E D U C A Ç Ã O
Erradicação do analfabetismo no Maranhão é destaque na Alema
Dados da SEDUC e do IBGE mostram que a educação no estado tem avançado
Por Battista Soarez | Agência Assembleia
(De São Luís - MA)
|
Seduc-MA alinha metas para 2024 | Foto: Divulgação |
_____________________
A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO no Maranhão foi tema de dicussão nesta terça-feira (4/6) na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA). O deputado Carlos Lula (PSB) destacou o avanço no combate ao analfabetismo no Maranhão. Ele ressaltou, ainda, a importância das últimas ações do Governo do Maranhão com o intuito de erradicar o analfabetismo.
P U B L I C I D A D E
Carlos Lula apresentou os resultados obtidos pelo Maranhão no combate ao analfabetismo e durante a sessão na Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou os dados divulgados pelo relatório do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que indicam uma excelente melhora nos índices de alfabetização de crianças no estado nos últimos quatro anos.
“O Maranhão teve, na última semana, um indicador precioso. Em 2019, o estado era o 24º na alfabetização de crianças, ou seja, quando a gente media a alfabetização do segundo ano do ensino fundamental, crianças com oito anos de idade, tínhamos apenas 33% delas, uma a cada três, que sabia ler e escrever. Saímos de 33,1% para chegar a 56% de nossas crianças que sabem ler e escrever. Passamos da 24ª colocação para a décima posição no país. Apresentamos o maior crescimento”, revelou o parlamentar.
O desempenho do Maranhão foi o terceiro melhor da região Nordeste, atrás somente do Ceará, com 85% de crianças alfabetizadas, e de Pernambuco, com 59%.
P U B L I C I D A D E
“Eu quero parabenizar o secretário Felipe Camarão e o governador Carlos Brandão, que continuam essa política iniciada pelo ex-governador Flávio Dino. Parabenizo ainda os prefeitos e prefeitas do estado, pois não teríamos atingido esse indicador se não houvesse um esforço conjunto. O Governo do Estado não tem responsabilidade para tratar do ensino fundamental, mas essa sensibilidade do governador Carlos Brandão de atuar junto aos municípios fez a diferença”, reforçou.
O deputado ressaltou, ainda, a importância das últimas ações do Governo do Maranhão com o intuito de erradicar o analfabetismo. No mês de março, foi assinada uma carta de compromisso pela alfabetização de todas as crianças e de erradicação do analfabetismo de jovens e adultos. Além do executivo estadual, dirigentes municipais de educação, representantes da iniciativa privada e de organizações não-governamentais, professores, articuladores pedagógicos municipais e regionais de todo o estado assinaram o documento.
“A Secretaria de Estado da Educação tem políticas públicas voltadas para alfabetização no tempo certo e o governador acabou de lançar um grande programa de erradicação do analfabetismo, com incentivo aos municípios e permitindo que as crianças na idade certa possam saber ler e escrever. O meu desejo é que todas as crianças do Maranhão tenham esse direito, pois 44% delas ainda não conseguem aprender a ler e escrever na idade certa. O caminho é longo, mas a gente vai conseguir trilhar e, finalmente, erradicar o analfabetismo”, concluiu Carlos Lula.
P U B L I C I D A D E
Alfabetização em debate
A alfabetização tem sido, desde o início do ano de 2024, um dos temas de reunião do governo do estado, sempre com presença de secretários adjuntos, superintendentes, supervisores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes das Unidades Regionais de Educação (UREs) para alinhamento das metas de 2024 para a Educação do Maranhão. As reuniões acontecem sempre com a presença do vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão,
Este ano, também, a Seduc, em regime de colaboração com os municípios, dará início ao processo de erradicação do analfabetismo entre crianças até os 6 anos de idade e de jovens, adultos e idosos.
O Estado do Maranhão vai ampliar as ações de formação de professores, a distribuição de material didático, manutenção e ampliação do pagamento de bolsas de articuladores municipais e regionais, de acordo com estratégias traçadas preliminarmente para cada faixa etária e segmentos específicos.
“Em 2014, o estado possuía um total de 1 milhão e 100 mil pessoas analfabetas com mais de 15 anos. Em 2022, contabilizamos um total de 640 mil pessoas analfabetas com mais de 15 anos. Agora, em parceria com o Governo Federal, daremos continuidade a uma de nossas metas mais desafiadoras que é tornar o Maranhão livre do analfabetismo”, pontuou Felipe Camarão.
P U B L I C I D A D E
Salários professores
Na ocasião, Felipe Camarão reafirmou o compromisso do Governo do Estado em manter os professores contratados e o cumprimento do reajuste salarial de acordo com o piso nacional, para professores efetivos, contratados e aposentados.
Diretrizes 2024
Quanto às diretrizes para o ano de 2024, o vice-governador estipulou, no início do ano, as principais metas que deverão ser cumpridas à risca até o mês de dezembro, dentre elas, a expansão das escolas de tempo integral, o foco na qualidade da aprendizagem e o combate ao analfabetismo.
Qualidade da aprendizagem
Outra grande meta em destaque para este ano é o foco na qualidade da aprendizagem, dentro do programa Escola Digna, em uma iniciativa que inclui uma força tarefa entre alunos, pais e/ou responsáveis, professores, gestores e toda a comunidade escolar.
P U B L I C I D A D E
A intenção é a melhoria nos índices educacionais, o cumprimento de todo o planejamento pedagógico para o ano letivo, o combate à evasão escolar e a aprovação do maior número de egressos do ensino médio em universidades públicas de todo o país.
O planejamento inclui ainda a recuperação de infraestrutura de todas as escolas da rede que necessitam de algum tipo de manutenção, climatização, instalação de placas solares, um laboratório de informática para cada escola da rede estadual (já em licitação) e uma média de 10 laptops para cada escola e também para cada URE.
Mais investimentos
O secretário Felipe Camarão frisou a parceria do Governo do Maranhão com o Governo Federal, por meio do presidente Lula, e pontuou que todas as obras da Educação que estão paradas serão retomadas e inauguradas ainda este ano.
No mês de maio foi paga a primeira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) ao Estado do Maranhão, destinado a professores e demais setores específicos da Educação.
____________________
P U B L I C I D A D E