Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ACIDENTE NO MARANHÃO

Policial perde o controle e capota viatura da PM-MA na BR-135

Acidente foi registrado nesta terça (31) entre a Vila 2000 e Rio Grande.
Dois policiais militares estavam na viatura no momento do acidente.




Policiais Militares ficaram presos nas ferragens e precisaram de resgate na BR-135 (Foto: Divulgação/PRF)

















Uma viatura da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) capotou e derrubou um poste de iluminação pública após condutor perder controle do veículo na BR-135 no início da tarde desta terça-feira (31). Os dois policiais que ocupavam o veículo ficaram feridos.

De acordo com a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atendeu o acidente, o veículo se deslocava da capital maranhense para o interior, quando o condutor perdeu o controle do veículo e capotou. Os dois policiais foram levados ao hospital. No momento do acidente, que aconteceu entre a Vila 2000 e Rio Grande, chovia muito.
Viatura acabou derrubando um poste de iluminação pública depois de capotar na BR-135 (Foto: Divulgação/PRF)Viatura acabou derrubando um poste de iluminação pública  (Foto: Divulgação/PRF)

As fortes chuvas que caíram nesta terça-feira (30) a partir das 10h30 na Ilha de São Luís contribuíram para a ocorrência de ao menos três acidentes no trecho principal da BR 135. Uma das ocorrências foi no Campo de Peris e outra no acesso Itaqui - Bacanga.

Até a publicação desta matéria, a Secretaria de Segurança Pública não informou o estado de saúde dos policiais feridos.
Fonte: G1/Maranhão

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Entrevista: ISABELA MARIA BARROS CABRAL DE LIMA


Educação profissional com qualidade
Ex-delegada do MEC no Maranhão diz que criou instituto para melhorar índices educacionais no Estado.
Por Battista Soarez
Editor/Jornal Itaqui-Bacanga

Professora ISABELA DE LIMA ao lado esposo Luís Francisco de Lima
Há dez anos, a pedagoga Isabela Maria Barros Cabral de Lima, 58, decidiu por o pé na estrada como gestora da educação, na capital maranhense. Mestra em Ciência da Educação e doutoranda na mesma área, a ex-delegada do MEC no Maranhão resolveu criar, em 2006, o Instituto Daniel de La Touche (IDLT). “O IDLT é uma instituição de ensino genuinamente maranhense. Foi criado por um grupo de educadores preocupados em elevar a qualidade do ensino e a melhoria dos índices educacionais no Estado. É uma instituição que trabalha de forma inovadora, estratégica e pragmática”, assevera ela. Funcionária há anos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a professora Isabela foi Diretora de Administração do CEFET–MA (Instituto Federal do Maranhão). Casada com Luís Francisco Aranha de Lima, mãe de dois filhos, Lucas Cabral Aranha de Lima e Matheus Cabral Aranha de Lima, e avó do pequeno Davi Aranha Rodrigues, a diretora e proprietária do Instituto Daniel de La Touche, deu ao Jornal Itaqui-Bacanga a entrevista a seguir, na qual destaca que a maior preocupação com a educação hoje é a qualidade.
Jornal Itaqui-Bacanga — Como educadora, a senhora vem de uma longa experiência no universo da educação. O que a motivou e como nasceu a ideia de criar o Instituto Daniel de La Touche?
Isabela Maria B. C. de Lima  A ideia do Instituto Daniel de La Touche nasceu em virtude de eu ser educadora e por querer dar a minha contribuição para o meu Estado no sentido de oferecer serviços educacionais com excelência, com a finalidade de contribuir na formação de profissionais críticos e que tenham atuação diferenciada e inovadora, como também em elevar a qualidade do ensino e a melhoria dos índices educacionais, visando assim o desenvolvimento pessoal e melhora da qualidade de vida da sociedade maranhense.
JIB — E como andam esses índices?
Isabela Tecnicamente, as estatísticas apontam baixo índices, embora as escolas estejam fazendo a sua parte. Mesmo assim, a maioria dos alunos tem muita dificuldade em interpretar e escrever um texto.

JIB — A especialidade do Instituto Daniel de La Touche é o ensino profissionalizante. Quais as principais áreas que o instituto, atualmente, oferece ao público?
Isabela  Nós atuamos, basicamente,em todas as áreas do conhecimento.  Tais como áreas de saúde, educação, social, tecnológica e outras. Todas as informações dos cursos estão no endereço eletrônico da instituição, no site: www.idt.com.br.
JIB — O mercado tem sido favorável na absorção dos profissionais que o Instituto tem formado?
Isabela  O mercado é favorável, mas, atualmente, com o advento da crise, está havendo muito desemprego. Então, antes de iniciar um curso,fazemos uma pesquisa de demanda de mercado, para conhecer a realidade desse mercado. De modo que os nossos cursos realmente são áreas que o mercado precisa. Mas não está sendo fácil enfrentar essa crise de desemprego que está ocorrendo hoje no Brasil.
JIB — Além de São Luís, o Instituto está presente em outros Municípios? Quais?
Isabela — Não. Atualmente, só estamos ofertando cursos em São Luís. Não estamos outras localidades.
JIB — Por que não? A senhora não tem pretensão de estender esse serviço para outros municípios?
Isabela  Temos interesse sim, porém esse não é o momento mais apropriado por conta dessa crise que estamos vivenciando.  Desta forma, é mais prudente aguardar e não partir para expansão. No entanto, não descartamos a possibilidade de, no futuro,estarmos em outras localidades expandindo os nossos serviços à população maranhense.
JIB — A opção de ofertar os Cursos de Formação de Aquaviários se deu em razão de que? Como tem sido essa experiência?
Isabela — A opção se de em razão da necessidade do mercado e depois de fazermos uma avaliação de que seria viável trabalharmos nessa dição. E a experiência tem sido louvável.Veja, ofertamos os cursos de Moço de Máquinas, Moço de Convés, Taifeiro, Cozinheiro, Enfermeiro e Auxiliar em Saúde. Tem sido uma experiência muito interessante.
JIB — Na questão estágio, como é que a senhora tem feito? Que categoria de empresas, órgãos ou instituições que a senhora tem feito parceria para capacitar profissionalmente os alunos formados no Instituto Daniel de La Touche?
Isabela  Os cursos de Formação de Aquaviários têm oito meses de duração, sendo seis meses de aulas teóricas e dois meses de aulas práticas. Para que aconteçam os estágios, firmamos convênios com empresas marítimas do Estado.
JIB — Em 2016,a senhora teve um avanço significativo e acabou de formar três turmas de formação de Aquaviarios. Quais são os planos para 2017?

Isabela — Estamos empenhados em iniciar,em 2017,um trabalho para atender a população carente da Ilhinha, oferecendo serviços médicos e exames de rotinas. Essa iniciativa é para que os nossos alunos da área da saúde possam ter no espaço escolar,ao mesmo tempo,a teoria e a prática. Desta forma, na Clínica Escola, o nosso objetivo é que os nossos alunos possam ter na própria escola a sua prática supervisionada mais solidificada.

sábado, 7 de janeiro de 2017

VEREADOR MIGUEL ÂNGELO (PRP), DO PAÇO DO LUMIAR

Vereador de Paço do Lumiar
faz visita de reconhecimento
Demonstrando vontade política, Miguel Ângelo (PRP) reúne com gestores de três secretarias e vai a comunidades logo nos primeiros dias de mandato.

Por Battista Soarez
Editor/Jornal Itaqui-Bacanga

Ver. Miguel Ângelo (centro) foi recebido por Tiago  de Azevedo (à direita), da SENDS.
Logo na primeira semana em que assumiu o cargo no legislativo municipal de Paço do Lumiar, o vereador Miguel Ângelo (PRP) fez visita de identificação de causa em três secretarias municipais e, ainda, em comunidades da região para desenvolver o seu plano de ação parlamentar. Ontem, quinta-feira, 5, o parlamentar esteve nas secretarias da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, onde teve  a oportunidade de discutir com os gestores daqueles órgãos as políticas públicas municipais que possam ser implementadas a partir de requerimentos e indicações do seu gabinete. “Minha prioridade estará voltada sempre para ações emergentes junto à comunidade necessitada. Saúde, educação e assistência são as principais que é onde o povo mais sofre”, observa Miguel.
Miguel Ângelo e Ana Coeli (da Educação).
Pela manhã, o vereador foi recebido por Ana Coeli Fontoura, secretária-adjunta da Educação, Tiago de Azevedo, secretário-adjunto do Desenvolvimento Social, e pelo médico infectologista Raimundo Cutrim, secretário de Saúde do município. Segundo o vereador, essa visita de reconhecimento de causa tem três principais finalidades. A primeira é saber da existência de ações que poderão estar sendo implementadas. A segunda é conhecer os gestores das referidas secretarias, ouvi-los e saber o que eles pensam e como pretendem desenvolver suas atividades. E a terceira é estabelecer relações de parceria com os órgãos que compõem a estrutura da prefeitura municipal para que seu gabinete possa estar recebendo informações referentes às políticas de trabalho para, então, serem transformações em leis, requerimentos e indicações pertinentes às ações das políticas públicas do município.
“Parabenizo o prefeito Domingos Dutra (PCdoB) por ter escolhido pessoas com capacidade técnica para desenvolver suas funções de maneira efetiva e com espírito de coletividade. É muito importante ter nomes de referência na atividade profissional e com experiência para compor a administração publica”, destaca o vereador.

Dr. Raimundo Cutrim (Saúde) e Miguel Ângelo.
As visitas junto às comunidades que vêm ocorrendo mesmo antes de o vereador assumir ao cargo demonstram que Miguel Ângelo está efetivamente empenhado nas ações públicas do município, num evidente empenho de atender às expectativas da população que acreditaram no seu nome para compor o legislativo municipal. “Eu sou povo. E venho para trabalhar com o povo e pelo povo”, afirma Miguel, que, inclusive, já tem três projetos para serem apresentados à Câmara Municipal de Paço do Lumiar, ainda no primeiro semestre de 2017. Um na área da cultura, outro na área da produção agrícola e o outro voltado para a geração de ocupação e renda nos setores de indústria e comércio. “Sempre me preocupei com o bem-estar das pessoas. E agora que fui eleito a vereador, é a vez de eu trabalhar com muito mais desprendimento e altruísmo junto à comunidade de todo o município do Paço”, concluiu o parlamentar.