Translate

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

COLUNA LEITURA LIVRE
---------------
Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)
--------------- 

Uma nova definição de saúde
Conhecimento e informação são os principais aliados de um estilo de vida saudável e feliz
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Divulgação/Internet 

_______________
DEPOIS DE MUITOS ANOS levando um estilo de vida contributivo para as doenças (por absoluta falta de conhecimento e informação), descobri que é muito simples se livrar delas. Basta saber se alimentar corretamente e buscar informação a respeito de como adotar um estilo de vida saudável. Para começar, conhecimento é fundamental.

P U B L I C I D A D E

A experiência de pessoas com doenças específicas como doença cardíaca, câncer ou AIDS também ilustra a necessidade de ampliar nossas definições dos fatores determinantes de saúde e longevidade. As pessoas com esses males têm ampla gama de resultados. Algumas se recuperam completamente, sem nenhum sinal de doença visível.

Outras, embora continuem a portar a doença, podem viver de modo produtivo ou satisfatório. Mas, para outros tipos de pessoas, a doença continua em seu avanço negativo, muitas vezes levando a severa incapacitação e até mesmo à morte.

P U B L I C I D A D E

E há, ainda, pessoas que se tornam debilitadas emocionalmente por suas doenças. Tem gente com doenças como cardiopatia e diabetes que são mais saudáveis que outras com o mesmo diagnóstico.

As doenças entre pacientes cardíacos muitas vezes surgem quando não há distância de idade, gênero, raça ou etnia, fatores de risco, patologia cardiovascular ou nível de participação em programas de reabilitação. O que os estudos sugerem, portanto, é que, entre os clinicamente doentes, há importantes determinantes de longevidade que vão além das características médicas de uma doença. A prognose do paciente pode depender de mais fatores do que aqueles contidos no atual rol de características biológicas ou comportamentais.

P U B L I C I D A D E

Mas o que, de fato, determina as amplas diferenças de longevidade entre os fisicamente saudáveis e os que sofrem de doenças? Que peças estão faltando?

Nas últimas décadas, a ciência vem se aproximando, aos poucos, da identificação dessas peças. Na verdade, a pesquisa médica chegou a um divisor de águas que aponta para a necessidade de transformar nossas ideias anteriores, e isso está, em essência, conduzindo a uma nova definição de saúde, que chamamos saúde integrativa: interatividade entre as estruturas biológicas, emocionais, psicológicas, cognitivas e espirituais.

P U B L I C I D A D E

Podemos dizer que, especificamente, a nova definição de saúde afirma que ela é multifacetada e inclui seis dimensões fundamentais. A primeira é o bem-estar biológico. A segunda é o bem-estar psicológico e comportamental (isto é, pensamentos e ações). A terceira dimensão é o bem-estar social e ambiental (ambiente e relações). A quarta é o bem-estar financeiro (realização pessoal e igualdade). A quinta é o bem-estar existencial, isto é, espiritual ( fé, sentido e significado). E, finalmente, a sexta dimensão é o bem-estar emocional (as estruturas emocionais e sua ambiência integrativa).

Nosso status biológico é muito importante, mas a saúde é mais do que apenas isso. Aliás, vale esclarecer, a saúde tem uma dimensão psicológica e comportamental que leva em conta conhecidos fatores de estilo de vida ou ações como atividade física, dieta e tabagismo. Mas também inclui fatores menos conhecidos como nossas expectativas, explicações e crenças (pensamentos). E também abrange nossas reações a experiências traumáticas.

P U B L I C I D A D E

Há uma dimensão interpessoal e social que inclui características dos ambientes físicos em que vivemos (como, por exemplo, nível de poluição, tipo de habitação, segurança do bairro) e nossas relações com os outros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, também define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Mas, particularmente, incluo a espiritualidade como dimensão holística da existência humana. O Dr. Wildener, meu médico naturologista e nutrólogo, me orientou sobre um programa de alimentação e remédios naturais que elimina todos os patógenos do nosso organismo, nos deixando livres das doenças.

--- Pastor Battista --- disse ele para mim --- o corpo que não tem toxina não tem fungos e bactérias. E onde não tem fungos e bactérias não há doença".

_______________

P U B L I C I D A D E







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.