ALCÂNTARA
Município de Alcântara realiza semana de meio ambiente e debate políticas de preservação e sustentabilidade
Prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, está buscando recursos e parcerias para desenvolver projetos e sensibilizar a população.
Projeto Alcântara Mais Verde distribui mudas de plantas | Fotos: Battista Soarez. |
A SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE de 2023, em Alcântara, começou na segunda-feira (5) no Museu Casa Histórica de Alcântara. O evento teve início às 16 horas com a presença do prefeito municipal, Nivaldo Araújo, do vereador Nilson Pereira, representando a câmara municipal, dos secretários municipais Jefferson Serejo (do Meio Ambiente), Cleonice Lisboa (da Educação), Gleide Daniela (da Assistência Social) e Joacy Castro (de Governo). Além disso, várias autoridades públicas, civis e militares se fizeram presentes.
Escola de Música Josias Ribeiro Tavares |
Na abertura, depois de composta a mesa de honra e entoado o Hino Nacional, a Escola de Música Josias Ribeiro Tavares entoou o Hino de Alcântara e, em seguida, algumas apresentações sobre meio ambiente foram encenadas por crianças estudantes da rede pública municipal, que pronunciaram palavras de ordem como: "vamos salvar o meio ambiente!".
Alunos da rede pública municipal apresentam temas ambientais. |
Logo após as apresentações, a mesa de honra foi desfeita brevemente para que a professora e oceanógrafa Kerlem Carvalho, da ONG Greenpeace Brasil, fizesse uma breve palestra abordando várias questões voltadas para o meio ambiente como poluição e a degradação da natureza que ocorrem por meio de alterações químicas ou físicas devido à ação irresponsável e violenta do ser humano como, por exemplo, o lançamento de substâncias danosas no solo, no ar e nas águas de rios, riachos, igarapés, lagoas, lagos e mares.
A oceonógrafa Kerlem Carvalho deu palestra sobre preservação e conservação do meio ambiente, |
— Esse processo de degradação do meio ambiente pode desencadear graves prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia. Se cada um de nós fizer a sua parte, a gente pode evitar muitas tragédias no futuro do planeta — leciona Kerlem Carvalho.
Em seguida, a oportunidade foi dada para a secretária da Educação, Cleonice Lisboa, que destacou a importância de que pequenas atitudes do dia-a-dia que podem contribuir para diminuir os problemas ambientais como, por exemplo, reciclar e reutilizar os resíduos sólidos e evitar os desmatamentos.
Cleonice Lisboa (em pé, falando ao microfone) secretária de educação de Alcântara. |
— A responsabilidade de preservação do meio ambiente é de cada um. É de todos nós. É fácil falar de meio ambiente porque vemos, no dia-a-dia, as pessoas jogando lixo em qualquer lugar sem ter a consciência de que isso que elas estão fazendo hoje vai afetar a vida dos seus filhos, netos e bisnetos lá no futuro. Por isso, é necessário que tenhamos consciência e atentemos para os problemas da poluição e da contaminação ambiental e da escassez de recursos naturais — diz Cleonice.
O vereador Nilson Pereira, por sua vez, pontuou acerca do aquecimento global e do lixo jogado nas ruas que, consequentemente, vão parar em locais que afetarão diretamente a saúde humana.
Vereador Nilson Pereira |
— Todos nós sofremos com esses problemas. Por isso, é necessário que tenhamos consciência e mudemos de comportamento em relação ao cuidado com o meio ambiente. A Câmara de Vereadores de Alcântara está disponível para contribuir com o poder executivo — frisou o vereador, dando entender de que o que está ocorrendo com o planeta está diretamente ligado à responsabilidade do homem cujos males recaem sobre ele mesmo, num processo de causa e efeito.
Já o prefeito Nivaldo Araújo ponderou o fato de que as questões relacionadas aos problemas ambientais em Alcântara não têm sido fáceis, uma vez que, segundo ele, as pessoas não estão agindo corretamente. Ele ressalta, inclusive, o fato de que o lixo não está sendo separado como é correto que se faça e reclama que o lixão de Alcântara tem sido uma situação muito séria porque está faltando as pessoas terem mais educação e disciplina sobre como proceder com o lixo que elas mesmas geram.
Prefeito Nivaldo Araújo: "precisamos dar um basta no lixo de Alcântara". |
— Apesar de tudo, estamos nos esforçando para mudar essa situação. Inclusive, nunca vi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Alcântara, trabalhando tanto como atualmente. Parabenizo ao secretário Jefferson Serejo, que tem feito um trabalho excelente. E peço que se trabalhe mais com palestras e oficinas nas escolas, com abordagem sobre as temáticas ambientais relacionadas aos problemas que nos afligem — enfatiza o prefeito.
O secretário do meio ambiente, Jefferson Serejo, ao fazer uso da palavra, disse que o que a secretaria vem fazendo só é possível porque o prefeito Nivaldo Araújo tem dado o devido suporte administrativo necessário. De acordo com Jefferson, a questão do meio ambiente depende de todos, pois se trata de um consenso coletivo em que todos os moradores do município precisam ter a consciência de fazer a sua parte em matéria de preservação.
Jefferson Serejo, secretário do meio ambiente. |
— Qualquer pessoa deve cuidar e preservar o meio ambiente — disse o secretário. — Se cada um cuidar do seu espaço, das ações locais, tudo será diferente. Pois são as ações locais é que contribuem para um futuro global com menos problemas.
Jefferson acrescentou que a Secretaria do Meio Ambiente está de portas abertas para quem quiser contribuir, fiscalizar, fazer projetos e participar socialmente apoiando e contribuindo com a gestão pública. O secretário também explicou que serão criados, em Alcântara, o Código Municipal do Meio Ambiente, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e, finalmente, o Fundo Municipal do Meio Ambiente a fim de que a Secretaria de Meio Ambiente possa trabalhar as políticas públicas de sua competência para esse setor.
— Com os instrumentos legais adequados, nós podemos fazer tudo o que é de nosso alcance, trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município. Nós, enquanto poder público, temos, inclusive, poder de polícia administrativa — lembra o secretário.
Jefferson explica, ainda, que vários projetos e campanhas estão em andamento como, por exemplo, em relação ao reflorestamento e à preservação dos recursos naturais, Projeto Gestão Sustentável, Projeto Alcântara Mais Verde, instalação de Ecopontos, Projeto Agente Jovem Ambiental, projeto de reciclagem com óleo e pilhas, dentre outras ações.
Crianças apresentam Projeto Alcântara Mais Verde. |
— Um dos objetivos da semana municipal do meio ambiente é justamente conscientizar as pessoas e mostrar o que a secretaria tem feito e apresentar os projetos e campanhas que estão em andamento e, também, os projetos futuros. Como servidores municipais, precisamos dar à população as informações da administração pública para que elas fiquem sabendo o que está acontecendo e o que estamos fazendo em relação a projetos e ações que estão sendo executados. E a gente espera, também, que as pessoas cobrem de nós os resultados que elas esperam. Eu falo não só em nível da sede, mas em nível de todo o município — destaca o secretário, acrescentando que Alcântara é um município grande, com mais de mil quilômetros quadrados e que, portanto, não é tão simples administrar tudo ao mesmo tempo, sem que a população participe dando sua devida contribuição.
Doação de mudas e recreação sustentável
Na terça-feira (6), às 9h00, começou a doação de mudas de plantas, uma ação do Projeto Alcântara Mais Verde, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Praça da Matriz. Eliane Neves, diretora de mudas da secretaria, explicou sobre o trabalho de doação de mudas de plantas e a importância do reflorestamento, associado à informação que é dada aos moradores do município como sentido fundamental de se arborizar o ambiente.
Eliane Neves (de blusa branca), diretora de mudas. |
— Essa ação nossa, como já vem acontecendo há alguns anos, visa trabalhar a consciência da população no sentido de cuidar um pouco mais do meio ambiente, porque a gente sabe que este é um problema dos tempos atuais que requer muita contribuição a partir dos moradores, ou seja, de cada indivíduo e não somente das autoridades. Esta é, também, uma forma de mostrar o trabalho da secretaria do meio ambiente do nosso município em relação à responsabilidade das pessoas sobre o fato de cada um, individualmente, fazer a sua parte — esclarece Eliane.
Para ela, entre as principais vantagens de uma cidade arborizada destacam-se o aumento da umidade no ar, a redução da erosão no solo, a diminuição da temperatura no ambiente, a absorção de ruídos (evitando a poluição sonora), a produção de frutos e flores, a proteção das espécies de animais silvestres como pássaros e outros, ou seja, a garantia em geral de alimento e abrigo da fauna local.
População recebe mudas de árvores doadas pela Secretaria do Meio Ambiente |
— As árvores, enfim, têm papel fundamental no combate ao aquecimento global que, de modo geral, atinge tudo e a todos — finaliza a servidora.
Às 14h00, da mesma terça-feira (6), ocorreu a recepção e recreação sustentável com alunos da Escola Caminho das Estrelas, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Museu Casa Histórica de Alcântara. Os funcionários da instituição não foram autorizados a dar entrevista, mas a criançada (alunos do ensino fundamental), durante a recreação, se divertiu com os fantoches “Pingo” e “Flora”, personagens lúdicas divertidas que apresentaram temas globais sobre proteção e preservação ambiental.
Fantoches "Pingo" e "Flora". |
Depois dos fantoches, as crianças realizaram brincadeiras que enfatizam vários temas sobre o meio ambiente, principalmente sobre a importância dos oceanos para o planeta, sobre animais e plantas. Durante a recreação, a criançada aprendeu que, além de mares, rios, lagos, lagoas, igarapés e riachos, as plantas são responsáveis pela manutenção do ecossistema, uma vez que elas garantem o bom funcionamento das florestas, a sobrevivência e o conforto da fauna do local ao global, a qualidade do solo, da água e de vários outros aspectos.
Crianças da Escola Caminho das Estrelas, do CLA |
Alunos da Escola Caminho das Estrelas, do CLA. |
Na quarta-feira (7), finalmente, a partir das 8h00, ocorreram várias atividades alusivas ao dia mundial dos oceanos e recreação sustentável com alunos da rede pública municipal no Museu Casa Histórica de Alcântara. Neste ano de 2023, enfim, completaram 50 anos que foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em que a ênfase global é dada sobre a República de Côte d’Ivoire que, em parceria com os Países Baixos, sedia o evento mundial sobre esta data.
Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, ONGs, cidades e organizações comunitárias. E neste ano de 2023, o Dia Mundial do Meio Ambiente destaca as soluções para a poluição plástica que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), uma série de medidas está sendo criada para acabar com o problema.
Em Alcântara, a partir de agora, segundo o prefeito Nivaldo Araújo, vários projetos ambientais serão executados como parte das políticas de desenvolvimento do município que, apesar das dificuldades existentes, estão sendo planejadas e implementadas.
— Meu foco sempre será a melhoria de Alcântara e do seu povo. Esta é uma coisa que tem sido o principal motivo das minhas reuniões com o governo do estado e com autoridades em nível de governo federal — conclui o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.