Translate

domingo, 2 de junho de 2024

VIDA CRISTÃ

COLUNA LEITURA LIVRE 
______________________
Por Battista Soarez
(Pastor, teólogo, jornalista e escritor)

Hoje é domingo e você precisa ir à igreja
A ética do evangelho é o verdadeiro compromisso com a fé cristã

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Divulgação 

______________________
HOJE É DOMINGO E, para quem é cristão de verdade, ir à igreja é uma questão de compromisso com a fé espiritual e a ética cristã. Orar, ouvir a palavra de Deus e cantar louvores de elevo espiritual é uma questão de compromisso com a vida e a comunhão em Cristo Jesus.

P U B L I C I D A D E

Mas há um certo exagero por aí. Há quem diga que se você não for ao culto você vai pro inferno. Todavia, não há evidência bíblica que comprove essa narrativa religiosa. Pelo contrário, a Bíblia diz que somos casa de Deus. E se somos casa de Deus, celebramos culto a Ele dentro de nós em qualquer lugar onde estejamos.

Não existe relação entre frequentar o culto e salvação eterna. Também não se pode dizer que vai dar tudo errado em sua vida, ou que o “devorador” vai “comer” suas finanças. Mas o fato é que o lugar de celebrar comunhão é na igreja, na coletividade entre irmãos. Isto,  de fato, retroalimenta a nossa fé.

O certo é que precisamos ir ao culto. Como o próprio nome diz, trata-se de uma reunião para cultuar a Deus. É no culto que acontece o ápice de nossa comunhão com Deus e as pessoas.  Quando nos reunimos com nossos irmãos para adoração a Deus, o amor espiritual acontece no calor da fé e da vida abundante.

Quem ama algo ou alguém, gasta tempo com o “ser amado”. O tempo que gastamos com determinada coisa (ou pessoa) pode denotar o quanto amamos. Amar a Deus em Cristo Jesus é tudo. E nos proporciona tudo. Tudo de que precisamos para expressar nEle a nossa fé, nossa comunhão e nossa gratidão.

P U B L I C I D A D E

Então, é fato que, se eu amo a Deus de verdade, tenho que gastar tempo com Ele, principalmente no ambiente onde seu povo está reunido, ouvindo a palavra do Senhor e meditando nos seus ensinamentos. Buscar a Ele em oração coletiva nos ensina a expressar e vivenciar relacionamentos e calor espiritual na dimencionalidade humana. E isso agrada ao Senhor. "Como é bom e agradável viverem unidos os irmaos" (Salmos 103).

Então, porque hoje é domingo, preciso ir ao culto. Orar, ouvir a palavra de Deus e amar a Cristo e as pessoas.  É assim que a gente entende que amar a Deus de todo o nosso coração é estar perto dEle e do próximo. É assim que você vai entender que precisa ir ao culto para estar perto do outro e se importar com o outro.

Não é ir ao culto como uma obrigação legalista e meritória. Mas você vai ao culto porque você é casa de Deus, você é igreja viva. E igreja viva se move, anda e caminha na fé, nEle, por Ele e para Ele. Afinal de contas, precisamos entender e crer que não existe lugar melhor para estar senão nEle, vivenciando o corpo espiritual vivo na coletividade da fé.

Precisamos ir à igreja porque é lá que encontramos combustível espiritual, ferramenta e força para vencer este mundo tenebroso. Se você ainda não confessou a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, leia Romanos 10.8-10 e reflita sobre esta necessidade. Confessar a Jesus como Senhor é o único caminho para o céu. Porque, depois da morte, segue-se ao juízo. E você precisa estar seguro em Cristo para encarar essa realidade.

A Bíblia diz: “Prestem culto ao SENHOR com alegria; entrem na sua presença com cânticos de alegria” (Salmos 100.2). Amém.


____________________ 

 P U B L I C I D A D E




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.