MUNDO ACADÊMICO
O nome do Senhor foi glorificado na apresentação da teologia pentecostal na PUC-SP
Por Pr. César Moisés Carvalho
(Escritor, pedagogo e teólogo)
SE HÁ ALGO QUE RESUME perfeitamente minha passagem na quarta-feira (5/6) pela PUC-SP é o título desse post: O nome do Senhor foi glorificado na apresentação da Teologia Pentecostal.
P U B L I C I D A D E
O convite que recebi se deu por intermédio da minha amiga Marina Corrêa (“a católica mais assembleiana do Brasil”, que conheci quando ela ia fazer pesquisas para o seu doutorado na CPAD), que falou do meu trabalho e, em especial, da nossa Teologia Sistemático-Carismática, gerando curiosidade nos doutores Edin Sued Abmanssur e João Décio Passos.
O doutor Edin Sued Abmanssur, coordenador do Grupo de Pesquisa do Protestantismo e Pentecostalismo, eu só conhecia de nome, mas o doutor João Décio Passos é um teólogo que leio há muitos anos. Ele está citado tanto em Pentecostalismo e Pós-Modernidade (CPAD) quanto em nossa Teologia Sistemático-Carismática (Thomas Nelson Brasil).
João Décio Passos possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1991), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2009) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Livre-docente em Teologia pela PUC-SP, atualmente é professor associado da mesma universidade e do Instituto Teológico São
Paulo. Além disso, é autor de dezenas de obras lançadas pelas editoras Paulus, Paulinas e Vozes.
P U B L I C I D A D E
O doutor João Décio se emocionou ao interagir comigo. Ele é um grande teólogo, filósofo e pensador. Gostaria muito que os pentecostais compreendessem a importância do que aconteceu ontem. Não fomos analisados sob qualquer disciplina da ciências da religião, não fomos falar mais do mesmo. Não fiz piada com a nossa fé e muito menos transigi com a nossa experiência do Espírito para ser aceito. Fomos ovacionadas por um grupo seleto de mestrandos e doutorandos (além dos mestres e doutores já formados, que estavam presentes).
Uma coisa é falar em um ambiente em que ninguém irá lhe questionar e nem tem conhecimento para tal. Outra, bem diferente, é falar diante de um público altamente qualificado, e não sair envergonhado, mas obter êxito. Tanto os dois doutores que presidiam a mesa, quanto o público presente, se mostraram impressionados com a qualidade técnica do trabalho e disseram jamais ter visto algo do tipo em uma apresentação da Teologia Pentecostal.
Isso não é sobre mim. É sobre uma Tradição. A Tradição Pentecostal-Carismática. Por isso, pedi oração às pessoas. Se eu fosse mal, seria ruim para todos nós, mas se Deus abençoasse, seria maravilhoso para todo mundo! E foi isso que aconteceu. Como venho dizendo, a Teologia Pentecostal entrou em outra fase de sua história no Brasil.
P U B L I C I D A D E
Apesar de a palestra não ter sido filmada, eu gravei o áudio e pretendo disponibilizar alguns trechos.
Tributo toda honra e toda glória a Deus, pois o seu nome foi glorificado na PUC-SP.
Gratidão imensa pelas orações e pelo apoio.
____________________
P U B L I C I D A D E
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize sua conta no Google (orkut, gmail) para postar comentários, ou a opção anônimo.