Translate

quarta-feira, 30 de junho de 2021

SÃO LUÍS-MA: Associação de pastores cria projeto de cura para liderança

 

AMOEMA cria projeto de clínica psicoterapêutica para tratar pastores e líderes

Com o nome “Curados para curar”, projeto da Associação de Ministros e Obreiros Evangélicos do Maranhão pretende restaurar lideranças e famílias em situação de crises existenciais.

 

Por Battista Soarez
(De São Luís – MA)

 

Foto: Divulgação | Da esq. p/ dir: Pr. Gerson, Pr. Battista, Pr. Zezinho, Janaína, Elizabeth.

Hoje, 28 de junho de 2021, o presidente da Associação de Ministros e Obreiros Evangélicos do Maranhão (AMOEMA), pastor José Benedito de Oliveira (Pr. Zezinho), esteve reunido com uma equipe de profissionais psicoterapeutas na sede da Igreja Pentecostal Kadosh, na Cohama, em São Luís do Maranhão. O objetivo da reunião foi a discussão e criação do projeto psicoterapêutico “Curados para curar”.

Juntamente com o pastor Zezinho, os profissionais pastor Lisboa (sexólogo e coordenador do projeto), pastor Gerson Santos (psicopedagogo e psicanalista), pastor Battista Soarez (psicopedagogo, analista transacional e psicoterapeuta), Elisabeth Dias (psicóloga e psicoterapeuta) e Janaína Brito de Castro (psicanalista e capelã) discutiram vários aspectos da vida cristã que justificam a necessidade de criação do projeto. “Têm muitos pastores doentes, em pecado e com algum tipo de problema, inclusive familiar, à frente de ministério. Por estar adoecido espiritualmente, o pastor que dirige uma obra espiritual nessa situação leva a igreja a estar doente, espiritualmente caída”, disse o pastor Zezinho. “E se o pastor não for tratado e curado, a igreja morrerá espiritualmente junto com ele”, completa.

Foto: Divulgação | Profissionais falam sobre clínica pastoral.

Segundo o coordenador de “Curados para curar”, pastor Lisboa, esse projeto já deveria estar acontecendo porque, na sua avaliação, faz anos que a espiritualidade evangélica vem sofrendo com pastores existencialmente doentes e espiritualmente fracassados, “mas que pousam de heróis, calados, sofridos e machucados porque não têm para quem confidenciar suas derrotas e vulnerabilidades espirituais”, pontua ele.

Na ocasião, cada profissional falou da sua própria experiência e formação acadêmica, se disponibilizando para contribuir com o projeto, atendendo pelo menos uma vez por semana, com agendamento pré-estabelecido. Mas a equipe de profissionais do projeto “Curados para curar” não está limitada a atendimentos individuais. Uma vez por mês, a AMOEMA reunirá pastores e líderes, bem como demais convidados, para uma palestra cujo tema é “Pastor curado, igreja saudável”. A ideia é fomentar a divulgação e o crescimento do projeto não somente na capital, mas em todo o estado.

Foto: Divulgação | Pr. Lisboa fala sobre projeto "Curados para Curar".

O projeto, segundo os profissionais, promete restaurar pastores que estão sofrendo de esgotamento espiritual e envolvidos em sofrimentos sem dizerem nada para ninguém. Fingem que está tudo bem, quando, na verdade, estão atingidos por angústias profundas e, mesmo assim, ainda têm de ouvir lamúrias e resolver problemas de crentes em situação de crises das mais diversas naturezas. Com isso, acabam recebendo uma carga muito grande de energias negativas de problemas alheios e, então, são existencialmente afetados. E, enfim, quando o corpo e a alma do pastor começam a emitir sinais de que algo não vai bem, ele ignora e continua fingindo que nada está acontecendo. Nós últimos anos, principalmente a partir de 2016, o número de pastores que recorrem ao suicídio foi assustador. E foi pensando nisso e em outras situações que o presidente da AMOEMA teve a ideia de criar o projeto de clínica pastoral “Curados para curar”.

Uma das características fundamentais desse projeto psicoterapêutico para pastores é o sigilo absoluto acerca da vida da pessoa, no sentido de preservar sua imagem. Por isso o cuidado de escolher pessoas formadas para atuarem nesse tipo de trabalho, uma vez que há um código de ética que cada profissional deve cumprir na sua atuação. “A pessoa pode ficar tranquila. Tudo o que ela contar para o psicoterapeuta, será preservado em sigilo absoluto”, garante o coordenador do projeto, pastor Lisboa.

 

2 comentários:

  1. A paz do senhor aos pastores e parabéns pela brilhante iniciativa tenho absoluta certdza que o projeto vai nao so cuarar quanto tambem vai salvar muitos pastores e liderrs, mais eu acredito que o projeto pode ir muito além do estado do Maranhão

    ResponderExcluir

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.