P O L Í T I C A
Encontro de prefeitas e prefeitos consolida gestão municipalista no Maranhão
A ideia é fortalecer o municipalismo em todo o estado, diz o governador Carlos Brandão.
________________________
O GOVERNO DO ESATADO REALIZA, nos dias 24 e 25 deste mês de abril, um grande evento com gestores municipais de todas as partes do estado para ampliar o alcance das políticas públicas, promovendo desenvolvimento a melhoria da qualidade de vida para a população. O Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Altos do Calhau), em São Luís, garantindo contato direto dos gestores municipais para tirarem dúvidas sobre programas e ações da gestão estadual.
PUBLICIDADE
“Desde o início, nosso governo tem buscado fortalecer o municipalismo em todo o estado. Não tenho dúvidas de que contribuir para o fortalecimento dos municípios é a melhor maneira de assegurar que as políticas e programas de governo cheguem a cada cidadão. Por isso, já realizamos diálogos com mais de 60 prefeitos até agora, e vamos continuar até que tenhamos recebido todos os 217 gestores municipais do Maranhão. Com unidade e parceria, vamos ouvir as demandas da população e, assim, garantir ações mais efetivas”, declarou o governador Carlos Brandão.
Todos os órgãos estaduais estão envolvidos com o planejamento e organização do evento para que prefeitas e prefeitos possam ter a melhor orientação possível e levem ainda mais ações e serviços para a população maranhense. O evento contará com oficinas, palestras e estandes de diversas secretárias e órgãos, além de apresentar pontos focais e informações dos programas estaduais.
Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, o evento será um importante momento de troca de experiência e alinhamento das estratégias. “A expectativa é que esse encontro amplie o diálogo dos prefeitos, junto à Famem e ao governador Carlos Brandão, nosso grande líder municipalista, facilitando o acesso das prefeituras a todas as políticas públicas. A troca de experiência e o alinhamento das estratégias que acontecerão no Encontro são fundamentais para que gestores possam voltar para suas cidades e desenvolver ações de melhoria direta na qualidade de vida dos maranhenses”.
PUBLICIDADE
Durante o evento, haverá assinatura do Termo de Adesão dos municípios ao Programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa que visa retirar quase meio milhão de maranhenses da pobreza extrema. O programa também será detalhado para os gestores municipais pela equipe da Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais.
Para o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, cuja pasta é responsável por estreitar as relações do governo estadual com os municípios, o encontro fortalece o estado e representa mais parcerias em prol de todos os maranhenses.
A Secretaria tem atuado como elo estratégico entre o Governo do Estado e os municípios para que o programa Maranhão Livre da Fome chegue a quem mais precisa. Desta forma é possível garantir que esse importante benefício alcance de maneira eficaz as famílias em situação de extrema pobreza. Essa parceria com os gestores municipais fortalece as políticas públicas e reafirma o compromisso do Estado com a dignidade e a segurança alimentar da nossa população”, frisou o secretário.
PUBLICIDADE
Durante o evento serão ministradas oficinas pela equipe da Semag para os gestores municipais sobre o acesso e manuseio do sistema do Maranhão Livre da Fome. Além disso, o órgão apresentará outras iniciativas realizadas ao longo dos últimos dois anos, como o programa de eficiência energética em prédios administrativos do governo; a ampliação da oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio; entre outras ações.
Na área da produção, órgãos como a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) auxiliarão os municípios sobre as principais políticas públicas em curso no Maranhão.
A Sagrima oferecerá atendimento especializado para a emissão e análise da Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), incluindo um plantão para esclarecimento de dúvidas; informações sobre agrometeorologia; explicação do passo a passo para adesão ao programa de melhoramento genético de rebanhos, o Mais Pecuária Brasil; além de apresentar projetos nas áreas de aquicultura, piscicultura, ostreicultura e carcinicultura.
No estande da Agerp serão apresentados os principais programas executados pelo órgão, além de serviços como a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), exposição de produtos da agricultura familiar e as oficinas ‘Farmácia Viva no Campo – Plantas Medicinais nos Quintais Produtivos’, ‘A importância da Assistência Técnica’ e ‘Garantia Safra’.
________________________
PUBLICIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.