Translate

domingo, 4 de fevereiro de 2024

M U N I C Í P I O

Governo do Estado realiza Seminário Preparatório em Alcântara para debater saneamento básico, mobilidade urbana e turismo
O seminário tem por objetivo prepararar municípios para a Conferência Metropolitana a ser realizada em março de 2024 

Por Secom/MA
-------------------------
Leônidas Araújo (Agem), Nivaldo Araújo (prefeito de Alcântara) e representantes | Foto: Divulgação 

NESTA SEXTA-FEIRA (2), moradores, lideranças comunitárias e representantes do executivo e legislativo reuniram-se, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântara (Sinsepma), para debaterem temáticas relacionadas a saneamento básico, mobilidade urbana e turismo. Trata-se do Seminário Preparatório --- ação do Governo do Maranhão --- que está sendo coordenado pela Agência Executiva Metropolitana (Agem).

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão 

Os seminários preparatórios têm como objetivo possibilitar debates sobre aspectos relevantes acerca dos eixos escolhidos (saneamento básico, mobilidade urbana e turismo), que também serão debatidos durante a Conferência Metropolitana, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em São Luís.

A ação está sendo realizada em todos os municípios da Região Metropolitana de São Luís, que inclui a capital e as cidades de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Além disso, os municípios de Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Axixá e Rosário já sediaram a ação, que ainda será levada a Bacabeira (5/02), Santa Rita (6/02), São José de Ribamar (20/02), Presidente Juscelino (22/02), Cachoeira Grande (26/02), Raposa (27/02) e São Luís (1/03).

P U B L I C I D A D E

“É uma etapa de extrema importância, pois é quando o Governo do Estado pode ouvir mais de perto a população, conhecer a realidade de cada cidade e, a partir daí, podermos trabalhar ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios metropolitanos”, destacou o presidente da Agem, Leônidas Araújo.

O prefeito Nivaldo Araújo destacou, durante a abertura do evento, que os eixos escolhidos para nortear os seminários preparatórios estão em pauta permanente nos debates municipais sobre políticas públicas de Alcântara. Segundo ele, há entraves antigos que demandam por soluções, que só podem surgir com uma gestão participativa. “Precisamos resolver questões burocráticas, avançar para além das discussões e buscar por projetos que ajudem no avanço real de Alcântara”.

Sobre esses avanços necessários, Dorinete Morais, integrante do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe), afirmou que o Seminário Preparatório se constitui como uma porta de entrada importante para que se construam políticas que permitam passar da teoria para a prática.

“Alcântara possui um enorme potencial turístico e cultural, mas é preciso investir na infraestrutura, de forma a permitir que possamos aproveitar isso economicamente, de maneira adequada e que gere benefícios para todos. Daí, esperamos sair deste Seminário com encaminhamentos para a Conferência Metropolitana e que, a partir daí, tenhamos resultados positivos”, disse Dorinete Morais.

Estrutura

O Seminário Preparatório em Alcântara seguiu o mesmo roteiro que os demais que estão sendo realizados pelo Governo do Estado. Inicialmente, foi apresentado um vídeo institucional sobre o papel da Agência Executiva Metropolitana no contexto metropolitano. “Entendemos como fundamental esta apresentação, para que todos possam entender a atuação da AGEM e de que forma nós podemos contribuir com as demandas municipais”, justificou Leônidas Araújo.

Logo após, foram apresentados vídeos sobre os eixos temáticos seguido pela apresentação sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), feita pelo chefe do Departamento de Conjuntura Econômica, Rafael Bruno Silva, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). A apresentação seguinte tratou sobre ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos, feita pelo engenheiro civil e sanitarista da Agem, Pedro Aurélio Carneiro.

Após estes momentos de exposição, foi iniciado o debate em torno dos eixos mobilidade urbana, saneamento básico e turismo, com os presentes divididos em grupos. O Seminário Preparatório foi finalizado com a eleição dos delegados, representantes da sociedade civil que estrarão na Conferência Metropolitana, em março.


P U B L I C I D A D E




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.