NOTÍCIA
SEMUS de Alcântara melhora ainda mais o programa TFD
Com equipe técnica e casa de apoio na capital, Secretaria de Saúde concentra atendimento específico a pacientes
Por Battista Soarez
(De Alcântara - MA)
Equipe do TFD | Fotos: Arquivo SEMUS |
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE de Alcântara (SEMUS) divulgou, por meio de nota, nesta semana, que os pacientes do programa TFD (Tratamento Fora de Domicílio) poderão estar dirimindo toda e qualquer dúvida a respeito dos direitos de acesso ao programa com os técnicos da secretaria.
Os atendimentos são fundamentados no portaria n° 55, de 24 de fevereiro de 1999, que rege todas as normas e diretrizes. "Queremos poupar os pacientes de sofrerem prejuízos, haja vista que nossa comissão foi procurada recentemente por um paciente que realizou procedimento particular induzido por um membro do Legislativo municipal, o qual deveria ter usado de bom senso, como figura pública, e encaminhá-lo para o órgão responsável onde tem pessoas dotadas de conhecimento técnico embasado na portaria mencionada", diz a nota, esclarecendo que, infelizmente, há pessoas que buscam se promoverem às custas de pessoas inocentes.
Segundo a nota, desde de 5 de agosto de 2022 até o atual momento foram realizados 3.217 atendimentos. Em setembro de 2022, foi implantado, em Alcântara, um sistema de regulação de consultas, compreendendo o SISCAN, o SISREG e o SISTFD.
"Só em Pinheiro --- continua a nota --- foram 1.560 atendimentos, 432 cirurgias eletivas e exames, 600 atendimentos por meio do CEMARC (Central de Marcação de Consultas)", esclarece a nota.
Além disso, o Hospital Dr. Neto Guterres atendeu 360 atendimentos em intercorrência e ocorrência. Com relação a pacientes em tratamento contínuo, dentro da classificação de risco, foram 46 riscos vermelhos, 90 riscos amarelos e 129 riscos verdes.
A nota explica, ainda, que a SEMUS de Alcântara vem dando tratamento, acima de tudo, especializado aos pacientes e prestando serviços de qualidade, incluindo tudo o que rege o programa, como, por exemplo, condução para os pacientes beneficiários do TFD.
O programa tem uma comissão criada em novembro de 2022, composta pela secretária de Saúde, por uma assistente social e um médico exclusivo para melhor atendimento aos pacientes que já estão cadastrados e, também, aos novos pacientes que serão inseridos.
Conforme informou a equipe técnica da SEMUS, o município de Alcântara já tem uma casa de apoio em São Luís para hospedar os pacientes que se deslocarem para tratamento fora do seu domicílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.