Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Maranhão & Desenvolvimento

COLUNA LEITURA LIVRE
_____________________
Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)

O Maranhão no ritmo do crescimento
Como estratégico no Nordeste do Brasil, o estado vem se destacando como um dos principais exportadores do país, sendo o 13° no ranking nacional e 2° lugar no Nordeste

Fábrica da Suzano no Maranhão | Foto: Divulgação 
____________________ 
NESTE EXATO MOMENTO, estou em itinerância pelo Maranhão, principalmente pela Baixada maranhense. Tenho percorrido por Pinheiro, Santa Helena, Turilândia e, por tabela, observado outros municípios como Turiaçú, Cururupú, Apicum-Açú, Godofredo Viana e outros.

P U B L I C I D A D E

Vejo pequenos comércios em crescimento, pequenos produtores se tornando médios produtores e pessoas pobres melhorando de vida consideravelmente.

Nossa indústria, por outro lado, ocupa uma representatividade de 19,7% do valor adicionado bruto na economia estadual. Trata-se de um panorama promissor e propício para empreendedores e investidores. Para quem gosta de trabalhar, o momento é bastante oportuno.

O governo Brandão  cuja visão de desenvolvimento vem colocando o estado em 13ª posição em nível nacional e 2ª posição em nível de Nordeste, em matéria de exportação  tem investido em setores estratégicos e focado em políticas de crescimento econômico-social de maneira que o Maranhão já não deve mais ser considerado o estado mais pobre da Federação. Apenas as estradas estão precisando de melhorias dignas, é bem verdade. Mas acredita-se que isso também já esteja na pauta do governo para que, tendo estrada, o crescimento do estado alcance concretude e a linha de pobreza despenque ainda mais. Fato.

P U B L I C I D A D E

Numa entrevista ao portal imirante.com nesta quinta-feira (29), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, falou a respeito do desempenho industrial do estado, abordando os desafios enfrentados e as oportunidades que se desenham no cenário maranhense. Diante do papel fundamental de instituições contributivas importantes como, por exemplo, SESI e SINAI, que investem na qualificação profissional e no desenvolvimento tecnológico, o crescimento socioeconômico do Maranhão fica cada vez mais evidente e, consequentemente, a população percebe estabilidade quando, gradativamente, a fome vai deixando de existir.

Conforme a fala de Baldez, o que é por demais sabido, "o Maranhão tem uma localização estratégica e uma infraestrutura portuária eficiente". Isso, de fato, facilita consideravelmente o escoamento da produção. Essa produção emerge de uma diversidade de setores produtivos fortes como, por exemplo, a agroindústria, a indústria de transformação e a mineração, que contribuem significativamente para as exportações do estado.

O blog Leitura Livre tem acompanhado as ações do governo do estado e feito matérias que destacam as políticas de desenvolvimento, e chamam a atenção para o fato de que não somos mais o estado mais pobre da Federação. Tá na hora de por fim nessa narrativa melancólica e investir ainda mais em políticas de crescimento, olhando para as riquezas que o Maranhão possui e que só está precisando de educar a mente da população acerca do potencial que inunda o estado em relação às oportunidades e aos desafios que colocam nossos pés no caminho da prosperidade econômica e da ascensão social.

P U B L I C I D A D E



sábado, 25 de maio de 2024

RELIGIÃO E ATUALIDADES

COLUNA LEITURA LIVRE
______________________
Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)

As tragédias do pecado da humanidade 
Por que Deus permite catástrofes nas grandes cidades do mundo?

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução 
_______________
QUANDO SE VÊ TRAGÉDIAS ocorrendo no mundo e pessoas e coisas sendo destruídas, como agora mesmo está acontecendo no Rio Grande do Sul, as autoridades, em geral, não têm nem noção do que seja isso do ponto de vista divino. Jesus falou de eventos catastróficos como, por exemplo, fome e terremotos em vários lugares do planeta. Mas, por não crerem nas Escrituras Sagradas, os homens dotados de saber secular não se dão conta de que bastaria se voltarem para Deus, crerem nEle e o problem estaria resolvido. Geralmente, nas grandes cidades, nos grandes centros urbanos, é onde mais predomina a abundância do pecado e, por isso mesmo, as consequências vêm à tona em forma de tragédias. Na Bíblia, temos exemplos clássicos dessa verdade como nos casos do dilúvio, nos dias de Noé, e de Sodoma e Gomorra, nos tempos de Ló e Abraão. O pecado é uma desgraça avassaladora. E somado ao ateísmo e ao desrespeito contra Deus, então, aí é que a "coisa" ganha uma dimensão ainda mais complexa. Podemos observar que, no Brasil, as cidades mais atingidas por tragédias são as mais pecaminosas e envolvidas com crenças luciferianas, como, por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo e, agora, Rio Grande do Sul.

P U B L I C I D A D E

Os homens, na sua estupidez e ignorância, desacreditam e duvidam do Criador. E até zombam dEle. Mas quem é o homem, como criatura, para medir queda de braço com o seu Criador? Quem ousa pensar que ficará impune depois de pecar contra Deus e não se arrepender?

As tragédias são consequência natural sobre a humanidade por sua desobediência, pecaminosidade e injustiças praticadas contra o Todo Poderoso Senhor do Céu e da Terra. As tragédias são indescritíveis. Não têm hora para chegar. Não pedem licença e interrompem os sonhos de muita gente. Em geral, parecem acontecer só com os outros. Mas quando ocorre conosco, na cidade onde moramos, uma insistente pergunta paira no ar: Por quê?"
_______________
"Quem é o homem, como
criatura, para medir
queda de braço com o seu
Criador?"
-------------------------
Os mais racionais devem pensar. E pensam. A gente precisa entender realmente o dilema divino em relação ao mundo dos humanos e como ele funciona. Pela lente da literatura teológica, Deus não queria brinquedos para manipular e controlar. Ele não criou robôs. Deus queria gente de verdade a quem pudesse amar e por quem pudesse ser amado. Relacionamento, nesse contexto, é a palavra-chave entre Deus e o homem. O Senhor deu liberdade ao homem para administrar a terra e o homem simplesmente a transformou em cenário de tragedias. “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

P U B L I C I D A D E

Essa foi a liberdade de escolha que Deus deu aos anjos e a todos os seres criados. Deus correu um grande risco. E quando Deus deu essa liberdade, Ele correu um tremendo risco: alguém, em algum lugar, poderia escolher rebelar-se. E foi exatamente o que aconteceu. O profeta Isaías escreveu a esse respeito: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã. E tu dizias no teu coração… Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14.12-14). Esse grave pecado atingiu toda a humanidade. E hoje o mundo se tornou exatamente como está. De um lado, seres humanos rebeldes. De outro, esses mesmos seres humanos colhem tragédias como consequência por suas rebeldias.
 
Precisamos entender realmente o dilema divino. Deus não queria brinquedos para manipular e controlar. Ele não criou robôs. Ele queria gente de verdade a quem pudesse amar e por quem pudesse ser amado. Deus, de fato, deu liberdade ao homem.

O profeta Isaías está se referindo a alguém que no seu estado de perfeição tinha um nome extraordinário: Lúcifer, que significa "portador de Luz". Outro profeta afirma: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti” (Ezequiel 28.15).

P U B L I C I D A D E

Usando o seu livre-arbítrio, esse elevado anjo alimentou o orgulho no coração. “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28.17). O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra o seu Criador. Usando então a sua extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira, seduziu a terça parte dos anjos (Apocalipse 12.3-4).

O que a Bíblia nos revela é que ele era perfeito nos seus caminhos desde o dia em que foi criado. Portanto Deus o criou perfeito, mas deu-lhe o poder e a liberdade de escolha, da mesma maneira que fez com os seres humanos. Depois da rebelião de Lúcifer, que pôs fim à harmonia perfeita do Universo, ainda restaram várias opções. Deus poderia ter optado por forçar Seus súditos ou poderia descartá-los. Se tivesse agido assim, provaria apenas que, de fato, queria robôs e não pessoas que pudessem exercer a liberdade de escolha. Só havia um jeito, apenas uma maneira segura de lidar com a rebelião. Teria que ser permitido ao pecado demonstrar seu verdadeiro caráter. Implicaria em milhares de anos de sofrimento, guerras, catástrofes, inveja, ódio e violência. Tudo isso causado pelo anjo rebelde.

Houve guerra no céu. O pecado será destruído um dia. A segurança do Universo exige isso. Entretanto, a rebelião demandou uma ação da parte de Deus. E o resultado foi uma guerra no céu. “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos. Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12,7-9).

P U B L I C I D A D E

Guerra no céu! Miguel (outro nome para Jesus) e Seus anjos lutaram contra o dragão (antes Lúcifer, agora Satanás) e seus anjos. E Satanás e seus adeptos foram expulsos do céu. A despeito de saber do risco que envolveria o nosso planeta, o plano da criação foi mantido. Os seres humanos foram criados com a faculdade de livre escolha. E quando o plano da criação deste mundo foi executado, como Deus se sentiu? Deus estava tranquilo, porque sabia exatamente o que fazer caso Adão e Eva aceitassem a rebelião proposta por Satanás.

Deus enfrentaria não com força nem com armas, mas com uma cruz. A trindade havia concordado que, se os seres humanos se juntassem à conspiração, Deus o Filho (a segunda pessoa da Trindade) viria à Terra para morrer em lugar do homem. Mesmo tendo descansado naquele primeiro sábado na criação, Ele já possuía o Calvário em Seu coração. “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13.8).

Que declaração! Ela nos conta uma tremenda história. O Cordeiro (Jesus) estava pronto para morrer desde a fundação do mundo. Esta seria a arma com a qual Deus combateria o pecado: o Cordeiro morto numa cruz. E agora, o que faria Satanás? Abandonaria sua guerra contra Deus? Não. Claro que não. Satanás empenha-se numa obra mortal contra o homem na qual emprega todo o seu poder, toda a sua sabedoria e astúcia, bem como todo o seu tempo. Vejamos algumas das atividades desse inimigo:

Enganar – As Escrituras falam dele como “Aquele que engana todo o mundo” (Apocalipse 12.9). Para enganar, ele até se “transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11.14). Ensina e faz até coisas boas, mas com elas mistura o erro, torcendo as verdades contidas na Bíblia.

Incutir ideias errôneas a respeito de Deus – Para isso atribui ao Senhor as suas más obras: a doença, o sofrimento, as guerras, os flagelos da natureza, a morte. Faz crer que Deus é inimigo do homem. Seria justo atribuir falta de poder para Aquele que falou e tudo se fez? Não. Não há falta de poder. Seria então ausência de amor? Mas se fosse falta de amor, Deus entregaria seu Filho para morrer em nosso lugar? As Escrituras ensinam que Deus ama a todos e por isso deu o Seu próprio Filho para nos salvar do pecado.

Induzir ao pecado – O pecado separa-nos de Deus, como está escrito em Isaías 59.2: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus”. Incitando o homem a pecar, Satanás lhe causa o maior dos males. A batalha ainda não terminou. E até que termine muitas coisas ruins acontecerão a todos. E se Deus protegesse e curasse Seus filhos, e respondesse a todas as orações como gostaria de fazer, deixando a tragédia cair somente sobre aqueles que rejeitam a Sua graça, Satanás O acusaria de ser injusto. E mais: ele afirmaria que servimos a Deus por causa de Seus favores especiais.

P U B L I C I D A D E


Um dia, muito em breve, Deus explicará os estranhos mistérios da vida. E nós entenderemos e aprovaremos o modo como Ele conduziu as coisas. A vida espiritual é uma realidade. É algo tão real que não tem como o homem escapar. Ou ele aceita ir para o céu por meio de Jesus Cristo ou, então, seguirá após a morte para um lugar onde haverá choro e ranger dentes.

Como poderemos vencer o inimigo? Estando ligados ao Salvador Jesus Cristo, mediante a fé: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.10 e 11). Você perguntará: “Como poderei ter uma ligação mais íntima com Jesus?”. Tomemos o exemplo de dois jovens namorados. Fazem de tudo para estar um ao lado do outro e conversam por longas horas. Esta é a experiência que necessitamos ter com Jesus.

Precisamos andar com Ele através do Seu Livro. Falar com Ele através da oração e amá-lo de todo coração, confiando em Suas promessas. “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20).

____________________ 

P U B L I C I D A D E 





quinta-feira, 23 de maio de 2024

SAÚDE

S A Ú D E
Maio Roxo – Assembleia Legislativa conscientiza servidores sobre Doenças Inflamatórias Intestinais
Organizada pelo Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia, a reunião contou com palestras dos gastroenterologistas Valbert Alves Batista e Licia Maria Fernandes Rodrigues

____________________________
Por Agência Assembleia

Profissionais debatem na ALEMA sobre doenças intestinais | Foto: Miguel Viegas

________________
TENDO COMO FOCO a saúde e bem-estar dos servidores, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) promoveu, nesta quarta-feira (22), uma palestra sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). A atividade integra as ações da campanha 'Maio Roxo', que chama atenção da sociedade para as doenças do trato digestivo.

P U B L I C I D A D E

Organizada pelo Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia, a palestra reuniu servidores de diversos setores da Casa interessados na temática, tendo em vista que as doenças inflamatórias do trato digestivo podem acometer pessoas de todas as idades.

De acordo com Ana Lúcia Ferreira, diretora do Departamento de Saúde da Assembleia, a palestra também teve o intuito de despertar nos servidores a consciência de que não se pode negligenciar os cuidados com a saúde.

“Uma palestra educativa para levar aos nossos servidores e demais pessoas informações sobre as doenças inflamatórias intestinais. Às vezes, as pessoas não sabem a quem recorrer para tratar. Nós achamos muito importante divulgar porque essa informação precisa ser difundida”, destacou.

P U B L I C I D A D E

A mesma opinião foi compartilhada pela gastroenterologista Licia Maria Fernandes Rodrigues, uma das palestrantes do evento. “A importância de levar essa conscientização é para tentarmos chegar a um diagnóstico mais precoce e iniciar o tratamento. Essas doenças têm aumentado muito e o retardo nesse diagnóstico propicia o aparecimento das complicações da doença”, pontuou a médica. 

O gastroenterologista Valbert Alves Batista, outro palestrante do evento, também ressaltou a importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

“As doenças inflamatórias intestinais não têm cura, são doenças crônicas. Invariavelmente elas vão evoluir, se não forem tratadas, para complicações. O diagnóstico e tratamento precoce objetivam cessar o início dessas complicações para que o paciente tenha uma maior qualidade de vida”, disse. 

P U B L I C I D A D E

Ao final da palestra, a servidora Joselina Pereira avaliou positivamente a atividade. “Foi muito importante porque obtive um conhecimento que antes não tinha. Já tinha ouvido falar dessas doenças, mas da forma como foi explicado hoje foi possível entender melhor”, avaliou.

Doenças

Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn são exemplos de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Elas causam feridas internas nos tecidos e órgãos, principalmente no intestino delgado e no intestino grosso. 

Os principais sintomas são diarreia crônica (geralmente por mais de 30 dias), fezes com sangue, muito muco ou pus; dores na barriga (cólicas); anemia, febre e perda de peso. Tais patologias não têm cura, mas o tratamento efetivo assegura uma vida com qualidade e capacidade de trabalho. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de 5 milhões de pessoas no planeta e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes, com maiores concentrações no Sul e Sudeste do país.

____________________ 

P U B L I C I D A D E



domingo, 19 de maio de 2024

ASSEMBLEIA DE DEUS EM SANTA HELENA - MA

S E M I N Á R I O
Assembleia de Deus em Santa Helena promove 1° seminário sobre liderança e crescimento de igrejas
Liderada pelo pator Edimilson Tenório, a AD em Santa Helena é um dos campos que mais crescem em todo o estado do Maranhão. O evento será aberto para o público evangélico em geral
____________________
Por Battista Soarez
(Em trânsito)

Cartaz do seminário que acontecerá na Assembleia de Deus em Santa Helena | Foto: Reprodução.

_______________________
A ASSEMBLEIA DE DEUS em Santa Helena do Maranhão, cidade localizada na baixada maranhense e que dista da capital São Luís 114,98 km em linha reta e 156 km de condução, realizará seminário sobre extratégia de liderança aplicada no crescimento de igreja, nos dias 24 e 25 (sexta-feira e sábado) de maio. O evento será realizado no Templo Central da Assembleia de Deus e será aberto para evangélicos em geral.

P U B L I C I D A D E

Segundo o pastor Geordane, coordenador do seminário, a expectativa é de que o número de participantes seja expressivo porque, oportunamente, se trata de um evento de alto nível em matéria de conteúdo. As temáticas são bastante elucidativas e os palestrantes são experientes profissionais na área do tema a ser discorrendo.

Nomes como a professora Raimunda Cristina (da área da educação), Dr. Júnior (da área da saúde) e o escritor, jornalista, teólogo e pastor Battista Soarez (especialista e pesquisador nas áreas de comunicação, marketing e liderança aplicada no desenvolvimento de igrejas) estarão em plenária discutindo as mais modernas técnicas de liderança e estratégia de alcance de pessoas e crescimento de igrejas.


____________________ 

P U B L I C I D A D E 




sábado, 18 de maio de 2024

ALCÂNTARA - MA

VOLUNTARIADO
Zulmira Castro comemora seu aniversário prestando trabalho voluntário para pessoas portadoras de deficiência
_______________________
Por Battista Soarez 

Zulmira Castro | Foto: Arquivo pessoal.
___________________
A PROFISSIONAL DE SAÚDE, Zulmira Castro, fez aniversário neste sábado, 18 de maio, e fez questão de comemorar a data prestando trabalho voluntário para as pessoas com deficiência do seu município, Alcântara, região metropolitana de São Luís.

P U B L I C I D A D E

Engajada no projeto de implantação da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Zulmira Castro não tem medido esforços para realizar o sonho que sempre ela dá um jeito de se tornar realidade e que, segundo faz questão de dizer, não é só dela. "Esse sonho não é só meu, mas de toda a equipe da APAE e de todas as famílias que têm PCD", expressa-se.

Na cadeira de rodas: Jaldemir,  amigo da APAE. À direita de azul: Dr. Clodomir Júnior, médico voluntário. De azul, ao centro: Gregory Lima, presidente da APAE. De camisa branca, à esquerda: Alex Viegas, enfermeiro.

Zulmira demonstra carinho com o público beneficiário do seu trabalho | Foto: Arquivo pessoal. 

Excelente gestora, Zulmira hoje responde como Diretora do Departamneto de Saúde da APAE, onde ela aplica toda a sua experiência, acumulada ao longo de sua trajetória profissional. Aliás, experiência é o que não falta para Zulmira desenvolver o projeto a que ela tem se proposto a realizar e que considera que "será tão útil na vida das pessoas com deficiência do muncipio de Alcântara", destaca.

A profissional deixa transparecer um raro brilhantismo que pouco se vê nos dias de hoje, proporcionado às pessoas a sensação de felicidade em poder contar com alguém que se importa. Para ela, é uma missão. E missão não se vende e nem se compra. Porque missão, em matéria de servir pessoas necessitadas, é a arte de se importar com pessoas sem almejar receber nada em troca. Assim como quem se importa caminha na luz de Deus, o Criador, quem não se importa caminha na escuridão, solitário e sem paz na consciência.

 "Cada ser humano vem para este mundo com uma missão. A minha é cuidar de pessoas", finaliza Zulmira.

___________________

P U B L I C I D A D E



GERAL

G E R A L
Leite materno é destaque no rograma ‘Café com Notícias’
A nutricionista Simone Nunes, do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, discorreu sobre a importância da doação do leite humano
__________________________
Por Agência Assembleia

Simone Nunes foi entrevistada pela jornalista Elda Borges | Foto: Divulgação 
_________________
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o leite materno, é celebrado em 19 de maio, data instituída pela Lei federal nº 13.227/2015, e o mês inteiro é marcado por ações que visam conscientizar sobre a importância do ato. O assunto foi tratado pela nutricionista Simone Nunes, do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (17).

P U B L I C I D A D E

“O leite materno é um alimento muito precioso. A gente tem um mês de alusão ao aleitamento materno, que é agosto. Em maio, a gente faz essa campanha e o nosso interesse, realmente, é divulgar a importância da amamentação, assim como sensibilizar as pessoas sobre a doação do leite materno”, ressaltou.

A nutricionista alertou sobre o desafio de manter o estoque em dia. “O Banco de Leite, assim como todos os locais que vivem de doações, sofre pico onde a gente tem aumento na quantidade doada, mas tem baixas também. Assim, todas as doações são muito bem-vindas”, observou.

Simone Nunes informou que, atualmente, o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil tem 58 doadoras ativas. Ela também destacou que não há muitos critérios para se tornar doadora, basta estar saudável ou, por exemplo, não estar tomando medicação incompatível com a amamentação. “Cada gota doada é capaz de aumentar as chances de sobrevivência das crianças”, afirmou.

P U B L I C I D A D E

Para fazer a doação, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, pelo número 2109-1178. Um profissional será deslocado até a casa da lactante para deixar o material que ela precisa para fazer a coleta e, a cada semana, passa recolhendo o leite.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

_________________ 

P U B L I C I D A D E



quarta-feira, 15 de maio de 2024

ESPECIAL | Deputada Mical Damasceno supera críticas socialistas e realiza sessão solene inusitada com absoluta presença masculina

E S P E C I A L
Assembleia Legislativa celebra sessão solene pelo dia da família proposta pela deputada Mical Damasceno
A parlamentar superou críticas maldosas e promoveu o evento com a presença absoluta do sexo masculino
______________________
Por Battista Soarez 
(De São Luís - MA)

Alema realiza Sessão solene com presença absoluta de homens|Foto: Battista Soarez 

_______________ 
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO (ALEMA) realizou, nesta quarta-feira (15), sessão solene em comemoração ao dia da família, atendendo proposta da deputada Mical Damasceno (PSD). A parlamentar enfrentou fortes críticas por parte de alguns grupos sociais que defendem ideologias socialistas, principalmente de esquerda, ao lançar a proposta de fazer a sessão voltada para os homens como cabeça da família.

P U B L I C I D A D E

Segundo Mical, a polêmica proposta foi feita no sentido de chamar a atenção da sociedade no sentido de rever o conceito de família que está perdendo seus valores tradicionais, instituídos por Deus desde que criou o mundo. "Nunca tive a intenção de desmerecer a mulher ou de rebaixá-la perante a sociedade, mas de rever princípios e valores familiares", diz a deputada, deixando entender claramente que a sua luta aponta significativamente para a instituição família como base fundamental da sociedade.

A sessão na ALEMA ocorreu de forma harmoniosa com a presença, inclusive, de mulheres. A maioria dos presentes era formada por pessoas do sexo masculino, como propôs a deputada, mas as mulheres também foram lembradas como seres "femininos e não feministas, ao lado do marido", destacou a parlamentar.

Alguns pastores estiveram presentes e, com várias falas, defenderam a deputada Mical, em que foi explicada a constituição familiar desde o princípio da humanidade. O pastor Cláudio Froz, da CEADEMA, parabenizou a parlamentar, destacando seu papel como "mulher de coragem que, de fato, representa a igreja e defende seus princípios de acordo com a palavra de Deus", pontuou o religioso.

O Dia da Família 

O Dia da Família foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e é celebrado internacionalmente no dia 15 de maio.

O pastor e teólogo pernambucano Esdras Cabral, da Assembleia de Deus, pregou a palavra de Deus, defendendo biblicamente os valores da família tradicional | Foto: Agência Assembleia.

Com a presença de homens, mulheres e crianças, provenientes de várias denominações evangélicas, a solenidade foi marcada por momentos de louvores, orações e exaltação a Deus em prol da família tradicional.

Na oportunidade, Mical ressaltou a importância do evento para as igrejas evangélicas no Maranhão. "É uma alegria estarmos aqui com nossos irmãos para comemorarmos este dia tão especial para nós. Defendemos que a família, como instituição criada por Deus, é composta por homem e mulher, que é a família tradicional. E esta sessão é uma festa linda, na qual falamos especialmente com os cabeças da família, que são os homens, mas também com a presença de mulheres, jovens e crianças, muitos evangélicos, como costuma ser os eventos que fazemos aqui", destacou a parlamentar.

P U B L I C I D A D E

Entre os convidados, o pastor, teólogo e escritor pernambucano, Esdras Cabral, da Igreja Assembleia de Deus. "Parabenizo a iniciativa da deputada Mical Damasceno que enaltece o papel do homem como líder da família, protetor e mantenedor do lar. Então, que Deus abençoe as famílias maranhenses", ressaltou o pastor.

Representante da Convenção da Assembleia de Deus do Maranhão, o pastor Cláudio Froz falou da importância da celebração da data. “Este é um momento muito importante para nós, que estamos sempre levantando a bandeira da família, do matrimônio, da criação dos filhos segundo a palavra de Deus”, disse o pastor.

O titular da Secretaria Extraordinária de Representação Social do Governo do Maranhão (SRS), pastor Rodrigo Arrais, também presente ao evento, falou do papel fundamental da família na sociedade. “Falar de família é sempre da maior importância. A Constituição Federal diz que ela merece ser protegida por ser a base da sociedade. O governo do estado, por meio de suas políticas públicas, cuida da família em suas diferentes manifestações. Então, lembrá-la e aplaudi-la é sempre da maior importância”, discorreu.

Durante a sessão, Mical foi homenageada com placa comemorativa ao Dia da Família | Foto: Divulgação.

Durante a sessão solene, a deputada Mical Damasceno foi homenageada com uma placa comemorativa ao ato, entregue pelo pastor Esdras Cabral.

P U B L I C I D A D E


A sessão solene finalizou com um cântico entoado por um vocal geral, seguido de sessão de fotos com a deputada e seus convidados.


GALERIA DE FOTOS

A deputada Mical Damasceno, numa demonstração de convicção de fé no Deus da família, glorificou ao Senhor Jesus durante toda a sessão solene e agradeceu a presença de todos: homens, mulheres, jovens e crianças. "A Deus seja a glória", bradou a deputada.











____________________

P U B L I C I D A D E





POLÍTICA

P O L Í T I C A

Assembleia Legislativa confirma concessão de medalha Manuel Beckman ao ministro Alexandre de Moraes
Matéria foi encaminhada à promulgação pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Texto: Agência Assembleia
Foto:  Biaman Prado

Plenário da ALEMA: | Foto: Biaman Prado 
_________________
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO APROVOU, em segundo turno, na sessão desta quarta-feira (15), o Projeto de Resolução nº 094/2024, que dispõe sobre a concessão da medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, maior comenda do Poder Legislativo Estadual, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A matéria foi encaminhada à promulgação pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).

P U B L I C I D A D E

A proposição teve relatoria do líder do Governo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), recebendo parecer favorável. No encaminhamento da votação, o líder do Governo fez questão de registrar a posição do governador Carlos Brandão (PSB), favorável à homenagem ao ministro do STF.

“O governador Carlos Brandão é um estadista e comunga desse sentimento de reconhecimento a contribuição do ministro Alexandre de Moraes à democracia brasileira”, destacou.

A matéria foi apresentada conjuntamente pelos deputados Othelino Neto (Solidariedade), Iracema Vale (PSB), Neto Evangelista (União), Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Zé Inácio (PT), Davi Brandão (PSB), Francisco Nagib (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Aluízio Santos (PL), Glalbert Cutrim (PDT), Jota Pinto (Podemos) e Cláudia Coutinho (PDT). Votaram contra os deputados Alan da Marissol, Mical Damasceno (PSD), Yglésio Moyses (PSB), Ricardo Seidel (PSD), Leandro Bello (Podemos), Rafael (PSB) e Dra. Vivianne (PDT). O deputado Soldado Leite se absteve.

Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É graduado pela tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - Universidade de São Paulo (Turma de 1990), onde também obteve o Doutorado em Direito do Estado (200) e a Livre-docência em Direito Constitucional.

Exerce o magistério na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é professor titular pleno na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e na Escola Paulista da Magistratura.

Foi ministro de Estado da Justiça e Cidadania e de Segurança Pública. Em março de 2017, tomou posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga decorrente do falecimento do ministro Teori Zavascki, após aprovação pelo Senado Federal e nomeação pelo Presidente Michel Temer. Exerceu o cargo de presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

_____________________


P U B L I C I D A D E



sábado, 4 de maio de 2024

RELIGIÃO | A igreja do século 21 e suas (des)conexões sociais

COLUNA LEITURA LIVRE
_____________________
Por Battista Soarez
(Jornalista e escritor)

A igreja do século 21 e suas (des)conexões sociais
De onde viemos, onde estamos e para onde estamos indo

Além de dividida, a igreja caminha sem instrução num mundo completamente evoluído | Foto: Divulgação 

____________________
O PENSAMENTO SOCIAL DA IGREJA de Jesus é totalmente diferente de todos os demais grupos sociais. Isto é fato. Isto é relevante.

Ao longo dos tempos históricos, no entanto, ela perdeu a verdadeira visão do reino de Deus, principalmente nos tempos atuais. Desde a romanização do cristianismo, a igreja passou a dar passos estonteantes e, historicamente, desviou-se do pensamento que o Senhor Jesus Cristo construiu na cabeça dos discípulos e apóstolos a fim de propagar o evangelho do Reino, conforme o plano de Deus para a humanidade. Viemos de um evangelho genuíno.

P U B L I C I D A D E

Se a gente bem pensar, a visão de Jesus Cristo para a humanidade se contrapõe ao Estado. O verdadeiro evangelho constrói valores mirado na cultura "sectária". Não para imitar o mundo, mas, sim, para reorganizá-lo e projetá-lo na centralidade da cruz e do amor de Deus para estabelecer a conexão com a sabedoria que nos coloca no propósito da salvação.

Cada grupo social tem sua ideologia, que é o seu pensamento social. E o pensamento social da igreja é completamente diferente dos outros grupos sociais. Só que tem um problema: os crentes não lêem. Não gostam de estudar. E aí está o fracasso da igreja enquanto grupo social.

É impossível compreender, de fato, o pensamento social da igreja como algo elementar. Na noção de pensamento social, entra a moral, a ética espiritual, o conhecimento e a sabedoria nas relações sociais e humanas. Pelo menos deveria ser assim. Face a isso, não se pode negar que a moral secular, imposta pelo Estado, tem a sua validade social. Só que os homens que administram o Estado são despossuídos de sabedoria espiritual. Sabedoria espiritual é o elemento que dá equilíbrio às organizações. E daria ao Estado a ética de poder e governabilidade que, de fato, proporcionaria harmonia, paz, justiça e fim da violência. Isso seria possível se houvesse diálogo entre a Igreja e o Estado. Seria o magistério da igreja extremamente importante na construção de uma sociedade justa e socialmente harmônica.

P U B L I C I D A D E

Neste aspecto, é fácil de provar que o conhecimento instrucional da igreja carrega um claro caráter de classe: as imagens construídas mediante estilo e conteúdo do seu discurso, e a combinação desses mecanismos com as estruturas sociais da humanidade. Tudo isso é bastante diferente no representante secular das ideologias e no representante do pensamento social da igreja. Vale lembrar que esse pensamento social não é a mesma coisa que a teologia social da igreja mas, sim, a sua forma geral de ver o Reino de Deus em relação à sociedade como um todo. Diferentes emoções e sentimentos, na igreja e na sociedade secular, criam diferentes abordagens para o pensamento social. Estamos, então, no deserto da compreensão espiritual.

Relativamente à teologia da igreja (que costumamos chamar epistemologiamente de eclesiologia), a questão é muito mais complexa  quer dizer, não é nada simples de compreender seus fenômenos  se se considerar que ela passa pelo julgamento das ciências sociais modernas por se tratar de um grupo social que tem suas questões a serem debatidas e interpretadas. Neste sentido, as avaliações de fenômenos sociais pela sociedade secular e pelo Estado, que se declara laico (embora seus dirigentes estejam totalmente envolvidos com religiosidades ocultas), são muito diferenciadas. A situação é diferente, inclusive, na ciência teológica, que é uma área do conhecimento humano que merece ser vista por via de uma hermenêutica que repousa na experiência secular da humanidade no campo do domínio das forças da natureza no seu amplo sentido e significado.

Vejo que os dados e fatos dessa ciência são verificados pela experiência da fé, das relações humanas e sociais e, principalmente, do conhecimento bíblico. Cotidianamente, isso se confirma pela prática e dá para a pessoa convertida um enorme poder sobre a natureza da realidade atual em comparação com séculos passados. Jogar fora todas as conquistas da igreja ao longo dos séculos é, no mínimo, engraçado e bárbaro. Claro, agora a teologia da igreja é usada nos interesses da sociedade secular, sendo propriedade de um grupo de especialistas que tenta uma relação de interesse político com o Estado. E, para isso, a igreja aceita ser usada, subjugada e maltratada pelas forças sociais "laicas".

P U B L I C I D A D E

Enfim a igreja, dominada pela teologia das relações sociais, vai cada vez mais se tornando acessível pelas massas e pelas forças da política dominante, separando o essencial do não-essencial. Nesse processo, serão desenvolvidos novos campos da teologia da igreja, implicando num desenvolvimento em que a sociedade secularizada não está muito interessada. O desenvolvimento que interessa à sociedade secular interessa, também, a toda a humanidade. E a igreja, ao que parece, está longe dessa compreensão. Logo, somente neste sentido pode-se e deve-se falar que o pensamento social da igreja pode levar, em si mesmo, o selo de um grupo social na qualidade de Corpo de Cristo, Corpo Espiritual e luz no mundo. Um mundo, aliás, cheio de deformações que devem ser corrigidas pela ação da igreja na expressão do seu pensamento social.

Todavia, se os crentes não estudarem, não buscarem conhecimento e sabedoria, estaremos, cada vez mais, no deserto da escravidão. Isto porque, sem conhecimento, viveremos na escuridão. E, vivendo na escuridão, seremos completamente conduzidos pelas ciências do mundo laico e suas políticas dominadoras. Por esta lógica, ou a igreja desperta para estudar ou ela sofrerá graves danos num futuro bem próximo. A ignorância instrucional é uma grave fratura social da igreja. Nas Escrituras Sagradas, o Senhor Deus diz: "Meu povo se destrói por falta de conhecimento" (Oséias 4.6).

Na verdade, estamos caminhando para um cenário de incertezas, se não estudarmos os fatos da realidade social, e se não estudarmos a Bíblia como ela merece e como ela deve ser aplicada em nossa vida cotidianamente. Porque é isto que leva a igreja a ser sal da terra e luz do mundo, tendo ela poder espiritual e poder social para combater o pecado e as mazelas sociais.

_________________ 

P U B L I C I D A D E