Translate

terça-feira, 26 de março de 2024

GEOPOLÍTICA | Lula e Macron se encontram hoje, 26|03, em Belém do Pará | Por Battista Soarez

G E O P O L Í T I C A 

Lula e Macron se encontram hoje, 26/03, em Belém do Pará

Os dois presidentes farão visita a uma fábrica de cacau na Ilha de Combu

Por Battista Soarez
(De Belém - PA)

Visita de Macron ao Brasil começa por Belém do Pará | Foto: Divulgação 

_______________ 

OS PRESIDENTES do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, se encontram hoje, nesta terça-feira (26 de março), em Belém do Pará. O encontro está previsto para as 15h30, horário de Brasília.

Lula e Macron embarcarão para a Ilha do Combu, onde irão acompanhar a produção artesanal e sustentável do cacau da região e terão encontro com representantes indígenas. Na ocasião, está prevista, também, a entrega da condecoração Legião de Honra, a mais alta honraria francesa, ao cacique Raoni Metuktire, pelo presidente Macron. O indígena Raoni receberá a honraria --- que foi criada por Napoleão Bonaparte, em 20 de maio de 1802, para recompensar os méritos eminentes militares ou civis daquela nação --- em razão da sua luta como expoente mundial da causa indígena.

P U B L I C I D A D E


Por causa das condições restritas do local, somente profissionais de imagem de veículos de imprensa poderão acompanhar a visita. As ações de segurança, previstas para a visita do presidente da França a Belém, terão a atuação da prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), em ação integrada com as demais forças de segurança do estado e federal.

O presidente francês vai ser recebido pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. É a primeira vez que o presidente francês visita o Brasil e a America Latina.

Emmanuel Macron vai condecorar cacique Raoni com a mais alta honraria francesa, criada por Napoleão Bonaparte em 1802 | Foto: Divulgação 

A Guarda Municipal estará em pontos estratégicos da cidade com viaturas e motocicletas, fazendo patrulhamento efetivo para evitar qualquer imprevisto durante a presença das autoridades em Belém.  “O planejamento montado pela Marinha do Brasil, responsável por todo o esquema de segurança, visa garantir a tranquilidade nas ruas --- dos presidentes e demais autoridades --- para não ocorrer nenhum contratempo”, destacou o inspetor-chefe da Divisão de Operações da Guarda Municipal de Belém, Élcio Vale.

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Segundo o inspetor, a GMB atuará com o efetivo de 50 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos. “Estaremos nas avenidas Duque de Caxias e Pedro Álvares Cabral, com patrulhamento motorizado na Praça Princesa Isabel com o grupamento de Ações Táticas (GAT), nas proximidades da Estação das Docas e do Prédio da Alfândega, com o grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) e também com a lancha da corporação na Baía do Guajará e Rio Guamá”, explicou ele.

A embaixada da França no Brasil explicou à imprensa brasileira que a entrega da honraria ao cacique do povo Kayapó está marcada para as 18h15. Depois, Emmanuel Macron ainda vai se encontrar com representantes de povos indígenas, quando falará sobre o seu apoio à luta dos nativos brasileiros e a questões ligadas à Amazônia.

 

P U B L I C I D A D E
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

O líder indígena Raoni é reconhecido internacionalmente pela sua luta no que concerne à articulação em favor dos povos indígenas. Em suma, é a segunda vez que o líder do povo Kayapó é recebido por um presidente francês.

Noutro momento, em novembro de 2012, Raoni Metuktire foi recebido pelo presidente François Hollande, no Palácio do Eliseu. Naquela ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região. Os interesses da França nas questões que envolvem a Amazônia são evidentes, uma vez que a floresta brasileira é um dos temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro das políticas globalistas da Nova Ordem Mundial (NOM).

__________

(Matém em construção. Aguarde novas atualizações... )

P U B L I C I D A D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.