L I T E R A T U R A
(Escritor, jornalista e professor universitário)
--------------------
ESPIRITUALIDADE ENVOLVENTE E MISSÃO PLANETÁRIA
A função social do sagrado
-------------------
ACABO DE RECEBER NA MINHA CASA o meu mais novo livro, intitulado "Espiritualidade envolvente e missão planetária", publicado pela Editora Reflexão, de São Paulo. É um livro pequeno, de 70 páginas, no formato 16×23, mas com um conteúdo de peso desafiador, que cutuca a igreja brasileira no sentido de que ela entre na arena do serviço de servir, como estratégia de alcançar o homem que necessita de Jesus. A Editora Reflexão lança a obra num momento em que a igreja evangélica brasileira passa por situações de choque social, político e religioso. Os conflitos políticos, culturais e sociais se misturam e se confundem com os conflitos de fé e crenças. Nesse cenário todo, Deus fica do lado de fora do coração das pessoas. Não porque Ele queira se distanciar das criaturas humanas, mas porque as criaturas humanas resolveram colocar a religião, a política e as suas convicções culturais no lugar de Deus. Deus, o Senhor Criador de tudo, sempre busca alcançar os seres humanos, mas estes sempre optam por outros caminhos que os conduzem para distante de Deus.
Neste livro, apriori, digo que o evangelho é o chamado divino para fazer pelas pessoas aquilo que o Senhor Jesus Cristo ordenou que fizéssemos. E esta é a diferença. Quando pregamos, ninguém é obrigado a aceitar o que estamos dizendo. Quando fazemos o bem às pessoas, entretanto, elas entendem que estamos suprindo as suas necessidades. E, desta maneira, a luz do evangelho brilha, de forma clarividente, no seu entendimento. Isso acontece porque fica mais fácil entender o que fazemos, do que entender e aceitar o que dizemos. Porque nem sempre o que dizemos é real. Mas o que fazemos sempre é e sempre será real. Este argumento ressona em nossas perspectivas interiores e busca esclarecer a verdade divina, de forma mais diretiva, nas dimensões exteriores, alcançando, enfim, o "outro" que está lá fora, necessitado e em situação de vulnerabilidades, das mais diversas.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
As ações planetárias, em matéria de evangelho, são multiformes. E se as ações são multiformes, o evangelismo é macro. O plano evangelístico, portanto, é macro. É macro porque é envolvente. E é envolvente porque é relacional. Alcança as pessoas da comunidade naturalmente. David J. Hesselgreve sugere que sejam feitos contatos comunitários quando da execução do plano. Ele esclarece que estes contatos comunitários podem ser feitos, primeiramente, de quatro maneiras.
A primeira delas é o que ele chama de contatos de Livre associação, isto é, a interação normal e cotidiana com indivíduos na sociedade. A segunda é a iniciativa de afiliar-se a certos grupos locais organizados para promover os interesses comunitários e coletivos, como, por exemplo, fazer parte de associações locais. A terceira é fazer levantamentos especiais na comunidade local. A quarta é usar os veículos de comunicação disponíveis na comunidade. De maneira geral, participar de debates sobre os interesses e as necessidades da comunidade é um jeito eficaz de fazer missão planetária e uma maneira inteligente de praticar evangelismo envolvente com excelência. Algo que gere satisfação no coração das pessoas.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Desta maneira, o livro "Espiritualidade envolvente e missão humanitária" revela, também, minha insatisfação com esse cristianismo que, cada vez mais, se afasta do Cristo e se esvazia de Deus. E uma igreja vazia de Deus acaba colocando as pessoas em abismos existenciais profundos, inclinados para um segmentalismo obscuro e de uma mensagem trivial, meramente sentimental e irrelevante, no contexto daquilo que Jesus pregou e ensinou. Enfim, está evidente que a igreja evangélica está forçando criar um grupo social meramente religioso para um doloroso choque de realidade.
Finalmente, o grande desafio e a grande tarefa da igreja cristã será sempre um diálogo com a sociedade do seu tempo. Um diálogo com o mundo de hoje. Com o "ethnos" universal. Este meu livro sobre espiritualidade envolvente e missão planetária, portanto, chama a igreja brasileira para praticar o diferente: envolver-se com o planeta-homem, em comunidade exterior, e, assim, alcançar, de fato e de verdade, o mundo para Cristo.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.