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quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Battista Soarez lança livro em Santa Helena | Por Redação

L I T E R A T U R A

Templo Central da AD em Santa Helena-MA recebe o jornalista, escritor e pastor Battista Soarez para lançamento de livros

O evento acontecerá na terça-feira (30/01) em culto de Assembleia Geral. Na oportunidade, o autor falará sobre sua carreira depois que saiu de Santa Helena em 1983

Por Redação 

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NA TERÇA-FEIRA (30/01), às 19h00, o Templo Central da Assembleia de Deus em Santa Helena, na Baixada Maranhense, recebe o escritor, jornalista e pastor Battista Soarez para lançamento de dois livros de sua autoria, publicados recentemente. As obras são Espiritualidade envolvente e missão planetária (Editora Reflexão, São Paulo, SP, 2023) e Refrigara-me a alma: a psicoterapia do Salmo 23 (Editora Alpha Plena, Salvador, BA, 2024).

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É a primeira vez que o autor faz um evento desse tipo em Santa Helena, desde quando saiu da cidade, em 1983, para estudar e trabalhar, passando por vários estados como Maranhão, Pará e Rio de Janeiro, onde atuou como jornalista, redator e revisor de texto, passando pela redação de vários jornais e revistas, chegando até a apresentar programas de rádio e TV. Agora, ele está de volta à cidade para falar da sua carreira jornalística, literária e outras experiências.

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O livro Espiritualidade envolvente e missão planetária é um ensaio sobre uma visão antropológica da missão cristã exterior, no âmbito da comunidade local. A obra é um dos materiais de trabalho do autor, com a qual ele dá treinamento para obreiros, pastores e líderes sobre prática missionária e relações comunitárias como estratégia de alcance em evangelismo e missões.

Já o livro Refrigera-me a alma é um estudo de caso psicoterapêutico em que o autor, que também é psicanalista e psicoterapeuta, tratou e curou uma paciente depressiva utilizando técnicas espirituais de psicoterapia baseada no Salmo 23. O livro, numa perspectiva psicanalítica e de aconselhamento pastoral, é uma ferramenta de apoio no tratamento de depressão e outros conflitos pessoais. Também serve como fonte de consulta para pastores, conselheiros cristãos e profissionais que trabalham na área da saúde integrativa da mente humana.

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Além desses dois lançamentos, outras obras do autor estarão em exposição. Dentre elas, os livros A igreja cidadã (AD Santos Editora, Curitiba, PR, 2018), Construindo redes de amizade (Editora PECC, Belém, PA, 2023), E assim o amor acontece (Arte Editorial / Visão Global Editora, São Paulo, SP, 2013) e Por uma pedagogia existencial (Arte Editorial / Visão Global Editora, São Paulo, SP, 2010).

Com o livro A igreja cidadã, o pastor Battista Soarez foi finalista no Prêmio Nacional Areté de Lieteratura, no ano de 2008, em São Paulo, ocasião em que concorreu com mais de trezentos autores nacionais e estrangeiros, ficando em segundo lugar. O livro, inclusive, é usado como leitura obrigatória por universidades brasileiras nos cursos de Serviço Social, Ciências Sociais e Sociologia. Também inspirou vários projetos sociais no Brasil e em outros países como Argentina e África.

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O pastor Battista Soarez foi funcionário da editora CPAD (Casa Publicadora da Assembleia de Deus) no Rio de Janeiro, exercendo a função de revisor de livros e, depois, jornalista-correspondente no Norte e Nordeste, escrevendo grandes reportagens e artigos jornalísticos para periódicos da CPAD como Mensageiro da Paz, Ensinador Cristão, Revista Seara, Geração JC, Revista Pentecostes, Revista Mulher e Revista Obreiro. Teve como chefes o pastor e escritor Claudior Corrêa de Andrade e o pastor Geremias do Couto.

No Maranhão, juntamente com o pastor Rayfran Batista, trabalhou na Secretaria de Comunicação da CEADEMA, fundando os periódicos Ceadema em Foco e a revista Evidência. Em São Luís, escreveu o projeto missionário que fundou a Secretaria de Missões da Assembleia de Deus (SEMAD), sugeriu e fundou, juntamente com o pastor Leonor Costa e Silva, a FATEAD (Faculdade Teológica da Assembleia de Deus), da qual foi professor por alguns anos.

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Atualmente, Battista Soarez é pastor missionário na Missão Nova Alcântara (Projeto Nova Alcântara), em Alcântara, Maranhão, da qual foi um dos fundadores, juntamente com o pastor Edilson de Carvalho Lins. Os dois formaram um grupo de pessoas e fundaram, inicialmente, em 1997, o Instituto de Pesquisa Ensino e Ressociabilização (IPER). E, posteriormente, em 2002, o IPER fundou o PCDS (Polo Comunitário de Desenvolvimento Sustentável), tendo como nome de fantasia Projeto Nova Alcântara.

Além da obra missionária, o autor trabalha em tempo integral no ofício de escritor, no jornalismo e como professor universitário.

O autor, também, é membro da Academia Atheniense de Letras e Artes (ATHEART) --- ocupando a cadeira de número 21, cujo patrono é o pastor e escritor Estêvam Ângelo de Souza --- e da Academia Maranhense de Trovas (AMT), ocupando a cadeira 03, patronada pelo poeta, jornalista e escritor Maranhão Sobrinho.

Em 2009, o autor recebeu Moção de Aplausos, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e em 2020 recebeu o título de Cidadão Ludovicense, da Câmara Municipal de São Luís. Ambas as homenagens ocorreram em razão da contribuição que o autor tem dado ao desenvolvimento de São Luís e do Maranhão, através do seu pensamento social por meio do jornalismo, da literatura e da elaboração de projetos sociais.

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terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Para pensar e crer ou crer e pensar | Por Battista Soarez

COLUNA LEITURA LIVRE


Por Battista Soaarez
(Jornalista e escritor)

Para pensar e crer ou crer e pensar
Como se processa a estrutura da fé cristã na formação de uma espiritualidade madura e equilibrada

Crer e pensar é como as plantas que precisam ser regadas para crescer e frutificar | Foto: Battista Soarez 

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AGORA EM 2O24 fez 25 anos que publiquei o meu primeiro livro em nível nacional Crente mas consciente: para viver o equilíbrio entre a plenitude da fé e a dignidade humana (Editora Hosana, São Paulo, SP, 2000). Muitas pessoas leram a obra e, depois, vieram até mim testemunhar sobre sua mudança de vida, construção da sua maturidade espiritual e desenvolvimento da sua fé em Jesus. Líderes disseram-me que, após lerem a obra, conseguiram ser mais maleáveis na condução pastoral do seu rebanho espiritual.

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Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

A obra foi escrita pautada numa visão espiritual pensante, em que se leva em conta a visão de cultura e educação como objeto de conscientização cristã. O processo e os procedimentos que constituem o processo de desenvolvimento espiritual fomentam a fraternização que faz do corpo social em Cristo povo exclusivo de Deus, nação santa e raça eleita (veja 1 Pedro 2.9-10). Agora, por conseguinte, o Espírito Santo nos capacita para exercermos o santo ato de relacionamentos, a capacidade benevolente de convivência e comunicação. 

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A partir daí, em Cristo --- mediante a prática dos princípios da paz e da santificação --- as pessoas, inclusive as de relacionamento difícil, aprendem o maravilhoso caminho da cura e do ajustamento relacional. Neste processo, a participação em comum --- em termos de crenças, interesses, ideias e propósitos --- consolida a comunhão perfeita das nossas almas carentes do amor de Deus.

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Uma vez unificados em Jesus Cristo, todos os irmanados formam, conjuntamente, um "corpo-social" por parte daqueles que comungam os mesmos ideais, a mesma fé, a mesma verdade. Dividem, respeitosamente, as opiniões e vivem, harmoniosamente, em comunidade fraternal espiritual. Esta visão é uma visão de educação e cultura do reino de Deus e se constitui condição sine qua non para formação do Corpo-de-Cristo e sua funcionalidade social-comunitária na obra realizada pelo reino de Deus (a Igreja de Cristo) na terra.

Para explicar a visão de educação e cultura do ponto de vista do Evangelho  de Jesus, é preciso falar do processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral, na busca por melhor integração individual, ética, cultural e social. Neste sentido, os conhecimentos e/ou as aptidões resultantes de um processo educacional relevante é resultado de uma tendência mais autodidata do que de uma educação formal.

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Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

Na verdade,  o crescimento intelectual da igreja é, também, resultante de um honesto esforço pessoal de cada fiel e da vontade, por parte dos crentes, de quem se dispõe a buscar o conhecimento e de quem procura conhecer o universo de coisas e das coisas constituídas no âmbito da existência como a natureza espiritual divina que nos direciona na caminhada com o Criador de todas as coisas.

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Na era medieval, a palavra sequaz definia, equivocadamente, um verdadeiro cristão, autêntico e revestido de uma sacralidade inquestionável. Só que era um cristão que, a meu ver, estava acima do equilíbrio, acima da santidade, acima, portanto, da normalidade espiritual. Os cardeais, por exemplo, eram autoridades religiosas máximas que se julgavam com poder e autoridade suficientes para determinar quem devia morrer e quem devia viver. Eram caçadores de hereges.

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Os elementos sequazes da autoridade religiosa revelavam uma ideia de exagero, de absolutismo abusivo, espiritualidade violenta e usurpação. Do século XVI por diante, no entanto, a igreja começou a perder espaço, moralidade e poder na sociedade porque, a priori, tornou-se abusiva e consequentemente inaceitável na sua forma de educar a sociedade.

Uma espiritualidade ignorante, portanto, passou a ser objeto de evangelização fora de sentido e sem empatia perante as culturas do mundo. As pessoas se afastavam da igreja, em vez de serem atraídas pela cultura educativa por ela trabalhada na sua atividade evangelizacional.

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Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

Nos dias atuais, finalmente, a questão é mais ou menos parecida, haja vista que a igreja --- por motivo de omissão, por parte de alguns, e convulsão espiritual, por parte de outros --- não tem conseguido conquistar a graça do povo como nos dias de Atos dos Apóstolos (Atos 2.42-47).

Uma ideia ou noção de discernimento intraespecífico, no universo de informação, das notícias e das mudanças repentinas no mundo das ciências modernas, nos orienta no caminho da prática da vida moderna por meio das experiências adquiridas no decorrer do processo de busca do próprio conhecimento por meio da educação. Este discernimento intraespecífico é auxiliado pelos mecanismos culturais, em que ocorrem alguns critérios na apreciação do ambiente cultural e contracultural dos nossos tempos. Pastores e líderes dos nossos dias não procuram alcançar este nível de maturidade espiritual e social para poder conseguir dialogar com o público sociedade no âmbito da comunidade-mundo. Por isso, perdem a grande oportunidade de evangelizar o mundo na sua diversidade cultural e contracultural ao mesmo tempo.

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Mas, para isto, é necessário que se tenha consciência de si mesmo. E eu digo que, no meu modo de ver, para sermos cristãos autênticos, em tempos ultramodernos como o nosso, é preciso ter consciência de si mesmo. Uma consciência mergulhada nas tradições e contradições da existência e em tudo aquilo que nos faz compreender as razões pelas quais buscamos a verdade para satisfazer a sede de nossas almas famintas por conhecimento. Famintas, inclusive, pelo conhecimento de Deus.

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quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

 COLUNA LEITURA LIVRE 

Por Battista Soarez 
(Jornalista e escritor)

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Reportagem do Fantástico confunde "educação integral" com "educação em tempo integral"

O alvo da matéria globista no Maranhão foram prefeituras administradas por gestores que não são do grupo político da esquerda

Dr. Julinho, prefeito de São José de Ribamar, sendo entrevistado pelo Fantástico, da TV Globo | Foto: Divulgação/Internet.

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UMA REPORTAGEM DO FANTÁSTICO (da Rede Globo), exibida no último domingo, 7 de janeiro, denunciou prefeituras do Maranhão sobre suposta fraude na educação. A reportagem investigou, inclusive, a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, que é administrada pelo Dr. Julinho, do PL. Ao ser interrogado pelo jornalista sobre o paradeiro do dinheiro da educação integral, o chefe do executivo municipal respondeu prontamente que o dinheiro foi investido na "educação integral". O repórter rebateu, erroneamente, questionando a resposta do prefeito, que sabiamente respondeu:

--- Qualquer escola de São José de Ribamar trabalha com educação integral.

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Entenda a questão. O Dr. Julinho respondeu com segurança porque, como gestor experiente, entende corretamente que há diferença entre "educação integral" e "educação em tempo integral". A primeira é uma concepção de educação que vem crescendo no espaço escolar entre educadores e, assim, despertando o interesse das famílias e da comunidade escolar em geral. A segunda se refere ao tempo que o aluno permanece na unidade escolar. Portanto, diante da pergunta do repórter do Fantástico, que usava o tempo todo as duas terminologias como se fosse a mesma coisa, o Dr. Julinho logo percebeu a falta de conhecimento do jornalista globista com relação à matéria e, portanto, deu a resposta certa ao repórter desinformado.

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Se "educação integral" é uma concepção educacional que abrange uma visão holística sobre a formação do indivíduo e/ou sujeito, a "educação em tempo integral", por sua vez, diz respeito ao modelo educacional em que o aluno permanece os dois turnos do dia dentro da escola. A prefeitura de São José de Ribamar trabalha as duas modalidades educacionais, sendo que o número de escolas que trabalham a educação integral é maior.  Sendo assim, na formação integral o objetivo é formar o estudante em diversas dimensões e com conteúdo ensinado em sala de aula. Nesse modelo, o investimento é maior porque abrange toda a população estudantil do município.

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Na educação integral, há um certo esforço, por parte da escola, em trabalhar as dimensões social, psicológica, pedagógica e afetivo-emocional dos alunos. Já na educação em tempo integral a preocupação maior é com o número de horas que a criança ou o adolescente passa dentro da instituição de ensino, independentemente de receber ou não uma formação integral. A prefeitura de São José de Ribamar, logicamente, investe mais dinheiro na educação integral porque benefia todos os estudantes do município. E aí se estabelece a confusão em que o repórter da TV Globo se embaralhou.

Diante disso, o Leitura Livre e o Jornal Itaqui-Bacanga se interessaram em esclarecer na mente do leitor toda essa questão, apurando dados reais para elaboração de uma matéria que será veiculada na próxima edição. Será abordado, inclusive, o fato de que as prefeituras alvo da matéria tendenciosa do Fantástico são apenas aquelas em que os gestores não fazem parte do grupo político da esquerda, ligado ao novo ministro do STF, Flávio Dino.

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Ao que parece, enfim, a intenção do atual sistema é desarticular todos os políticos da direita para solidificar, de maneira generalizada, a esquerda no Maranhão. Entre os mecanismos utilizados estão, é claro, os meios de comunicação, como sempre ocorreu. A TV Globo, certamente, está recebendo altos valores financeiros para construir um forte discurso midiático nesse sentido. Não é por acaso que a emissora da família Marinho --- que sempre foi favorecida com milhões e milhões de reais pelo governo federal --- se empenhou desesperadamente para eleger Luiz Inácio Lula da Silva a presidente do Brasil, nas eleições de 2022. Chegou até ao ponto de cunhar no seu discurso midiático a palavra "golpista" para, intencionalmente, criminalizar as ações da população que lutou contra a volta do grupo político que roubou o país durante o período em que o PT esteve no poder com Lula e Dilma. Este será o tema da nossa próxima matéria. Aguarde.

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domingo, 7 de janeiro de 2024

COLUNA LEITURA LIVRE

Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)
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Esquerdismo, corrupção e desmocratização do Brasil
Como a trama criminosa se proliferou na política do país, tanto na esquerda quanto na direita

O espírito esquerdista é uma questão ideológica que define o comportamento político quer na esquerda quer na direita | Foto: Divulgação/Internet 

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SEGUNDO OLAVO DE CARVALHO, "o pioneiro inconteste na investigação do fenômeno 'Foro de São Paulo' foi o advogado paulista José Carlos Graça Wagner" (Digesto Econômico, set./out./nov./dez. de 2007).

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Mas o que ele falou? O que ele disse sobre essa rede de corrupção que assumiu, com toda força, o poder de governança sobre nossas cabeças e, com relação a isso, nos sentimos cada vez mais impotentes e sem direção? Olavo disse que José Wagner, em 1995, já falava do assunto com aguda compreensão da sua importância histórica e estratégica.

Por volta de 1999, a documentação que Wagner vinha coletando sobre a origem e as ações da entidade lotava um cômodo inteiro da sua casa, e uma prova da criteriosidade intelectual do pesquisador foi que só a partir de então ele se sentiu em condições de começar a escrever um livro a respeito. Mas, infelizmente, segundo Olavo, a obra não foi concluída, por uma série de razões, inclusive por motivos de saúde e batalhas judiciais.

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Contato com o autor: (98) 9 8826-8261 (WhatsApp).

A perigosa investigação em que o Dr. Wagner se metera teve algo a ver com a repentina liguidação de uma carreira profissional até então marcada pelo sucesso e pela prosperidade. O advogado tinha negócios nos Estados Unidos e matinha nas bibliotecas de Miami e de Washington D.C. que ele coligia a maior parte do material sobre o Foro de São Paulo.

Nos últimos tempos, o Dr. Wagner buscava encontrar provas de uma ligação íntima entre o Foro e uma prestigiosa entidade da esquerda poderosa norte-americana, que é o chamado "Diálogo Interamericano". Mas essas provas parecem desnecessárias diante de tudo que metade da América e parte do mundo já conhecem por outros e abundantes sinais, ou seja, que os líderes mais barulhentos do Partido Democrata são notórios protetores de movimentos revolucionários e terroristas.

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Os personagens da esquerda, em geral, são vampirescos e isso parece justificar o começo da ruína pessoal do Dr. Wagner depois de uma entrevista que ele concedeu ao "Diário Las Américas". O jornal é uma importante publicação de língua espanhola em Miami. E, na entrevista, José Wagner falava do Foro de São Paulo e de suas relações perigosas com o "Diálogo Interamericano".

Isto envolve muita coisa. Os juristas, os jornalistas, os políticos experientes, os consultores nacionais e internacionais sabem --- por questões de suas relações profissionais e diplomáticas --- que essa matéria inspira uma lógica investigativa pelo viés de determinado aspecto enigmático do problema. Todos nós jornalistas políticos, com conhecimento em geopolítica e razoável noção de apocalíptica, sabemos que o esquerdismo político é o grande protagonista de uma tomada de poder para dominar o mundo de uma maneira obscurum per obscurius, para fazer referência ao que dizia Olavo de Carvalho.

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O Foro de São Paulo e outros grupos de ideologia universalista estão trabalhando dia e noite, noite e dia, para, exatamente, dominarem o mundo com a crença de que Sataniel --- a figura sagrada das irmandades secretas --- é o filho primogênito de Deus, o qual perdeu a posição original no plano divino por ter se rebelado contra o Criador Deus. No final dos tempos, segundo tal crença, Sataniel lutará com Cristo, o segundo filho de Deus que assumiu o lugar do primeiro, e conquistará sua posição de volta. Os principais líderes da esquerda trabalham com tal crença religiosa e acham que esse tempo chegou. Esse é o segredo das irmandades secretas que controlam, por meio das ideologias de esquerda, os poderes políticos e econômicos no mundo.

Olavo disse que será possível colocar em bases mais sólidas a questão do "dialogo" (o grande enigma). Mas, antes disso, será preciso resolver outro enigma bem mais urgente e bem mais próximo de nós. Para ele, esse enigma pode ser formulado mediante o contraste entre duas ordens de fato.

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A primeira ordem diz respeito ao fato de que o Foro de São Paulo é a mais vasta organização política que já existiu na América Latina e, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Dele, em regra, participam todos os governantes esquerdistas do continente sul-americano. Mas o Foro não é uma organização de esquerda como outra qualquer. Ele reúne mais de uma centena de partidos legais e várias organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à indústria dos sequestros, como as FARC e o MIR chileno, todas empenhadas numa articulação estratégica comum e na busca de vantagens mútuas.

Olavo chegou a dizer que nunca se viu, no mundo, em escala gigantesca, uma convivência tão íntima, tão persistente, tão organizada e tão duradoura entre a política e o crime. Eu já disse muitas vezes que a esquerda é uma rede mundial de corrupção e violência secreta. Sua cúpula é especialista em assassinatos de pessoas que configuram ameaças como fontes de informação a respeito de suas práticas criminosas. Seus assassinatos nunca são desvendados por especialistas em investigação policial.

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A segunda ordem é  um absoluto uso e controle da imprensa. A esquerda mundial financia os principais meios de comunicação do mundo --- os mais influentes --- e filtra o que eles devem ou não divulgar. Desta forma, eles constroem os discursos midiáticos por meio de narrativas agressivas e persuasivas para "ganhar" a admiração da sociedade e inculcar na cabeça das pessoas suas falsas verdades.

Durante dezesseis anos, por exemplo, todos os jornais, canais de TV e estações de rádio do Brasil --- todos, sem exceção, inclusive aqueles que mais se gabavam de primar pelo jornalismo investigativo e pelas denúncias corajosas --- se recusaram obstinadamente a noticiar a existência e as atividades do Foro de São Paulo em todos os tons possíveis e imagináveis.

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A grande verdade é que os esquerdistas conseguem hipnotizar, estupidamente, as pessoas de maneira que elas ficam hipnotizadas diante das hipóteses e narrativas mais temíveis que poluem seus cérebros e desorganizam suas estruturas mentais de tal maneira que essas pessoas ficam como doentes mentais e cegas que nada mais conseguem entender e enxergar.

Tudo isso tem um objetivo: a conquista dos governos do mundo para fazer reinar a política do mal --- corrupção, violência, desmocratização da sociedade, ditadura governativa, manipulação e domínio de poderes políticos e econômicos.

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sábado, 30 de dezembro de 2023

P O L Í T I C A 
Retrospectiva 2023: Atuação de Mical Damasceno tem enfoque em educação e valores cristãos

Por Battista Soarez
(Com Assessoria de Comunicação)


EM UM ANO MARCADO POR DESAFIOS, a deputada estadual Mical Damasceno (PSD) consolidou sua atuação na Assembleia Legislativa do Maranhão com iniciativas voltadas para a educação de qualidade e a defesa dos valores cristãos. Em retrospectiva, destacam-se propostas legislativas, momentos emblemáticos e significativas destinações de emendas parlamentares.


A indicação 3030/2023 foi um dos marcos do ano, visando a ampliação da Rede de Escolas Cívico-Militares no estado. "Queremos uma base sólida e valores cívicos para nossas crianças", afirmou a deputada, reiterando seu compromisso com uma educação robusta e fundamentada em princípios.


Mical Damasceno também se empenhou na proteção da liberdade religiosa com a indicação 3717/2023, que deu origem ao Programa Igreja Livre. Além disso, uma alteração na Lei nº 11.462 buscou assegurar um ambiente educacional mais inclusivo, retirando a obrigatoriedade da participação de professores em festas religiosas nas escolas.


A aprovação da Lei nº 11.945/2023 marcou o compromisso da deputada com a defesa da família, revogando legislações anteriores que impunham determinadas sinalizações sobre identidade de gênero em estabelecimentos comerciais.


O ano também foi pontuado por momentos de celebração e reconhecimento. A realização do 1º Círculo de Oração no Parlamento simbolizou a importância da fé na trajetória política da deputada. Além disso, sessões solenes dedicadas à família, ao capelão, às crianças e à Reforma Protestante evidenciaram o comprometimento de Mical com os valores cristãos e sociais.


No que tange às emendas parlamentares, a deputada destinou 500 mil reais para retiros espirituais em diversas cidades maranhenses, reforçando a importância da cultura evangélica. Outros 500 mil reais foram direcionados ao Hospital Aldenora Bello, evidenciando sua preocupação com a saúde da população. Em parceria com o Governo do Estado, uma ambulância foi enviada para Santa Inês, demonstrando ação conjunta em prol do bem-estar da comunidade.


Ao finalizar o ano legislativo de 2023, Mical Damasceno reafirma seu compromisso com o povo do Maranhão, reforçando sua atuação para uma sociedade mais justa, educada e fundamentada no valores cristãos.