Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2025

INTERNACIONAL | por Battista Soarez

INTERNACIONAL

Um apagão apocalíptico

A Europa inteira está no escuro enquanto o mundo tenta entender o que está acontecendo.

________________________

Por Battista Soarez
(Em trânsito)

A Europa está no escuro e o mundo quer entender o que está acontecendo | Foto: Divulgação.

________________________

HOJE, 28 de abril de 2025, a Europa mergulhou no caos com um apagão de energia sem precedentes, que paralisou países como Portugal, Espanha, França e outros. Metrôs evacuados, aeroportos fechados, hospitais em geradores e redes de comunicação à beira do colapso pintaram um cenário de vulnerabilidade coletiva.

PUBLICIDADE


Enquanto as autoridades investigam as causas – de falhas em linhas de alta tensão a possíveis ciberataques – a realidade parece ecoar a trama do seriado Day Zero, da Apple TV, protagonizado pelo lendário Robert De Niro, hoje com 81 anos. Estamos dando algum spoiler do seriado? Não. Nesse caso o spoiler é a realidade hoje enfrentada por grande parte dos países europeus. Voltando, a série, uma distopia eletrizante, nos alerta para os perigos de uma sociedade hiperdependente da tecnologia.

O que está acontecendo hoje não é apenas um evento técnico. É um chamado para se refletir sobre nossa fragilidade diante de um colapso energético e apocalíptico como esse.

O apagão que atingiu a Europa começou às 11h30 (hora de Lisboa), com Portugal e Espanha sofrendo os piores impactos. Em Lisboa, o metrô parou, o Aeroporto de Lisboa fechou, e o trânsito virou um caos sem semáforos. Na Espanha, Madrid ativou um plano de emergência, com o Aeroporto de Barajas fora de serviço.

PUBLICIDADE


Outros países, como França, Alemanha e Itália, enfrentaram interrupções menores, mas o efeito cascata revelou a interconexão – e a vulnerabilidade – da rede elétrica europeia. A E-Redes portuguesa aponta que a falha veio de fora, enquanto especulações sobre ciberataques ganham força, com o Centro Nacional de Cibersegurança e o INCIBE em alerta.

A Comissão Europeia e a NATO monitoram, mas respostas concretas ainda são escassas. Este não é apenas um problema técnico; é um teste à resiliência de um continente que é estratégico o desenvolvimento global. Será um teste para o controle total? 


________________________

PUBLICIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.