N A C I O N A L
Ciclone no Sul do Brasil já fez 22 mortos nesta terça-feira
Por Battista Soarez
(Da Redação)
UM CICLONE EXTRATROPICAL deixa 22 mortos nesta terça-feira (5). O fenômeno começou no Rio Grande do Sul e avançou para São Paulo, onde a temperatura vai despencar, segundo as últimas notícias.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
O ciclone, que se iniciou no Sul do país, trará fortes ventos para a região Sudeste. A queda dos termômetros será passageira, mas os estragos causados pelas fortes tempestades são assustadores, deixando 21 mortes no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
Fortes chuvas atingiram vários municípios do Rio Grande Sul. Um cabo de um helicóptero que estava operando no resgate das vítimas se rompeu e dificultou ainda mais as operações.
A passagem do fenômeno natural pelo Rio Grande do Sul deixou, além dos mortos, mais de cem pessoas desalojadas no estado. O fenômeno também vai causar mudanças no clima do Sudeste, principalmente em São Paulo, onde as temperaturas vão despencar, conforme falei acima.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
A partir desta terça-feira, a frente fria levará chuvas ao Espírito Santo, a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, além de São Paulo, segundo Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Essa mudança drástica se dará pela frente fria trazida pelo ciclone. Segundo a profissional, "o fenômeno leva uma frente fria e, quando ele é mais forte, ela consegue ir até o Sudeste", afirma Balbino.
No desespero, o prefeito de uma cidade do Rio Grande do Sul pede que as pessoas subam no telhado das casas para dar tempo da chegada dos resgates. Mas a imprensa critica essa medida paliativa, alegando que o ciclone foi previsto e que, portanto, teve tempo suficiente para que as autoridades tomassem as devidas providências.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Por causa do fenômeno, as baixas temperaturas do Sul do país vão refletir nos termômetros, que não devem passar dos 25°C em São Paulo nesta terça-feira. Ao longo do dia desta terça-feira, a temperatura foi oscilante, chegando à miníma de 15°C.
A capital paulista foi afetada. O vento vai ser forte. As rajadas vão se estender até a quarta-feira.
Depois da passagem do ciclone, as temperaturas vão subindo gradativamente na quinta (7) e na sexta-feira (8), até que outro sistema de instabilidade chegue a São Paulo, no domingo (10).
Vamos aguardar, para vermos em que ponto vai chegar essa tragédia no Brasil.
P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.