LEITURA LIVRE
Blog do jornalista BATTISTA SOAREZ. | MTE: 1198/MA. | Reportagens, artigos, notícia e informação de interesse geral. | Você pode contribuir com o nosso trabalho depositando qualquer valor. Chave do PIX (celular): 98981004292. Somos profundamente gratos.
Translate
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
MUNDO EVANGÉLICO | por Battista Soarez
POLÍTICA | por Battista Soarez
![]() |
Dr. Yglésio, deputado estadual. |
domingo, 14 de setembro de 2025
BRIGA DE PODER-MA | por Battista Soarez
BRIGA DE PODER-MA
Alexandre de Moraes assume nova ação envolvendo o presidente do TCE-MA, Daniel Brandão
Há indícios de que o ministro Flávio Dino esteja por trás do caso para descaracterizar a imagem de Carlos Brandão, haja vista que Daniel é sobrinho do governador.
________________________
Battista Soarez
(com informação do jornal Itaqui-Bacanga)
Foto:
Divulgação
![]() |
Ministro Alexandre de Moraes (STF) e o conselheiro Daniel Brandão (TCE-MA) |
O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado relator de uma nova reclamação constitucional que envolve o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro Daniel Brandão. O pedido foi protocolado pelo advogado Aldenor Rebouças Júnior e registrado sob o número RCL 83147.
PUBLICIDADE
No Supremo Tribunal Federal, a definição do relator é uma das etapas mais importantes de qualquer processo. O relator atua como responsável por conduzir o andamento da ação, decidir medidas urgentes, analisar provas e preparar o processo para julgamento pelo plenário da Corte.
Em regra, os processos são distribuídos de forma eletrônica e aleatória entre os ministros, garantindo isonomia. No entanto, quando um magistrado já relata uma ação semelhante ou que envolva os mesmos personagens, ele se torna “prevento”, recebendo automaticamente os novos casos relacionados, como ocorreu nesse episódio.
PUBLICIDADE
A ação judicial que deu origem à disputa teve início com o questionamento da nomeação de Daniel Brandão para o cargo de conselheiro do TCE-MA. Aldenor Rebouças Júnior, orientado por alguém que é contrário ao governador Carlos Brandão, ingressou com uma ação popular alegando indícios de irregularidades e prática de nepotismo.
Inicialmente, o juiz Douglas de Mello Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, acolheu os argumentos e anulou a nomeação. A decisão, no entanto, foi posteriormente suspensa pelo desembargador Jamil Gedeon, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que concedeu efeito suspensivo a um recurso da defesa, permitindo a permanência de Daniel no cargo até o julgamento definitivo da apelação.
Durante a tramitação, outros episódios jurídicos marcaram a controvérsia. Antes mesmo da decisão de Gedeon, o desembargador Gervásio Protásio dos Santos Júnior já havia negado um pedido do Governo do Estado para que a ação popular fosse retirada da Vara de Interesses Difusos e enviada a outra instância. Gervásio entendeu que a competência permanecia com o juiz responsável pelo início do caso.
PUBLICIDADE
Reclamação constitucional: o que é e como funciona
O novo processo que envolve Daniel Brandão chegou ao Supremo por meio de uma reclamação constitucional, instrumento jurídico previsto na Constituição Federal e regulamentado por legislação infraconstitucional. Ele é utilizado para preservar a competência do STF e garantir o cumprimento de suas decisões.
Essa ferramenta pode ser acionada, por exemplo, quando algum ato judicial ou administrativo contraria decisões anteriores da Corte ou invade sua jurisdição. Também se aplica em casos de desrespeito a súmulas vinculantes, entendimentos consolidados e obrigatórios fixados pelo STF.
PUBLICIDADE
O desfecho dessa disputa, agora, depende da análise minuciosa do relator. Moraes terá a responsabilidade de verificar se houve violação das competências do Supremo ou se as decisões anteriores das instâncias locais devem ser mantidas. O jogo técnico jurídico deverá, sim, seguir tendências de interesses políticos que vislumbram as eleições de 2026. Pois se sabe que, no Brasil, é assim que as coisas funcionam.
________________________
PUBLICIDADE
POLÍTICA
Município de Fortuna recebe obras e programa de combate à fome
Iniciativa inédita do governo estadual visa tirar da extrema pobreza cerca de 430 mil pessoas
________________________
Selma Figueiredo
Foto:
Divulgação
![]() |
Orleans Brandão em visita à cidade de Fortuna. |
A PARCERIA COM O GOVERNO do Estado garantiu muitos benefícios para a população de Fortuna, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve neste sábado (13) para entregar obras e inserir o município no programa Maranhão Livre da Fome. No evento, foram anunciados novos investimentos estaduais na cidade.
Ao entregar os cartões a 232 beneficiários, Orleans destacou que o Maranhão Livre da Fome é um programa completo, de transferência de renda, assistência à saúde e de capacitação para o trabalho. Uma iniciativa inédita do governo estadual que visa retirar da pobreza extrema cerca de 430 mil pessoas que ainda estavam passando fome. “Trabalhamos para que as pessoas tenham comida na mesa, e também a oportunidade de ter acesso ao mercado de trabalho e para garantir seu próprio sustento”, destacou.
O secretário de Assuntos Municipalistas também fez a entrega de oito carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, entregou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros de vias urbanas; assinou ordem de serviço para instalação da Estação Tech, e autorizações para implantação do Portal da Cidade e do Colégio Militar. “E em breve viremos anunciar a pavimentação da MA que liga Fortuna a Buriti Bravo, pois nosso trabalho continua em todo o Maranhão, para melhorar a vida dos maranhenses”, concluiu ele.
“Ficamos muito felizes em contar com a parceria do governo do estado, pela sensibilidade em resgatar essas famílias em situação de extrema pobreza no nosso município, e receber tantos investimentos, como o asfalto que acabou com os buracos na nossa cidade. E muito mais melhorias virão. Somos gratos por tudo que está sendo feito por Fortuna”, declarou o prefeito Sebastião Costa.
Ao lado do prefeito, do presidente da Câmara de Vereadores, Nenzão, e demais autoridades municipais, Orleans participou, ainda, da inauguração do Estádio Municipal Lucimar Borges da Silva, obra realizada pela Prefeitura de Fortuna.
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
POLÍTICA | por Battista Soarez
POLÍTICA
Executiva Nacional consolida apoio do Republicanos a Orleans Brandão
O encontro teve a participação dos presidentes estadual, deputado Aluisio Mendes, e nacional da legenda, Marcos Pereira.
Selma Figueiredo
Fotos:
Divulgação
![]() |
Orleans Brandão ladeado por Aluísio Mendes e Marcos Pereira. |
DIRIGENTES E LIDERANÇAS políticas do Republicanos no Maranhão reuniram-se nesta sexta-feira (12), em São Luís, para reafirmar o apoio do partido à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado do Maranhão em 2026. O encontro teve a participação dos presidentes estadual, deputado Aluisio Mendes, e nacional da legenda, Marcos Pereira, que defenderam o projeto político que dará continuidade à gestão exitosa e bem avaliada do governador Carlos Brandão.
PUBLICIDADE
Orleans Brandão disse receber com muita alegria a manifestação de apoio dos presidentes Marcos Pereira e Aluisio Mendes, e também dos prefeitos vindos de todas as regiões do Maranhão para o encontro promovido pelo Republicanos. “Aluisio Mendes tem a marca da lealdade e do trabalho permanente nos municípios, e assim como nós faz a política do diálogo. Temos uma história de amizade com esses líderes, e com vocês firmamos o compromisso de continuar levando a todo o estado as políticas públicas que estão desenvolvendo o Maranhão, conversando com as pessoas e buscando soluções”, finalizou Orleans.
_______________________
PUBLICIDADE
POLÍTICA | por Battista Soarez
![]() |
Mical Damasceno fala ao lado do governador Carlos Brandão | Foto: Divulgação. |
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
COLUNA LEITURA LIVRE | por Battista Soarez
COLUNA LEITURA LIVRE