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sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

COLUNA LEITURA LIVRE

Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)
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Os céticos também têm alma
O que acontece após a morte com os que duvidam e desdenham da espiritualidade humana e da existência de Deus

Homens ricos e poderosos costumam desdenhar de Deus. Qual o destino das suas almas após a morte? | Foto: Divulgação 
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QUANDO VEJO HOMENS sorrindo entre os dentes como o ministro do STF, Alexandre de Moraes, ao ouvirem falar de Deus, a primeira coisa que vem à minha cabeça é um dizer de Georg Wilhelm Friedrich Hegel, na sua obra Fenomenologia do Espírito, que destaca o fato de que “o Espírito rompeu com o mundo que até agora habitou e imaginou. Ele verdadeiramente nunca está em repouso, mas sempre empenhado em avançar”.

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Para Hegel, assim como para muitos pensadores que creem na espiritualidade, a frivolidade e o tédio que perturbam a ordem estabelecida, o pressentimento vago de algo desconhecido, estes são os arautos da mudança que se aproxima. Teve um momento na minha vida em que tentei apreender uma visão grandiosa do cosmo humano. Isso ocorreu durante a construção da minha intelectualidade, quando ainda muito jovem, lá pelos meus 15 e 16 anos de idade, e daí por diante até certo ponto.

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Lia muito. Pensava com razoável critério e escrevia textos caprichados, inclusive nas cartinhas para as namoradas da juventude. Procurava inserir essa visão intelectual nas minhas palestras nas igrejas por onde passava e sempre que tinha oportunidades de falar no púlpito. Até mesmo com as namoradas eu exercitava os meus discursos que futuramente passariam a compor as páginas literárias em jornais, revistas e livros. E assim, rapidamente, fui me tornando um pensador da espiritualidade e passei a construir ideias e opiniões muito autênticas. E foi assim que acabei me tornando um existencialista cristão, tornando-me um crente maduro. Não me deixo, portanto, ser levado pelo emocionalismo espiritual e nem me permito cair no abismo do ceticismo do pensamento secular.

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Quem lê meus livros percebe, com clareza, que a literatura que escrevo é uma sociologia filosófica e teológica que dá nítida importância à noção de responsabilidade pessoal e espiritual, sempre refletindo sobre o significado da escolha e das decisões pessoais, francamente individualista — se não também extrínseca — e enfática com relação à importância das paixões na existência humana. Isto inclui não só emoções admiráveis e compaixão, mas, também, disposições de ânimo e emoções sombrias como desespero, resignação, raiva e angústia.

Geralmente, tenho muito cuidado em minimizar a importância do indivíduo e enfatizar, em seu lugar, o primado social e sua compreensão abrangente do mundo espiritual. Homens céticos ou ateus são o contraste da existência espiritual e promovem a angústia na tomada do controle sobre nossas vidas. Quando reflito sobre “destino” e “fado” vejo a futilidade da tomada de decisão individual em face das forças assoberbantes dos homens que detêm o poder da governança.

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Poder e dinheiro afastam os homens da presença de Deus e apontam para as “vantagens” ludibriosas das paixões mundanas. Puro engodo. O poder constrói uma dialética suprapessoal e rouba a consciência espiritual das criaturas humanas. O poder e o dinheiro levam as pessoas a pensarem que não existe Deus ou que, se Ele existe, no mínimo deverá estar subordinado a elas. Que lástima! É exatamente esse engodo de crença que as levará para o lugar de tormento eterno. Infelizmente, só depois da morte é que homens como Alexandre de Moraes (se não se arrepender de suas injustiças), Flávio Dino (se não se arrepender das maldades do seu coração), Lula (se não reconhecer a Jesus como Senhor), Battista Soarez (se não permanecer em Cristo) e, enfim, todos aqueles que duvidam e desdenham do Criador iremos perceber que o inferno existe e que rejeitar a Deus e brincar com Ele é uma atitude ou decisão que custará o valor das nossas almas para toda a eternidade.

O contraste e a confrontação entre o idealismo dos céticos — dentre eles religiosos falsários, políticos, juristas, intelectuais, empresários, milionários e outras categorias de poder temporal — e a convicção de fé dos cristãos corretos permanecem emblemáticos no que concerne aos problemas filosóficos dominantes do nosso tempo. Os céticos também têm alma. Por isso, a despeito de todas as questões do pós-modernismo, do entusiasmo e do furor pela economia global, e de exortações sobre “a nova ordem mundial”, o que continua intratável é a nossa necessidade pessoal e coletiva de entender, com clareza, nosso lugar no mundo.

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As criaturas humanas são cegas e ingratas. E, diante delas, podemos lançar as seguintes perguntas: como devemos viver e como deveríamos enfrentar dificuldades e tragédias esmagadoras na vida?; como deveríamos pensar sobre a morte e lidar com ela? Estas não são indagações ocidentais em contraposição a indagações orientais ou do Terceiro Mundo. Estas, de fato, são questões universais que se apresentam às pessoas mais sofisticadas e afortunadas do mundo e, em geral, aos membros do STF, aos políticos, aos governantes do mundo, aos camponeses da China, aos intocáveis na Índia e, consequentemente, aos habitantes das menores aldeias da África, da bacia amazônica e das ilhas dos Mares do Sul. Vejamos: o tráfico quase instantâneo da informação global traz as opções e tragédias da vida humana à nossa própria soleira.

Os céticos também têm alma. Por isso pensam. Por isso têm sentimentos. Por isso sentem dores e tristezas. Por isso choram. Por isso amam. Por isso, inconscientemente, têm necessidade de refletir e falar sobre Deus, religião e espiritualidade. Afinal de contas, a alma é o centro da inteligência, das emoções, dos desejos e das vontades. Ela é o elo de comunicação entre o pneuma e o somático, isto é, entre o espírito e o corpo. Portanto, é ela que peca, é ela que se arrepende, é ela que, após a morte, leva o ser humano ao juízo eterno. Não queira morrer, enfim, mergulhado nas águas procelosas do ceticismo, sem Deus, sem perdão e sem salvação. E ponto final.

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quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

COLUNA LEITURA LIVRE
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Por Battista Soarez
(Escritor e jornalista)
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Dino e o STF
O que significa a entrada do ex-governador do Maranhão para a Suprema Corte

Flávio Dino é sabatinado nesta quarta-feira por senadores | Foto: Divulgação 
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NESTA QUARTA-FEIRA (13/12), ocorreu a sabatina de Flávio Dino no Senado Federal, como indicado do presidente Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino sempre almejou o cargo que agora vai ocupar. Sua postura, como político de carreira, deixa claro um ar de ganância por poder e dinheiro, convém deixar isso bem claro. Agora, a partir daí, muitas águas vão rolar.

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Dino, antes de qualquer coisa, não mede esforço para atingir seus objetivos na escala do poder. Não respeita ninguém que atravessa no seu caminho e é extremamente sagaz, quando é para escolher aliados. Exemplo disso citam-se Márcio Jerry e Eliziane Gama que, mesmo sem competência política, chegaram onde estão graças ao apadrinhamento político com Dino. Em síntese, Flávio Dino não coloca ninguém no seu grupo político que ele não possa dominar.

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Jerry, na Câmara Federal, e Eliziane, no Senado, fazem somente o que Dino dita e ordena. O que ele pretende fazer, no passo a passo, todos nós, jornalistas, já imaginamos e sabemos: dominar o Maranhão e o Brasil, de alguma forma. Esta é a primeira análise que se pode fazer.

Aliás, Lula indicou Flávio Dino para o STF visando somar interesses com Alexandre de Moraes que, como vimos, demonstrou ser um instrumento da esquerda para um projeto global que envolve uma organização geopolítica que somente mais tarde será compreendida pelas pessoas no mundo.

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O Brasil é estratégico na preparação da América do Sul para a Nova Ordem Mundial. Por isso as viagens do Lula pelo mundo. Tem um fundamento geopolítico, geoeconômico, geossocial e, enfim, geo-historiológico em nível de organização mundial. Portanto, o jogo é político e geopolítico. Este é o primeiro ponto, por um lado.

Dino respondeu às perguntas com tranquilidade e sabatina não passa de mero protocolo institucional | Foto: Divulgação.

Por outro lado, tem um segundo ponto. Ninguém pode negar a experiência de Flávio Dino no campo jurídico. Foi excelente juiz federal e um competentíssimo professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Filho de um exímio escritor maranhense, Dino, desde criança, dedicou-se ao universo da leitura. E quem lê muito não tem como não ter sucesso na vida, a menos que seja alguém sem inteligência social e profissional.

No campo político, Dino acumulou mais experiência ainda. Foi deputado federal e governador do Maranhão por dois mandatos. Portanto, intelectualidade e experiência são o que não faltam ao novo ministro do STF.

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Sendo assim, pela ótica da crítica nacional, o perfil e a habilidade política de Dino poderão ser muito importantes na atual conjuntura em que o Supremo Tribunal Federal é questionado por diversos setores da sociedade, apresentando uma baixa aprovação popular, conforme vem sendo mostrado nas pesquisas.

Num recente discurso em Brasília, Dino mandou um recado para a nação brasileira: "No momento em que um político vira ministro do STF, ele deixa de ser político. Não tem mais preferência política nem para a esquerda, nem para a direita", disse ele.

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Isso pode significar que Dino, como ministro do STF, poderá assumir perfil articulador e pacificador. Isso mostra que ele poderá trabalhar no sentido de colocar ordem na interferência do STF sobre as soluções político-legislativas adotadas na esfera democrática, sejam elas de direita ou de esquerda. Isso seria estabelecer um posicionamento institucional menos engajado e ter ânimos para buscar o restabelecimento do desempenho institucional que é devido ao regime democrático. Enquanto isso, a justiça no Maranhão poderá estar sob absoluto controle do novo ministro. É o que os sinais da conjuntura política atual mostram. É só aguardar para ver.

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domingo, 10 de dezembro de 2023

MUNDO ACADÊMICO

A trajetória inspiradora do prof. Wislandey de Almeida Santos
Um nordestino na literatura acadêmica internacional

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Por Colaboração 
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Prof. Wislandey de Almeida Santos | Foto: Arquivo pessoal 

PORTO FRANCO, uma tranquila cidade interiorana situada no coração do Maranhão, tem agora um representante no mundo acadêmico internacional. Wislandey de Almeida Santos, morador desta cidade, foi não apenas um brilhante apresentador no renomado Congresso Internacional CAED-Jus 2023, mas também ganhou reconhecimento como coautor em uma obra acadêmica internacional, marcando um feito notável que enaltece sua origem e a rica tapeçaria cultural do Nordeste brasileiro.

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Lançamento 2023 | Editora Alpha Plena 
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O Congresso CAED-Jus 2023 é conhecido por ser um pólo de discussões e reflexões sobre diversas áreas do saber, reunindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais de todo o mundo. Participar como apresentador já é, por si só, uma honra, mas o Professor Wislandey foi além, competindo em uma rigorosa seleção para contribuir em um livro internacional.

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A obra, intitulada "Horizontes da Produção Acadêmica", foi lançada pela editora norte-americana Pembroke Collins e impressa com ISBN americano, realçando ainda mais a importância desta conquista. O Prof. Wislandey de Almeida, com humildade e sabedoria, divide este triunfo com sua cidade, Porto Franco, e com o estado do Maranhão, destacando que mesmo proveniente de uma região marcada por desafios socioeconômicos, é possível alcançar patamares internacionais através da educação e da dedicação ao conhecimento.

A trajetória do Prof. Wislandey de Almeida é um relato inspirador de determinação e paixão pela academia. Sua conquista serve como um farol de esperança para jovens estudantes do interior do Brasil, demonstrando que o ambiente e as circunstâncias não determinam o potencial de um indivíduo. O Prof. Wislandey, com seu empenho e sua vontade de aprender e contribuir, subverte as expectativas e quebra paradigmas, mostrando que o saber não tem fronteiras e que todos, independente de sua origem, têm algo valioso a contribuir para o mundo acadêmico global.

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Este feito é mais que um mero passo na carreira acadêmica do Prof. Wislandey; é a materialização de uma jornada de superação e de amor pelo conhecimento. O povo de Porto Franco e do Maranhão pode se orgulhar de ter um de seus filhos elevando o nome de sua terra no cenário acadêmico internacional, reafirmando que a sabedoria e a erudição são valores intrínsecos à cultura nordestina.

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A conquista do Prof. Wislandey de Almeida Santos ressalta a riqueza e a diversidade do pensamento brasileiro e reforça a importância de investimentos contínuos em educação e pesquisa, para que mais vozes do nosso país possam ecoar nos palcos acadêmicos internacionais. É uma vitória da resiliência, da dedicação e do desejo incessante de aprender, características que definem este ilustre nordestino.
Este relato de sucesso é, acima de tudo, uma história de esperança, provando que, através da educação e do esforço individual, é possível transcender barreiras e alcançar os horizontes mais distantes da produção acadêmica, irradiando a luz do conhecimento pelos quatro cantos do mundo.

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sábado, 9 de dezembro de 2023

G E R A L 

ALEMA recebe visita de alunos do Ensino Médio para conhecerem Estação de Tratamento de Esgoto
Alunos do Centro de Ensino Barbosa de Godois foram guiados por Marcelo Lopes, chefe do NUQUA/DAMPIS

Por Battista Soarez 
(Com informação da ASCOM)

Alunos visitando Estação de Tratamento de Esgoto da ALEMA | Foto: Biaman Prado

NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (7/12), a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) recebeu um grupo de alunos do 2° ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Barbosa de Godois. O objetivo da visita foi o conhecimento, por parte dos alunos, da Estação de Tratamento de Esgoto da ALEMA. Os estudantes foram guiados pelo chefe do Núcleo de Qualidade Ambiental da ALEMA (NUQUA/DAMPIS), Marcelo Lopes, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo setor.

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Os alunos conheceram o laboratório de análise química e o local onde é realizado o tratamento dos dejetos. Marcelo Lopes explicou aos estudantes sobre o trabalho desenvolvido pelo setor e apresentou a estrutura da Estação, detalhando como ocorre o seu funcionamento. 

De acordo com Nereide Dias Costa, participante do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) --- que acompanhou os alunos --- a visita à Estação de Tratamento de Esgoto da Assembleia Legislativa, faz parte de um projeto pedagógico que está sendo desenvolvido pela unidade de ensino e que culmirá em uma Mostra Científica com a participação da comunidade do Monte Castelo, em São Luís.

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Nereide afirma que, "na Mostra Científica, os alunos vão apresentar as etapas da Estação de Tratamento para a comunidade", explicando, ainda, que "também é uma forma de eles apresentarem, na prática, como funciona, e terem essa vivência escolar".

Nas palavras do estudante Jesser Freitas, a visita foi fundamental para que os alunos possam entender, ainda, mais sobre as etapas do tratamento básico, aliando aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Com a visita, estamos conhecendo melhor as etapas, entendendo como é feito o tratamento do esgoto, da água e como são despejados os dejetos", disse ela.

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A ALEMA, na gestão de Iracema Vale, tem feito, efetivamente, um trabalho de alta relevância, bem como demonstrado um excelente nível de harmonia entre os parlamentares do legislativo estadual. Exemplo disso destacam-se a quantidade de projetos e ações que foram realizados durante o ano de 2023. Foram mais de 2 mil indicações, mais de 233 leis ordinárias, mais de 480 requerimentos e várias ações sociais com a sociedade. A imprensa, em geral, tem reconhecido que, na gestão da deputada estadual Iracema Vale, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão tem sido mais efetivamente atuante.

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terça-feira, 5 de dezembro de 2023

P O L Í T I C A

Deputada Mical Damasceno repudia perturbação a culto em Penalva
A parlamentar classificou manifestação da gestão municipal como falta de respeito ao evento evangélico

Por Battista Soarez 
(De São Luís - MA)

Deputada estadual Mical Damasceno | Foto: Divulgação 

NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (05), a deputada estadual Mical Damasceno (PSD) subiu o tom na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), repudiando veementemente um evento ocorrido na cidade de Penalva, a 258 km de São Luís, no último domingo (03), organizado pela gestão municipal daquela cidade.

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O evento tumultuou as proximidades da Assembleia de Deus em Penalva, exatamente no momento em que estava sendo realizado um culto festivo de mocidade que, inclusive, foi programado com três meses de antecedência.

A deputada, presente no evento, classificou o ato da gestão municipal como falta de respeito e algo  "inadmissível".

“Foi uma falta de respeito aos irmãos de Penalva aquela perturbação ao lado do local de culto”, destacou a parlamentar.

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A deputada Mical Damasceno não só repudiou a atitude da gestão municipal como também orientou aos cidadãos penalvenses sobre a importância de escolher representantes que respeitem os valores culturais e religiosos da sociedade.

O Leitura Livre tem se posicionado sobre atitudes como esta que ocorreu na cidade de Penalva, uma vez que a igreja evangélica não é inimiga dos poderes públicos constituídos. Pelo contrário, a igreja é um grupo social importante, composto por cidadãos e cidadãs de bem, que votam, cumprem seus deveres, pagam seus impostos e ainda contribuem com a educação e a moralização da sociedade. A igreja é uma instituição social parceira do Estado que, com suas atividades sócioassistenciais e pregação de princípios éticos e morais, ajuda o governo no combate à violência (e a outras mazelas sociais), na organização da sociedade e na estrutura das famílias para formação e integração social de cidadãos de bem.

O papel da deputada Mical Damasceno, nesse tentido, merece destaque, uma vez que sua atuação como parlamentar de orientação cristã tem sido efetiva e justa. Ela tem demonstrado não medir esforços para combater os ataques à igreja que, nos últimos tempos, têm se intensificado.

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sábado, 2 de dezembro de 2023

COLUNA LEITURA LIVRE
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Por Battista Soarez 
(Escritor e jornalista)
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JESUS NÃO É RELIGIÃO. ELE É O ÚNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Enquanto a igreja visível afunda-se em religiosidade intimista, Jesus foca em pessoas e suas relações

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A CADA CULTO EVANGÉLICO que frequento, saio do ambiente cada vez mais convencido de que a igreja física casou-se com a religião intimista e virou as costas para Jesus. O cristianismo, então, é uma religião como qualquer outra. Hoje, o que vivemos é meramente uma confusão de pontos de vista contraditórios e mesclados de misticismo religioso que, na arena das denominações, confundem a sociedade e desviam pessoas do reino de Deus e de sua justiça. São poucas as pessoas crentes que, de fato, descobriram o reino de Deus. Só tem convicção de fé salvífica aquele que tem o reino de Deus dentro de si.

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A igreja, na verdade, está cheia de crentes escravos de religião que, equivocadamente, pensam que estão servindo a Deus, inclusive pastores e líderes. Só que, a bem da verdade, estão longe do propósito do reino de Deus. O reino de Deus não é isso que estamos vivendo como igreja religião. A fé da igreja religião é uma fé pesada, cheia de regras, recalques e obrigações doutrinárias sufocantes. Para receber uma bênção, a pessoa tem que fazer um esforço fora do normal. Tem momento em que o fiel parece precisar exercer uma força maior do que o poder de Deus. E, ainda por cima, tem de cumprir uma lista enorme de tradições e regras religiosas.

Por que, no Antigo Testamento, o Senhor castigava Israel e demonstrava evidente insatisfação com o seu povo? Exatamente porque Israel praticava os mesmos pecados da igreja de hoje em dia: insistia em ser religioso e, com isso, feria o coração do Senhor, quebrando o relacionamento com Ele. Em resumo, toda vez que buscamos ser religiosos perfeitos, ferimos o coração de Deus com os apetrechos e adereços de nossas tradições. Temos de entender que toda atitude religiosa induz ao caminho da idolatria, e isso fere a Deus.

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E mais: as pessoas que se desviam da fé em Cristo é porque não têm o reino de Deus dentro de si. E as pessoas não-crentes que não aceitam a Cristo, é porque ainda não receberam a revelação do reino de Deus. Quem tem o reino de Deus dentro de si, não resiste à fé em Jesus Cristo, o Senhor. Quando a Igreja prega o reino de Deus e sua justiça (Mateus capítulos 5, 6 e 7), ela é admirada, honrada e cai na graça do povo. Quando a igreja prega religião, ela atrai religiosos e críticos de plantão, se tornando crescentemente antipatizada pela sociedade. A religião é desagradável. Ao passo que o reino de Deus e seus princípios de justiça são agradáveis.

A espiritualidade da igreja cristã atual, portanto, é uma espiritualidade idólatra que não está de acordo com os padrões do evangelho que o Senhor Jesus ensinou nos quatro Evangelhos. Pelo espelho do texto sagrado, Deus não está satisfeito com a espiritualidade da igreja cristã dos dias atuais porque, em primeiro lugar, ela, enquanto corpo de Cristo, se dividiu aos pedaços, quebrando, assim, o princípio de unidade e comunhão (João 17.20-22). Logo, a espiritualidade da igreja visível do século XXI cheira mal nas narinas do Criador de todas as coisas. É uma igreja sem relacionamento. É uma igreja soberba e praticante de religiosidade intimista, que não tem "pé" nem "cabeça".

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Jesus, no entanto, busca relacionamento externalizante com o seu povo, mas o seu povo está tão casado com a religião intimista que não consegue perceber o Cristo que é o projeto de vida abundante que só pode se manifestar no homem a partir da experiência do novo nascimento (conf. João capítulo 3). Sem isso, a espiritualidade da igreja atual, dividida e pecaminosa, repugna no estômago do Senhor. E a coisa piora ainda mais quando as ações estonteantes da fé religiosa-intimista é praticada em nome de Deus. Usar o nome de Deus em vão é crime espiritual.

Mas Deus sabe que, basicamente, tudo o que fazemos na vida baseia-se simplesmente na fé. Só que essa fé precisa não estar atolada nos pensamentos sem nexo da religião. Neste sentido, é importante considerar que a maior parte das nossas decisões é tomada, inicialmente, em razão do que sentimos ou acreditamos. Por isso, a fé cristã precisa estar fundamentada no Cristo que nos liberta do pecado e da religião. Jesus não nos liberta do pecado para sermos escravos de religião. A bíblia mesmo diz que "foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permancei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão" (Gálatas 5.1). É claro que o texto bíblico, aqui, está se referindo à escravidão religiosa.

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A religião nos sufocou e nos matou, gerando, em nós, todo tipo de cegueira espiritual. Agora, dependemos da capacidade de tirocínio espiritial para tomar decisões acertadas que podem nos levar a reencontrar o caminho. Caminho este que é o fundamento de nossas escolhas: o reino de Deus, sua justiça e seus princípios.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

P O L Í T I C A 
Iracema Vale participa de solenidade de assinatura que autoriza execução de obra na avenida Metropolitana em São Luís
A presidente do Legislativo maranhense disse que a obra vai gerar oportunidade de emprego e desenvolvimento econômico

Iracema Vale ao lado de autoridades políticas na Av. Metropolitana | Fotos: Divulgação 

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A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA do Maranhão, deputada 
Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quinta-feira (30), ao lado de uma comitiva de deputados, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço que autoriza a execução do primeiro trecho da construção da Avenida Metropolitana, em São Luís. O ato foi comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB).

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“Essa importante obra irá facilitar o transporte público, estimular o desenvolvimento econômico e gerar empregos, aumentando a renda da população. Parabenizo o governador Carlos Brandão, que tem construído boas parcerias para trazer cada vez mais desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Segundo o governador Carlos Brandão, a nova avenida será construída em quatro etapas, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O primeiro trecho percorrerá a Vila Funil, localizada no KM-02 da BR-135, até a Avenida Principal do bairro São Raimundo, totalizando 1,6 quilômetro de via.

“A iniciativa é um importante marco viário que objetiva economizar tempo e reduzir a distância no trajeto entre os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, conectando-os de forma estratégica e prática. Essa é mais uma importante ação em parceria com o Governo Federal, que tem apoiado todos os nossos projetos”, ressaltou o governador.

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A obra será executada com recursos do Governo do Maranhão e do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O investimento deste primeiro trecho será de R$ 26.219.106,10, sendo R$ 18 milhões de recursos do Tesouro Estadual. Somada as quatro etapas, a obra terá um investimento total de R$ 118 milhões.

“A Avenida Metropolitana terá seis pistas para veículos, calçadas de ambos os lados, ciclovia e canteiro central com iluminação. A obra deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas com mais empregos diretos, facilidade nos meios de transporte coletivo e a dinamização do tráfego urbano da região”, acrescentou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira.

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No ato solene, também estiveram presentes os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Fernando Braide (PSD), Arnaldo Melo (PP), Roberto Costa (MDB), Solange Almeida (PL), Rafael (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Daniella (PSB), Yglésio Moyses (PSB), Carlos Lula (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Hemetério Weba (PP), Cláudia Coutinho (PDT) e Ricardo Rios (PCdoB), além do vice-governador Felipe Camarão (PT), do presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor (PCdoB) e outras autoridades.