O P I N I Ã O
Para falar de vida abundante e espiritualidade envolvente
Por Battista Soarez
(Escritor, teólogo, jornalista, sociólogo e professor universitário)
MEU NOVO LIVRO, Espiritualidade envolvente e missão planetária: perspectivas e práticas para uma evangelização humanitária com visão holística (que está sendo publicado pela Editora Reflexão, de São Paulo, uma das maiores editoras teológicas do Brasil), fala daquilo que penso sobre a igreja que, de fato, se comporta e age como corpo de Cristo.
Livro "Espiritualidade envolvente e missão planetária", de minha autoria, pela Editora Reflexão, São Paulo, 2023. |
Minha visão de reino de Deus, abordada nesta obra, esclarece ao público em geral (não escrevo apenas para cristãos) a respeito de uma espiritualidade envolvente, qualificada na graça de Jesus Cristo, para praticar a obra missionária planetária comissionada por ele em Mateus 28-18-20 e Marcos 16-15-16.
Desde a minha juventude, venho estudando, refletindo, pesquisando e escrevendo sobre o sentido e significado da igreja e o seu papel no mundo. Um mundo classificado em duas categorias de sociedades: sociedades simples e sociedades complexas. Isto requer dela, a igreja, uma postura de maturidade que a qualifica perante o mundo e seus problemas.
Em 1996, quando trabalhava como revisor de livros e, logo depois, jornalista-correspondente na Editora CPAD, do Rio de Janeiro, escrevi um longo artigo, baseado nas minhas pesquisas, sobre "igreja planificada" para a revista Obreiro (CPAD). Nele revelei o meu entendimento prático sobre o Sermão da Montanha (Mateus 5, 6 e 7), que é o manual de espiritualidade cristã, pregado pelo próprio Senhor Jesus, para ser praticado pela igreja por ele instituída.
A partir daí, passei a dar, efetivamente, mais visibilidade ao que eu já vinha pregando, desde 1987 (então com vinte anos de idade), sobre igreja corpo-de-Cristo que, ao mesmo tempo, é igreja corpo-social. Foi daí que nasceu o meu livro "A igreja cidadã", hoje estudado nas universidades e seminários teológicos, e que, em 2008, foi finalista no Prêmio Nacional de Literatura Areté, em São Paulo.
Como jornalista e repórter investigativo, percorri muitos lugares do Brasil, quando, a cada reportagem, percebia, in loco, a dura realidade das pessoas e das famílias oprimidas não somente por problemas espirituais (que a antropologia chama de "tradição cultural") como, consequentemente, por cruéis situações da realidade social e econômica. Em tese, a partir da vida social das comunidades carentes, vi a possibilidade das pessoas se entregarem a Cristo por um método totalmente diferente daquele jeito convencional, meramente religioso, de propagar o evangelho. O método religioso é um método nada empático, carregado de "truques" doutrinários e que leva, na sua bagagem, um "evangelismo" intolerante, agressivo e excludente.
Já a espiritualidade envolvente é um método empático, que transforma a realidade de pessoas e comunidades pelo "cuidar" e pela pedagógica instrução dos princípios da justiça do reino de Deus. Diferente da espiritualidade religiosa, a espiritualidade envolvente, para ser mais claro, pratica o amor cristão, fraternal, e confia que é o Espírito Santo de Deus que convence e transforma o coração do pecador, sem agredi-lo. É o que a Bíblia chama, em todo o livro de Atos dos Apóstolos, de "carisma".
Foi com esta percepção que recebi do Senhor a visão de espiritualidade envolvente e que com ela se deve praticar a missão planetária. Minha intenção é sempre contribuir com a igreja de Jesus no sentido holístico e de bem-estar social integrativo.
Nesta perspectiva, a igreja não precisa abrir mão da sua espiritualidade para se envolver na sociedade e, assim, envolver a sociedade no processo de vida abundante e alcançar seus objetivos e finalidades quanto a levar o evangelho às pessoas necessitadas de assistência nas áreas de saúde, educação, moradia digna, ocupação e geração de renda.
O livro Espiritualidade envolvente e missão planetária, que vem sendo um material de trabalho ao longo dos anos, agora estará disponível para todo o Brasil, por meio da Editora Reflexão. Compartilho, nesta obra, um debate em torno da pesquisa, da organização comunitária e do relacionamento social com os moradores da área de abrangência estabelecida por nós, missionários do Projeto Nova Alcântara, para assim alcançar as pessoas para Cristo.
O resultado da aplicabilidade da nossa visão e consciência missionária tem sido uma nova construção e novos estilos de praticar a evangelização como missão cristã planetária por via de uma visão holística. Neste nível de espiritualidade [envolvente] o evangelismo deixa de ser apenas verbalista (meramente religioso) e passa a ser socialmente relacional, com uma missão de fato funcional capaz de mudar o caráter das pessoas e a sua qualidade de vida.
Desta maneira, a gente assimila a constituição da missiologia como área teológica focalizada na atenção do grupo geracional e de atuação regional (a partir do local), incluindo instituições, povoados, vilas, aldeias e outros tipos de localidades onde a igreja pode atuar como agente de transformação social e, portanto, embaixadora do reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.