a ideia de alienação e desalienação encontra-se na doutrina do pecado original e da redenção, e está presente no conceito de idolatria do Velho Testamento. A igreja católica polarizou a fé das pessoas com suas devoções a ídolos, mas, por outro lado, leva vantagem em relação à igreja evangélica pela sua participação social. Isto é o que o Senhor Jesus Cristo espera da Igreja, isto é, que ela seja participativa e consiga construir uma consciência social fundamentada nos princípios da justiça divina. Mas ela coloca uma venda religiosa nos olhos e se mantém cega diante dos problemas do mundo.

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Os teóricos do Contrato Social recorreram ao conceito de alienação. Entre eles, Hugo Grotius usou o termo para designar a transferência para outra pessoa da soberania de uma pessoa sobre si mesma. A igreja atual sacralizou, sem saber, a teoria do contrato social e, com isso, prega um evangelho carregado de místicas sociais irrelevantes, como, por exemplo, a sacralização do casamento civil, que, em sendo pagão, não tem nada a ver com Deus. Aliás, o casamento civil é apenas um contrato social que, no direito romano, visa apenas garantir direitos patrimoniais e econômicos, em caso de separação e divórcio. Mas a igreja, equivocadamente, transformou isso em doutrina e prega que se o casal não for casado no civil está em pecado. E este é um erro grave da igreja que está longe de ser corrigido.

A própria ideia de Contrato Social ---  tanto em Grotius como em Hobbe e Locke --- revela um progresso no sentido da desalienação (maior liberdade ou segurança) através de uma alienação parcial sob controle. A igreja que não lê não sabe o que é isso. Mas coube a Jean-Jacques Rousseau ser o único pensador antes de Hegel a raciocinar amplamente em termos de alienação e desalienação. Ele faz isso ao postular a contradição entre “homem natural” e “homem social”. No mesmo sentido, a superação da contradição entre “vontade geral” e “vontade particular”, em Rousseau, é um projeto de desalienação.

No pensamento de Hegel, a alienação é o processo no qual a consciência se torna estranha a si mesma, afastada de sua real natureza, exterior à sua dimensão espiritual. A consciência coloca-se como uma "coisa", uma realidade material ou um objeto natural. O mesmo que reificação ou objetivação.

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Aqui mesmo no Maranhão têm pastores que andam criticando as pessoas que postam matérias políticas nos grupos evangélicos, como se suas vidas não fossem dirigidas pela política. Entretanto, enquanto esses pastores se mantêm ignorantes, a política dirige suas vidas no âmbito econômico, social, do direito, da saúde e, enfim, da vida social como um todo.

Indo mais a fundo, o conceito platônico da natureza, como imagem imperfeita do mundo das ideias, convida refletir sobre a problemática da concepção hegeliana da natureza como forma autoalienada do Espírito Absoluto. Deus criou o mundo e fez o homem para governá-lo. E criou a igreja para administrar a justiça divina entre os homens mas a igreja se nega, preferindo entregar a política nas mãos do diabo e ser governada por ele. Porque prefere viver de maneira alienada.

O conceito de alienação em Hegel, inicialmente denominado Positividade, a partir da “Fenomenologia do Espírito” (sobretudo da seção intitulada “O Espírito Alienado de Si Mesmo: Cultura”), assumiu finalmente os termos Alienação e Desalienação para expressar a ideia central e mais significativa de seu pensamento, conforme ficou resumido na sua “Enciclopédia das Ciências Filosóficas”.

O conceito hegeliano de autoalienação aplica-se ao Absoluto. A Ideia Absoluta (ou Espírito Absoluto) é a única realidade que Hegel reconhece. É um Eu dinâmico envolvido em um processo circular de alienação e desalienação. O Espírito Absoluto aliena-se de si mesmo na Natureza (que é a forma autoalienada da Ideia Absoluta) e retorna de sua autoalienação no Espírito Finito (o homem, que é o Absoluto em processo de desalienação). Desse modo, autoalienação e desalienação são formas do Ser Absoluto. Se a igreja entendesse isso, ela cumpriria melhor sua missão no mundo.

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Mas o homem é um ser natural e, portanto, alienado de si mesmo. Mas é também um ser histórico, capaz de alcançar um conhecimento adequado do Criador, o que implica um conhecimento da natureza e de si mesmo. Desse modo, o homem se desaliena, realizando o espírito finito e sua evolução em direção ao Deus Criador. Assim, ele articula estruturalmente a autoalienação e a desalienação.

Em suas obras “A Essência do Cristianismo” e “Princípios da Filosofia do Futuro”, Feurbach criticou a concepção hegeliana da Natureza como uma forma autoalienada do Espírito Absoluto e do homem como Espírito Absoluto em processo de desalienação.

Para Feurbach, o homem não é Deus alienado, mas Deus é que é o homem autoalienado. Nesse sentido, Deus é a essência abstraída do homem, absolutizada e afastada dele. A desalienação do homem se dá quando ele supera a imagem estranhada de si mesmo, ou seja, quando ele desconstrói o Deus que ele concebeu. Desse modo, Criador e criatura estão invertidos na alienação religiosa: o homem não é criado à imagem e semelhança de Deus, mas é Deus que é criado à imagem e semelhança do homem. Os papéis, na sociedade moderna, se inverteram. E onde está a igreja para mudar esse quadro da consciência moderna?

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Vejamos: a alienação é o processo no qual o ser humano se afasta de sua verdadeira natureza e torna-se estranho a si mesmo. Isso ocorre na medida em que ele já não controla sua atividade essencial, o trabalho, pois, no capitalismo, os objetos que produz, as mercadorias, adquirem existência independente de seu poder e antagônica a seus interesses.

A alienação é sempre alienação de si mesmo pela sua própria atividade, ou autoalienação. A igreja moderna patina nessa realidade e marcha para o fim dos tempos sem conhecimento e sem nenhuma estratégia de magnitude espiritual para ganhar o mundo para Cristo. Aliás, quer ganhar o mundo para Cristo com violência verbal, o que acaba aumentando o ódio do mundo contra o evangelho e contra tudo o que é de Deus ou que fala em nome dEle. O conceito marxista de alienação implica num apelo à desalienação pela transformação revolucionária da totalidade das relações sociais.

Nos “Manuscritos Econômicos e Filosóficos”, Marx concorda com Hegels no que tange à “autocriação do homem como um processo, a objetificação como a perda do objeto, como alienação e transcendência dessa alienação” (Terceiro Manuscrito). Mas abre dissidência com ele por ter identificado a objetificação com a alienação, ter considerado o homem como autoconsciência e a alienação do homem como alienação de sua consciência. A igreja caminha nessa tangente e acaba contrariando a vontade de Deus em matéria de evangelização e missões.

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A filosofia socialista concorda com a crítica de Feurbach à alienação religiosa, mas considera que ela é apenas uma forma de alienação dentre outras coisas. A alienação humana manifesta-se também nas formas de atividade espiritual como a filosofia, o senso comum, a arte, a moral. Nas formas de sua atividade econômica como a mercadoria, o dinheiro, o capital. Nas formas de sua atividade social como o Estado, o direito, as instituições sociais etc. São inúmeras as formas de alienação. Em todas elas, o homem aliena de si mesmo os produtos de sua atividade e elabora com eles um mundo subjetivo de coisas separadas, independentes e poderosas com as quais se relaciona como um escravo, impotente e dependente.

O livro de  Lukács “História e Consciência de Classe”,  de 1923, teve um impacto significativo no pensamento marxista. Lukács argumenta que a reificação (a transfiguração de relações sociais em coisas) é central na sociedade capitalista. Ele também enfatiza a importância da consciência de classe para a superação da subjugação dos trabalhadores. A obra contribuiu para debates sobre alienação, ideologia e ação revolucionária, influenciando gerações subsequentes de teóricos marxistas. Lukács estudou a alienação também em outros textos tanto sobre o jovem Hegel como sobre o jovem Marx.

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A expressão "igreja alienada", enfim, é uma crítica social à forma como algumas igrejas, especialmente as evangélicas, podem conduzir seus membros a uma postura de alienação social e política, em que a fé é usada para justificar a passividade diante de problemas sociais e a falta de engajamento cívico. Essa alienação pode se manifestar através da desvalorização da importância da ação social, do individualismo exacerbado e da falta de senso crítico em relação às estruturas de poder. 

Mas, enfim, o que significa "alienação" nesse contexto? No contexto da crítica à igreja, alienação refere-se a um estado de distanciamento ou falta de consciência da realidade social e política, em que o indivíduo é incapaz de reconhecer ou questionar as estruturas de poder e as relações de desigualdade que o cercam. Em outras palavras, a pessoa alienada é aquela que, por influência da igreja, se torna passiva diante de problemas sociais, justificando sua falta de ação com base em crenças religiosas.

Como a alienação se manifesta em algumas igrejas? Primeiro, com ê enfase no individualismo. Algumas igrejas podem promover uma visão individualista da fé, na qual a salvação é vista como algo exclusivamente pessoal, desvalorizando a importância da ação coletiva e do engajamento social.

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Segundo, com a desvalorização da ação social. A crença em um "mundo vindouro" pode levar algumas igrejas a desvalorizar a importância de lutar por transformações sociais no presente, incentivando a passividade diante de problemas como injustiça, desigualdade e pobreza. E isso é péssimo.

Terceiro, com a falta de senso crítico. Em alguns casos, a igreja pode se tornar um espaço onde o pensamento crítico é desencorajado, e os fiéis são incentivados a aceitar cegamente as doutrinas e os discursos religiosos, sem questioná-los.

Quarto, com o mau uso da fé para justificar a passividade. A fé pode ser utilizada como justificativa para a falta de engajamento cívico, onde os fiéis são encorajados a aceitar a realidade como ela é, sem buscar transformações sociais. 

A crítica à "igreja alienada" não é uma crítica à fé em si, mas sim um alerta sobre os riscos da alienação religiosa e da falta de engajamento social que pode ocorrer em algumas comunidades religiosas.

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É importante ressaltar que nem todas as igrejas promovem a alienação, e muitas delas desempenham um papel importante na construção de comunidades e no enfrentamento de problemas sociais.

Em quinto lugar, existem diferentes interpretações sobre o conceito de "igreja alienada". Algumas pessoas podem usar o termo para se referir a igrejas que pregam doutrinas consideradas extremistas ou que promovem o isolamento social dos seus membros. Outras podem usar o termo para criticar igrejas que se afastam da realidade social e política, negligenciando seu papel na transformação da sociedade. 

O debate sobre a alienação religiosa e o engajamento social, finalmente, é complexo e multifacetado, e a análise do termo "igreja alienada" requer uma compreensão cuidadosa do contexto em que ele é usado. Tenho conversado com pastores e líderes sobre a questão, mas eles alegam que têm dificuldade de se unirem para um debate público e coletivo. Isto quer dizer que a igreja não tem força de unidade e comunhão para cumprir o chamado do Senhor para a transformação do mundo (Romanos 12.2). De nada adianta ter convenção, se esta não consegue ter força de unidade e comunhão para conquistar e transformar o mundo para o Reino de Deus. Lamentavelmente triste.

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quarta-feira, 6 de agosto de 2025

POLÍTICA | por Battista Soarez

POLÍTICA 

Mical Damasceno critica prisão domiciliar de Bolsonaro e alerta para riscos ao Estado de Direito
A deputada questionou o atual momento político do país e diz que está havendo uma escalada que atropela direitos fundamentais

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Por:
Battista Soarez | Tarcísio Brandão
Foto:
Divulgação


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A DEPUTADA ESTADUAL Mical Damasceno (PSD) usou, nesta quarta-feira (6), a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para se posicionar contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

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Para a parlamentar, a medida é desproporcional e perigosa para a democracia brasileira.

“Estamos punindo um homem antes mesmo de provar qualquer crime. Falo de uma tentativa de golpe que não existiu e de acusações frágeis que não se sustentam”, afirmou.

Mical questionou o atual momento político do país, perguntando  “até onde iremos com essa ausência de lógica em condenar primeiro e julgar depois?”, indagou, deixando patente que o que está acontecendo é uma coisa totalmente fora da lei.

Segundo ela, a prisão de Jair Bolsonaro representa mais do que um ataque a um homem. “É toda uma parcela da sociedade sendo silenciada. São brasileiros que se recusam a se curvar diante de abusos de poder.”

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A deputada defendeu o respeito à Constituição, às liberdades individuais e ao princípio da presunção de inocência.

“O que vemos é uma escalada que atropela direitos fundamentais. O sistema insiste em empurrar o Brasil para uma crise sem fim”, alertou.

Mical ainda mandou um recado direto. “Não aceitamos que o poder judiciário seja usado para intimidar e perseguir.”

Em tom firme, a parlamentar prestou solidariedade ao ex-presidente. “Presidente Bolsonaro, receba a nossa solidariedade. Sua luta é a luta de todos que amam a liberdade e a democracia.”

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Ela também citou um versículo bíblico para reforçar sua fé em dias melhores: “Como está escrito em Isaías 30.18: ‘O Senhor espera para ter misericórdia de vós’.”

Por fim, Mical lembrou que ainda há 38 senadores favoráveis ao impeachment de ministros do STF. “Faltam apenas três votos. Que Deus tenha misericórdia do Brasil e que a verdade prevaleça”, concluiu.

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POLÍTICA | por Battista Soarez

POLÍTICA

Iracema Vale destaca avanço das pautas no Legislativo e perspectivas de expressivo volume de proposições nesse semestre

A presidente da Alema ainda pontuou que o foco do semestre será o fortalecimento do diálogo entre os Poderes e instituições em prol da população

Por:
Agência Assembleia
Foto:
Agência Assembleia

Iracema Vale disse que o Parlamenta seguirá trabalhando integrado com os demais Poderes para melhorar a vida dos maranhenses

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DURANTE PRONUNCIAMENTO no retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta terça-feira (5), a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), reafirmou o compromisso do Parlamento Estadual com o desenvolvimento do Maranhão e com a melhoria da qualidade de vida da população. De acordo com a parlamentar, o segundo semestre será marcado por uma pauta intensa, com perspectiva de um volume expressivo de proposições apresentadas pelos parlamentares.

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"Temos projetos importantes do Governo com grande alcance social e para todo o estado, mas também uma produção legislativa consistente, com muitas indicações e projetos de lei importantes dos nossos deputados. Hoje mesmo, a pauta traz cerca de 30 itens, todos de autoria parlamentar. Isso mostra o quanto esta Casa está conectada com a realidade do povo e comprometida com soluções concretas”, afirmou Iracema Vale.

A chefe do Legislativo Maranhense também destacou que o foco do semestre será o fortalecimento do diálogo entre os Poderes e instituições, com responsabilidade e compromisso. “Vamos seguir trabalhando para melhorar a vida de cada maranhense, em integração permanente com os demais Poderes. Teremos muito trabalho, escuta ativa e seriedade nas nossas decisões”, completou.

A parlamentar lembrou também que, mesmo durante o recesso parlamentar, a Casa manteve seu funcionamento por meio da Comissão de Recesso, assegurando a continuidade das atividades e o acompanhamento de temas de interesse público.

“E seguiremos atentos às necessidades da população, comprometidos com debates qualificados para levarmos os melhores serviços públicos à população maranhense”, concluiu Iracema Vale.

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domingo, 3 de agosto de 2025

POLÍTICA | por Battista Soarez

POLÍTICA 

Iracema Vale visita a 33ª edição da Vaquejada de Colinas e destaca importância do evento para a cultura e a economia do Maranhão

Tradicional vaquejada, que aconteceu até este domingo (3), é considerada um dos maiores eventos culturais da região, pois movimenta a economia do município, atraindo visitantes e promovendo o fortalecimento da identidade cultural do povo nordestino

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Por:
Agência Assembleia
Fotos:
Agência Assembleia 

Dep. Iracema Vale, governador Carlos Brandão, Werverton Rocha, Roberto Costa, deputados, prefeitos, secretários e demais autoridades durante a Vaquejada de Colinas.


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A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), visitou, neste sábado (2), a 33ª edição da Vaquejada do município de Colinas, realizada no Parque Onildo Maior. Iracema percorreu o parque de vaquejada, reunindo vaqueiros, autoridades e a população local.

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A tradicional A tradicional Vaquejada de Colinas é considerada um dos maiores eventos culturais da região e reúne competidores de várias partes do Brasil. A festa, que teve início na última quarta-feira (30), segue até este domingo (3), movimentando a economia do município, atraindo visitantes e promovendo o fortalecimento da identidade cultural nordestina.

“É uma alegria imensa prestigiar mais uma vez em Colinas, a 33ª edição da Vaquejada, um evento que já é tradição cultural para toda a região. É a terceira vez consecutiva que participo e posso dizer: o sucesso é absoluto. Parabenizo os organizadores e todas as famílias que fazem deste momento uma verdadeira celebração da nossa identidade”, disse Iracema Vale.


Geração de renda

Na ocasião, o secretário de assuntos municipalistas, Orleans Brandão, também enfatizou o papel da vaquejada no fomento à economia local e na valorização das tradições. “São 33 anos dessa festa que abraça não só o Maranhão, mas todo o Brasil. A vaquejada é muito mais que tradição: aqui geramos renda, criamos oportunidades e movimentamos a economia do nosso estado. Esse é um esporte que carrega a identidade do povo maranhense e que merece ser valorizado como parte fundamental da nossa cultura”, afirmou o secretário.

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Mais do que uma competição, a vaquejada é uma expressão legítima da cultura sertaneja, com papel importante no fortalecimento da economia local. A programação diversificada movimenta diversos setores da cidade e reforça o compromisso do poder público com a valorização das tradições e o incentivo ao desenvolvimento dos municípios maranhenses.

“Tivemos a honra de lutar no Congresso Nacional para garantir o reconhecimento da vaquejada como prática esportiva na nossa Constituição Federal. E hoje, aqui em Colinas, participando da 33ª edição, tenho a satisfação de parabenizar essa iniciativa que movimenta o esporte, valoriza a cultura e impulsiona a economia local”, afirmou o senador Weverton Rocha.


O encontro também contou com a presença do idealizador do evento, Zé Henrique Brandão; de Marcus Brandão e de sua esposa Audreia Noleto; do presidente da Famem, Roberto Costa (MDB); do deputado federal Márcio Honaiser (PDT); dos deputados estaduais Arnaldo Melo (PP), Davi Brandão (PSB), Eric Costa (PSD) e Daniella (PSB); do vereador de São Luís, André Campos; e demais autoridades presentes.

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quinta-feira, 31 de julho de 2025

GERAL | por Battista Soarez

GERAL

Iracema Vale é homenageada pelo Poder Judiciário com a Medalha de Mérito do Consepre

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão foi agraciada com a honraria devido à sua contribuição institucional e apoio ao fortalecimento do Poder Judiciário

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Por:
Agência Assembleia
Fotos: 
Meiky Braga

Dep. Iracema Vale recebendo homenagem do Poder Judiciário do Maranhão.

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A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quarta-feira (30), da solenidade de abertura do XVI Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). Durante o evento, Iracema Vale foi homenageada com a Medalha de Mérito do Consepre, em reconhecimento à sua contribuição institucional e apoio ao fortalecimento do Poder Judiciário.

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O encontro, que acontece até o dia 2 de agosto, reúne presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país para discutir temas relevantes do Judiciário, com foco na modernização, eficiência e ampliação do acesso à Justiça.

A deputada destacou a emoção ao receber a medalha e reforçou a importância do compromisso com a democracia e o equilíbrio entre os Poderes. “Receber a Medalha Consepre é uma honra, que me emociona profundamente. Essa homenagem celebra o compromisso com a democracia, com o equilíbrio entre os poderes e com a construção de um Brasil justo — valores que compartilho em cada passo da minha trajetória pública”, afirmou.

A homenagem simboliza o respeito e a parceria entre os Poderes na construção de uma Justiça mais acessível e eficiente.

Riquezas culturais

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, anfitrião do encontro, destacou, em seu discurso, as belezas e riquezas culturais do Maranhão, estado-sede do encontro.

“Estamos aqui reunidos com presidentes de tribunais de todo o Brasil. O povo maranhense construiu sua riqueza a partir das suas próprias raízes: da cultura vibrante, do calor humano, do povo cativante e do nosso folclore, que é verdadeiramente único”, afirmou.


Ele ressaltou que o XVI Consepre tem início em São Luís, cidade reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial, e será encerrado em Atins, na região dos Lençóis Maranhenses, reconhecidos Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. “Nosso Tribunal de Justiça é o terceiro mais antigo do Brasil e, em novembro, celebrará 212 anos de dedicação, trabalho e compromisso com a Justiça”, completou.

A participação da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão reforça o compromisso com o diálogo entre os Poderes e a construção de soluções conjuntas em prol da população.

Também estiveram presentes ao evento, o presidente do Consepre, Francisco Oliveira Neto; o ex-presidente, José Sarney; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino; além de presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil.

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