UBS do povoado Peptal recebe profissional do programa "Mais Médicos"
Prefeito Nivaldo Araújo e secretária Zulmira Castro garantem atendimento de segunda a sexta feiras na comunidade
Por Battista Soarez
(Alcântara- MA)
Prefeito Nivaldo Araújo (de cócoras com camisa preta) apresentou a médica Mariana Valente (de jaleco azul) à UBS de Peptal | Fotos: Battista Soarez. |
A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) do povoado Peptal, zona rural do municipio de Alcântara, no Maranhão, recebeu, nesta segunda-feira (26), uma profissional da saúde do programa "Mais Médicos". Vinda de outro estado, a médica Mariana Valente ficará mais tempo no local. Isso significa que, a partir de agora, a UBS Peptal terá cobertura de atendimento médico funcionando de segunda a sexta feiras. Antes, a unidade só tinha atendimento médico apenas uma vez por semana.
"Nossa intenção, com isso, é melhorar a assistência na Atenção Primária que, em nosso município, sempre foi muito carente em matéria de atendimento. O prefeito Nivaldo Araújo e eu estamos nos empenhando para colocar a saúde de Alcântara para funcionar efetivamente", enfatiza Zulmira, acrescentando que a agenda da SEMUS não tem parado no sentido de melhorar, cada vez mais, os serviços de atendimento à população alcantarense.
Prefeito Nivaldo Araújo |
Segundo a secretária, o atendimento médico que, antes, era apenas um dia na semana, agora será de segunda a sexta, contemplando a alta demanda de pacientes distribuídos nos polos e em suas micro áreas. Com isso, diminuirá, consideravelmente, o intervalo de visitas que, anteriormente, chegava a passar meses para haver o retorno médico.
A reportagem do Leitura Livre e do jornal Itaqui-Bacanga esteve na UBS Peptal, acompanhando o prefeito e a secretária e registrou a apresentação da médica Mariana Valente aos funcionários e pacientes presentes no ato.
"Estou aqui para ficar dando atendimento de segunda a sexta e, assim, poder resolver essa situação, ficando mais dias presente na unidade", disse a médica. "E espero não ficar doente", brincou ela.
Zulmira Castro, secretária de Saúde de Alcântara |
O prefeito e a secretária garantiram, na oportunidade, que, a partir de primeiro de julho, mais uma UBS será contemplada com o programa "Mais Medicos".
"Estamos estudando o impacto na folha de pagamento e vendo a possibilidade de implantar o "Mais Médicos" nas outras UBSs, visto que esta modalidade entra com contrapartida maior por parte do município", esclarece Zulmira.
Conforme explica, todos os municípios que ainda não têm atingido o teto de equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), em contraponto, podem solicitar vagas. Na modalidade de coparticipação de provimento profissional, em que será descontado o valor da bolsa-formação do médico do município, no valor de R$ 12.386,50, do Piso de Atenção Primária. Além disso, têm o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação que, enfim, serão pagos pelo município.
UBS do Peptal tem um dos maiores números de atendimento médico em Alcântara. |
"Mas acredito que, em breve, estaremos com 100% das UBS cobertas com médicos de segunda a sexta feiras. Esse será um fato inédito no município de Alcântara, efetivado pela administração Nivaldo Araújo", finaliza a secretária.
Na sua fala, o prefeito Nivaldo explicou que tem se esforçado como, também, tem dado liberdade para os seus secretários trabalharem e proporcionarem o melhor em favor da população.
"Não vim para brincar. O que for possível fazer, farei no sentido de que a nossa população tenha qualidade de vida e bem-estar", pondera o prefeito.
Thadia Diniz, enfermeira e coordenadora da UBS do Peptal, falou que é uma novidade para os moradores da localidade.
"A Atenção Básica é uma política pública continuada. E não dá para trabalhar com atenção básica continuada com médico vindo apenas uma vez por semana. O Peptal é um polo muito grande, e tem muitos pacientes com doenças que precisam ser acompanhados com bastante efetividade", diz Thadia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.